Teresinha e Gabriela
Gabriela menina. Gabriela levada. Gabriela serelepe. Gabriela serelepe. Gabriela quem inventava as brincadeiras. Todos concordavam. Todos queriam brincar com Gabriela.
Foi aí que mudou para a mesma rua da Gabriela a Teresinha. Teresinha loirinha, arrumadinha, bonitinha, arrumadinha. Teresinha estudiosa, vestida cor-de-rosa. Teresinha que belezinha...
Os amigos vieram contar a Gabriela:
- Teresinha tem um vestidinho com rendinha.
-Teresinha tem uma caixinha de música.
-Teresinha tem cachos no cabelo.
Gabriela já estava enciumada:
-Grande coisa, cachos! Bananeira também tem cachos!
Gabriela não queria nem ver Teresinha:
-Menina enjoada, não sabe correr, não suja o vestido, só vive estudando.
-Mas ela é boazinha _os meninos diziam.
-Boazinha nada! Ela é sonsa.
-Mas Você nunca falou com ela, Gabriela.
-Não interessa. Não falei e não gostei, pronto!
Mas Gabriela já estava impressionada de tanto que falavam da Teresinha. E Gabriela começou a se olhar no espelho e achar o seu cabelo muito sem graça. E começou a se modificar. Na escola, no recreio, Gabriela não pulava corda e nem brincava de esconde-esconde. Ficava sentadinha, quietinha, fazendo tricô. De tarde, Gabriela não ia mais brincar na rua para não sujar o vestido. E, à noite, muito em segredo, Gabriela enchia os cabelos de papelotes para encrespar os cabelos.
E Teresinha? Ela só ouvia falar de Gabriela:
-Gabriela é que sabe pular corda.
-Gabriela usa rabo- de- cavalo para o cabelo não atrapalhar.
-Gabriela só usa calças compridas.
Teresinha respondia com pouco-caso:
-Que menina sem modos!
Mas quando as crianças saíam, Teresinha pedia:
-Mamãe, eu quero umas calças compridas.
E, no fundo do quintal , Teresinha treinava, pulando corda e amarelinha, para ir brincar na rua, como Gabriela.
E na primeira vez que as duas se encontraram, a turma nem queria acreditar.
Gabriela, fazendo papel de moça, de cabelos cacheados, sapatos de pulseirinha, vestido todo bordado, empurrando o carrinho da boneca, comportadíssima.
Teresinha pulando sela, assoviando, ligadíssima.
As duas se olharam, no começo desconfiadíssimas. Depois começaram a rir, porque estavam mesmo muito engraçadas.
Agora elas são grandes amigas. E cada uma aprendeu muito com a outra. Gabriela sabe a lição de História do Brasil, embora ainda seja a campeã de bolinha de gude. E Teresinha, embora ainda uma
boa aluna na escola , já sabe andar de bicicleta, pular amarelinha, e até está aprendendo a fazer suas gracinhas.
( ROCHA,Ruth. In; Marcelo , marmelo, martelo e outras histórias ( fragmentos ) . Rio de janeiro : Salamandra . 1976)
1. Após ler com atenção o texto responda as seguintes questões:
a. Personagem principal do texto:
b. Estabeleça semelhanças e diferenças entre:
Gabriela Teresinha
c. Gabriela e Terezinha resolverem modificar seu jeito de ser?
Justifique.
d. Descreva como foi o encontro das duas meninas, eram as mesmas do início da história?Justifique utilizando trechos do texto:
e. Qual das personagens despertou mais simpatia e por que.
f. No encontro das garotas , elas se olharam, e começaram a rir. Qual o motivo do riso? Explique.
g. Escreva qual foi o desfecho da história.
h. Descreva em que ambientes ocorreu a história.Justifique com palavras do texto.
2. Dê sua opinião:
a. Com qual das duas personagens você mais se parece? Por quê?
b. O que você aprendeu com esta história? Que lição tirou para sua vida? Explique:
3. Releia os dois primeiros parágrafos e identifique os adjetivos que correspondem às frases:
( 1 ) querida ( ) Gabriela era quem inventava as brincadeiras.
( 2 ) feminina ( ) Todos concordavam.
( 3 ) criativa ( ) Todos queriam brincar com Gabriela.
( 4 ) líder ( ) Teresinha vestida cor-de-rosa.
4. Passe para o plural as seguintes frases do texto.
a.Ela tem um vestido de rendinha.
b. Ela era quem inventava a brincadeira.
c. O amigo vinha contar a Gabriela.
d. A menina era loirinha, bonitinha, arrumadinha e estudiosa.
5. Classifique as seguintes palavras retiradas do texto, quanto a sua acentuação:
Papelotes - já – ligadíssimos – espelho- história – até - engraçadas- está- é – bicicleta
Oxítonas:
Paroxítonas:
Proparoxítonas:
Monossílabos tônicos
6. Coloque os acentos de maneira correta:
Tambem agua trico infancia
Ambulancia cerebro experiencia musica
7. Transcreva para o Discurso Indireto:
a) A menina pedia a sua mãe:
-Eu quero uma calça comprida.
b) Transcreva para o Discurso Direto:
a) Os amigos vieram contar a Gabriela que Teresinha tem um vestido de rendinha.
8. .Complete as frases adequadamente, conforme o tempo verbal solicitado:
a) As meninas ( ganhar )_______________medalhas no passado e ( ganhar ) ____________________no futuro.
b) ( Vencer/futuro )______________, na vida, aqueles que não ( ficar/passado) ______________________”chorando o leite derramado”.
c) Os corredores ( vencer/futuro ) _________________a corrida, porque se ( preparar/passado)________________muito.
d) Aquelas que se ( inscrever/ passado ) ___________________na prova, ( receber/ futuro )___________________o comprovante no final.
9. .Escreva um texto com o tema: Férias tempo de....
Atividade enviada por Juciane de Luchi para Professores Solidários.
chato
ResponderExcluirComo ficam essas frases no plural?
ResponderExcluira.Ela tem um vestido de rendinha.
b. Ela era quem inventava a brincadeira.
Ficará assim:
ResponderExcluirElas têm uns vestidos de rendinha.
Elas eram quem inventavam as brincadeiras.
Abraços!!!
As perguntas poderiam ser mais contextyalizadas!
ResponderExcluirE repetir um trecho do texto não faz a criança construir e sim repetir!
Qual é o personagem principal da historia?
ResponderExcluir