Dona Celeste morava na Tijuca quando, certo dia, um menino da vizinhança a viu muito triste à janela e perguntou:
_Que é que tu tens?
_Hoje as coisas estão pretas. Não tenho cozinheira, nem arrumadeira. Dá vontade de sumir.
O menino olha a senhora com pena e diz:
_Não faz mal, dona Celeste. A gente faz. A gente ajuda.
E sumiu.
Daí a pouco aparece com uma turma de meninos da vizinhança e distribui as tarefas: um vai lavar a cozinha, outro vai cuidar dos pratos, o terceiro se encarrega de descascar cenouras e para si o menino reservou a tarefa de lavar a varanda.
Só que, para lavar a varanda, ele ia molhar o pano no tanque do quintal e cruzava a sala encerada, deixando-a inundada.
Para não magoar a meninada, dona Celeste foi engolindo tudo.
Quando a colaboração terminou, estava ela com o seguinte resultado: cinco pratos quebrados, duas xícaras estilhaçadas, oito copos rachados, a sala inundada, duas estatuetas raras partidas e o cuco do relógio estrangulado, pois o menino quisera arrematar o serviço dando corda.
O pirralho, ao fim de tudo, convidou:
_A senhora quer ver a varanda como ficou?
De fato estava um brinco, se não se reparasse, inadvertidamente, nas jarras de plantas derrubadas e no lixo escondido por detrás das portas.
_Agora a senhora está contente?
Tinha que estar. Dona Celeste adora crianças e não ia dar esse desgosto ao Claudinho.
E, ao sair, o menino tem um rasgo final de generosidade:
_Amanhã a gente vem limpar o resto.
Pedro Bloch, Criança diz cada uma
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1- Que personagens fazem parte do texto Limpeza Geral?
Claudinho comandou a limpeza. Que tarefas ele distribuiu aos colegas?
Claudinho comandou a limpeza. Que tarefas ele distribuiu aos colegas?
3- A limpeza foi bem feita? Explique.
4- Dona Celeste ficou zangada com os meninos? Por quê
5- O que Claudino disse à Dona Celeste ao ir embora? Você acha que ela ficou contente?
Gramática
1- Circule os encontros vocálicos das palavras abaixo.
Cadeira rua
Cachoeira Paraguai
Jornaleiro madeira
Rainha mamadeira
Joelho saguão
Agora separe as sílabas das palavras do exercício anterior e classifique os encontros vocálicos (ditongo, tritongo ou hiato).
3- Assinale a alternativa correta:
a) Um cardume de peixes apareceu no Rio Confusão.
A palavra cardume é:
( ) substantivo comum ( ) substantivo coletivo ( ) substantivo composto
b) Rio Confusão é um nome:
( ) comum ( ) coletivo ( ) composto ( ) simples ( ) próprio
c) A palavra apareceu é:
( ) verbo ( ) adjetivo ( ) substantivo
4- Use os verbos entre parênteses no passado ou no futuro.
a- Ontem, eles _________________na festa. (dançar)
b- Quando terminar a aula, os alunos _________________ o Hino Nacional. (cantar)
c- Na semana passada, as professoras ____________ como será a exposição de artes. (comentar)
d- Amanhã, os meninos ______________ futebol. (jogar)
5- Classifique as palavras quanto à posição da sílaba tônica.
Maracujá __________________
Centímetros _______________
Câmera _________________
Possível _________________
Café ___________________
6- Sublinhe os substantivos das frases.
a- Os cabelos soltos caíam-lhe sobre a testa.
b- O menino vivia numa casa humilde.
c- Hoje faremos uma prova na escola.
7- Passe as frases abaixo para o plural.
a- O enfermeiro cuidou do paciente com amor.
b- O ator foi ao teatro e depois entrou no restaurante.
c- O rapaz ajudou o cozinheiro a carregar as panelas.
8- Dê dois adjetivos para cada palavra abaixo:
Garoto _______________________
Cozinha ____________________
9- Passe as frases para a terceira pessoa do singular.
a) Eu não consegui assistir ao filme.
b) Nós escrevemos várias cartas para o diretor.
10- Cada linha contém apenas um verbo. Faça um círculo ao redor dele.
a) construção - construir - construtor
b) trovão - trovejar - trovoada
c) pescador - pescaria - pescar
d) risonho - risada - rir
e) salvar - salvação – salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!