Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 6 de novembro de 2010

O Menino Maluquinho

1. A expressão repetida nos dois primeiros quadrinhos é muito comum entre
a. adultos.
b. crianças.
c. idosos.
d. jovens.

2. A graça da história está em os personagens
a. conversarem na aula.
b. serem duas crianças.
c. terem brinquedos caros.
d. tornarem-se amigos.

A HISTÓRIA DA DENGUE NO BRASIL E NO MUNDO

Desde o final do século 18, já eram registradas epidemias com descrição semelhante à da dengue na América do Norte e na Ásia. No entanto, o nome, que quer dizer, “câimbra súbita causada por espíritos maus”, só foi utilizado pela primeira vez em 1827 durante um surto da doença no Caribe.
Acredita-se que o mosquito Aedes aegypti, que também é vetor do vírus da febre amarela urbana, tenha chegado ao Brasil no período colonial.Os primeiros casos remontam a 1846. Devido às fortes dores musculares e nas articulações, por aqui a
doença recebeu o nome popular de “febre quebra-ossos”.
Durante muito tempo, o combate aos focos do mosquito no Brasil esteve relacionado à luta contra a febre amarela que, diferentemente da dengue, possui vacina eficaz. Hoje, enquanto esta se restringe a alguns Estados, em áreas de mata, a dengue se faz presente em quase todo o território nacional, sendo que aproximadamente 50% dos casos notificados localizam-se na região Sudeste.
No mundo, a doença acomete mais de cem países em todos os continentes, exceto a Europa.

1. As seguintes indicações presentes no texto, “18, 1827, 1846”, apresentam
a. as épocas em que a dengue apareceu.
b. o número de pessoas com dengue.
c. a quantidade de vezes em que a dengue surgiu.
d. os lugares em que a dengue surgiu.

2. A palavra destacada no trecho “o mosquito Aedes aegypti, que também é vetor do vírus da febre amarela urbana” pode ser substituída pela palavra
a. assassino.
b. inferior.
c. superior.
d. transmissor



3 comentários:

  1. oi meu nome é bia eu adoro o menino maluquinhooooo te adoro eu tenho 11 anos meu nome é beatriz nunes trindade e sou fã do menino maluquinho bjsss te adoro menino meluquinho...

    ResponderExcluir
  2. oi meu nome é bia eu adoro o menino maluquinhooooo te adoro eu tenho 11 anos meu nome é beatriz nunes trindade e sou fã do menino maluquinho bjsss te adoro menino meluquinho...

    ResponderExcluir
  3. oi meu nome é bia eu adoro o menino maluquinhooooo te adoro eu tenho 11 anos meu nome é beatriz nunes trindade e sou fã do menino maluquinho bjsss te adoro menino meluquinho...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!