Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 6 de novembro de 2010

BOLHAS DE SABÃO



A beleza, os formatos e as cores das bolhas de sabão encantam muita gente. Uma característica super-bonita, que encanta todo mundo, são as cores que se distribuem na película de sabão. Se você fizer bolhas perto da luz, verá um verdadeiro arco-íris!
O primeiro passo é conseguir pedaços de arame, se possível, encapados. Depois, prepare uma solução de água e sabão. E muita, muita criatividade. Deixe a imaginação correr, crie bolhas maiores, menores, das
mais variadas formas…
Fonte: BOLHAS de sabão. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 12, n. 88, p. 9-10, jan.-fev. 1999.

1-      No texto percebemos que o autor se refere diretamente ao leitor em

a. “Se você fizer bolhas perto da luz, verá um verdadeiro arco-íris!”.
b. “Uma característica superbonita, que encanta todo mundo”.
c. “as cores das bolhas de sabão encantam muita gente”.
d. “O primeiro passo é conseguir pedaços de arame”.
_____________________________________________________________________

2-  No trecho “Uma característica super bonita, que encanta todo mundo, são as cores que se distribuem na película de sabão”, o termo destacado se refere a
a. bolhas.
b. cores.
c. formas.
d. maiores.
_____________________________________________________________________

3- O sentido do enunciado não se altera se, em “Mas cada vez mais gases na atmosfera.”, substituirmos o termo destacado por
a. existe.
b. existem.
c. existiu.
d. existiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!