Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Teresinha e Gabriela


Teresinha e Gabriela  

               Gabriela menina. Gabriela levada. Gabriela serelepe. Gabriela serelepe. Gabriela quem inventava as brincadeiras. Todos concordavam. Todos queriam brincar com Gabriela.
               Foi aí que mudou para a mesma rua da  Gabriela a Teresinha. Teresinha loirinha, arrumadinha, bonitinha, arrumadinha. Teresinha estudiosa, vestida cor-de-rosa. Teresinha que belezinha...
            Os amigos vieram contar a Gabriela:
            - Teresinha tem um vestidinho com rendinha.
            -Teresinha tem uma caixinha de música.
            -Teresinha tem cachos no cabelo.
            Gabriela já estava enciumada:
            -Grande coisa, cachos! Bananeira também tem cachos!
            Gabriela não queria nem ver Teresinha:
            -Menina enjoada, não sabe correr, não suja o vestido, só vive estudando.
            -Mas ela é boazinha _os meninos diziam.
            -Boazinha nada! Ela é sonsa.
            -Mas Você nunca falou com ela, Gabriela.
            -Não interessa. Não falei e não gostei, pronto!
            Mas Gabriela já estava impressionada de tanto que falavam da Teresinha. E Gabriela começou a se olhar no espelho e achar o seu cabelo muito sem graça. E começou a se modificar. Na escola, no recreio, Gabriela não pulava corda e nem brincava de esconde-esconde. Ficava sentadinha, quietinha, fazendo tricô. De tarde, Gabriela não ia mais brincar na rua para não sujar o vestido. E, à noite, muito em segredo, Gabriela enchia os cabelos de papelotes para encrespar os cabelos.
            E Teresinha? Ela só ouvia falar de Gabriela:
            -Gabriela é que sabe pular corda.
            -Gabriela usa rabo- de- cavalo para o cabelo não atrapalhar.
            -Gabriela só usa calças compridas.
            Teresinha respondia com pouco-caso:
            -Que menina sem modos!
            Mas quando as crianças saíam, Teresinha pedia:
            -Mamãe, eu quero umas calças compridas.
            E, no fundo do quintal , Teresinha treinava, pulando corda e amarelinha, para ir brincar na rua, como Gabriela.
            E na primeira vez que as duas se encontraram, a turma nem queria acreditar.
            Gabriela, fazendo papel de moça, de cabelos cacheados, sapatos de pulseirinha, vestido todo bordado, empurrando o carrinho da boneca, comportadíssima.
            Teresinha pulando sela, assoviando, ligadíssima.
            As duas se olharam, no começo desconfiadíssimas. Depois começaram a rir, porque estavam mesmo muito engraçadas.
            Agora elas são grandes amigas. E cada uma aprendeu muito com a outra. Gabriela sabe a lição de História do Brasil, embora ainda seja a campeã de bolinha de gude. E Teresinha, embora ainda uma
boa aluna na escola , já sabe andar de bicicleta, pular amarelinha, e até está aprendendo a fazer suas gracinhas.   
 ( ROCHA,Ruth. In; Marcelo , marmelo, martelo e outras histórias ( fragmentos ) . Rio de janeiro : Salamandra . 1976)

1. Após ler com atenção o texto responda as seguintes questões:

a.    Personagem principal do texto:

b. Estabeleça semelhanças e diferenças entre:
Gabriela                                                                Teresinha
c.  Gabriela e Terezinha resolverem modificar seu jeito de ser?
Justifique.

d. Descreva como foi o encontro das duas meninas, eram as mesmas do início da história?Justifique utilizando trechos do texto:
e. Qual das personagens despertou mais simpatia e por que.
f.  No encontro das garotas , elas se olharam, e começaram a rir. Qual o motivo do riso? Explique.
g. Escreva qual foi o desfecho da história.
h. Descreva em que ambientes ocorreu a história.Justifique com palavras do texto.

2. Dê sua opinião:
a. Com qual das duas personagens você mais se parece? Por quê?
b. O que você aprendeu com esta história? Que lição tirou para sua vida? Explique:
3. Releia os dois primeiros parágrafos e identifique os adjetivos que correspondem às frases:

(  1   ) querida                    (   ) Gabriela era quem inventava as brincadeiras.
( 2    ) feminina                           (   ) Todos concordavam.
(  3   )  criativa                            (   ) Todos queriam brincar com  Gabriela.
( 4    )  líder                                (   ) Teresinha vestida cor-de-rosa.

4. Passe para o plural as seguintes frases do texto.

a.Ela tem um vestido de rendinha.
b. Ela era quem inventava a brincadeira.
c. O amigo vinha contar a Gabriela.
d. A menina era loirinha, bonitinha, arrumadinha e estudiosa.

5. Classifique as seguintes palavras retiradas do texto, quanto a sua acentuação:
    Papelotes - já – ligadíssimos – espelho- história – até - engraçadas- está- é – bicicleta

Oxítonas:
 Paroxítonas:
Proparoxítonas:
Monossílabos tônicos

6. Coloque os acentos de maneira correta:

Tambem                                   agua                            trico                           infancia           

Ambulancia                            cerebro                         experiencia                musica

7. Transcreva para o Discurso Indireto:

a) A menina pedia a sua mãe:
    -Eu quero uma calça comprida.
b) Transcreva para o Discurso Direto:

a) Os amigos vieram contar a Gabriela que Teresinha tem um vestido de rendinha.

8. .Complete as frases adequadamente, conforme o tempo verbal solicitado:

a)    As meninas ( ganhar )_______________medalhas no passado e ( ganhar ) ____________________no futuro.
b)    ( Vencer/futuro )______________, na vida, aqueles que não ( ficar/passado) ______________________”chorando o leite derramado”.
c)    Os corredores ( vencer/futuro ) _________________a corrida, porque se ( preparar/passado)________________muito.
d)    Aquelas que se ( inscrever/ passado ) ___________________na prova, ( receber/ futuro )___________________o comprovante no final.

9. .Escreva um texto com o tema: Férias tempo de....

Atividade enviada por Juciane de Luchi para Professores Solidários.

4 comentários:

  1. Como ficam essas frases no plural?
    a.Ela tem um vestido de rendinha.
    b. Ela era quem inventava a brincadeira.

    ResponderExcluir
  2. Ficará assim:
    Elas têm uns vestidos de rendinha.
    Elas eram quem inventavam as brincadeiras.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. As perguntas poderiam ser mais contextyalizadas!
    E repetir um trecho do texto não faz a criança construir e sim repetir!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!