Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Turistas Gigantes

 
Muito antes dos portugueses chegarem ao Brasil e dos povos indígenas habitarem a nossa terra, as baleias-jubarte, verdadeiros gigantes marinhos, já visitavam, anualmente, o litoral brasileiro, mais especificamente a região de Abrolhos, no sul da Bahia, para acasalar e ter seus filhotes. Acontece que desde o século XVII, as jubarte foram muito caçadas e hoje restam cerca de 15% da população original, calculada em 300 mil baleias.
            No Brasil Colonial, as jubarte eram abatidas de forma artesanal. Relatos históricos contam que vários pescadores saíam em pequenas embarcações, munidos de simples arpões e de muita coragem. Quando conseguiam atingir seu alvo eram, muitas vezes, arrastados pela força desses mamíferos gigantes. As baleias eram abatidas por causa de sua banha, que resultava num óleo muito utilizado para a iluminação das casas e das ruas. Além disso, o óleo também era utilizado para dar liga a uma espécie de massa usada na construção das casas. Até hoje você pode  ver casas construídas com argamassa de baleia, em cidades históricas como Caravelas, na Bahia, ou Parati, no litoral do Rio de Janeiro. A carne não era apreciada pelos brasileiros e, por isso, costumava ser descartada.
No início do século XIX os equipamentos de pesca começaram a ser aperfeiçoados até chegar ao século XX com grandes barcos a motor, chamados de navios-fábrica, e arpões explosivos, que possibilitavam a morte de muitas baleias em um só dia. Felizmente, naquela época, a pesca da baleia diminuiu no Brasil porque a descoberta da energia elétrica e a utilização de produtos como o cimento acabaram com a necessidade do óleo da baleia. Outros países, no entanto, consumidores de carne de baleia, continuavam a caçar a todo vapor. Em 1931, somente na estação de caça, 30 mil baleias-azuis foram mortas. Em 1986, a Comissão Baleeira Internacional (CBI) declarou uma moratória (parada obrigatória) de caça de baleias por tempo indeterminado e, em 1987, a pesca de qualquer tipo de baleia foi proibida em território brasileiro. Acontece que, mesmo com as proibições, alguns países como Japão, Noruega e Islândia continuam, até hoje, suas atividades predatórias, sem se importar com o fato de que todos os tipos de baleia se encontram, atualmente, na lista de animais ameaçados de extinção.

Fonte: Revista Zá. Ano IV no. 3

QUESTÕES:

1. a. O texto lido foi publicado em uma revista que costuma abordar assuntos curiosos e interessantes e tem como título  “Turistas Gigantes”. Em sua opinião, por que o texto tem esse título?
b. Se você tivesse que dar outro título para o texto, qual você daria?

2. No Brasil colonial as baleias Jubarte eram abatidas por causa de sua banha. De que formas o óleo resultante da banha das baleias era utilizado naquela época?

3. Releia o trecho retirado do texto:

“Em 1931, somente na estação de caça, 30 mil baleias-azuis foram mortas. Em 1986, a Comissão Baleeira Internacional (CBI) declarou uma moratória (parada obrigatória) de caça de baleias por tempo indeterminado e, em 1987, a pesca de qualquer tipo de baleia foi proibida em território brasileiro.”

Agora responda:

a. O que é CBI?

b. O que é moratória?

4. Apenas as baleia jubarte estão em extinção? Copie a seguir um pequeno trecho do texto que justifique sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!