Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O diário de Anne Frank



O diário de Anne Frank
Quem escreve um diário, procura anotar seus pensamentos íntimos e reflexões. Anne Frank tenta descrever, o máximo possível, a vida cotidiana da casa de trás e as notícias que chegam de fora. Às vezes acontecem casos emocionantes para relatar, como bombardeios e tentativas de assaltos no meio da noite. Durante a narrativa, Anne consegue comentar de forma acertada as transformações de cada um dos que estão escondidos com ela, com sinceridade e um tanto irreverente em várias ocasiões. Anne Frank descreve as coisas com seu espírito crítico; não somente as alheias, mas também as próprias.
Como não tem nenhuma amiga para compartilhar suas intimidades, escreve longas cartas a uma amiga imaginária chamada Kitty. As cartas escritas a Kitty se multiplicam com rapidez. Durante sua permanência no esconderijo, o diário torna-se muito importante para ela. Serve como um desabafo. Em 16 de março de 1944, Ana anota: “O melhor de tudo é o que penso e sinto, pelo menos posso descrever; senão, me asfixiaria completamente”.
Assim, Anne Frank inicia o seu famoso diário, que ela escreveu em seu esconderijo, que ficava na casa de trás (1942 a 1944).
“... Daí, este diário. A fim de destacar na minha imaginação a figura da amiga por quem esperei tanto tempo, não vou anotar aqui uma série de fatos banais, como faz a maioria. Quero que este diário seja minha amiga e vou chamar esta amiga de Kitty. Mas se eu começasse a escrever a Kitty, assim sem mais nem menos, ninguém entenderia nada. Por isso, mesmo contra minha vontade, vou começar fazendo um breve resumo do que foi minha vida até agora."
Sábado, 20 de junho de 1942 O diário de Anne Frank


Leia o texto atentamente e responda às questões a seguir:
1. Podemos dizer que este texto é:
(A) uma narrativa  (B) um texto científico   (C) um texto poético     (D) um texto informativo

2. “Anne Frank descreve as coisas com seu espírito crítico; não somente as alheias, mas também as próprias.”, as palavras destacadas  significam respectivamente:
(A)de si mesma e das coisas que ela possuía.
(B)das coisas que ela possuía e das outras pessoas.
(C)de outras pessoas e de si mesma
(D)de si mesma  e da sua imaginação.

3. Anne escreve o diário :
(A)  Porque  suas amigas não compartilhavam suas intimidades com ela
(B)  Porque às vezes acontecem casos emocionantes para relatar
(C) Porque mesmo contra a sua vontade faz um breve resumo da sua vida
(D) Porque está só e não tem com quem compartilhar suas intimidades

4- Ela escreve uma narrativa em forma de:
(A) poesias                        (B)cartas                        (C) contos                    (D) bilhetes

5- Em 16 de março de 1944, Ana anota: “O melhor de tudo é o que penso e sinto, pelo menos posso descrever; senão, me asfixiaria completamente”. Podemos deduzir que:
(A) através da escrita podemos expressar nossas emoções  e sentimentos
(B) a escrita não serve para expressar emoções e sentimentos.
(C) somente através da leitura podemos expressar nossas emoções e sentimentos
(D) existem várias maneiras de expressar nossas emoções e sentimentos.



21 comentários:

  1. HELENA:
    Parabéns pelo blog!
    Amo vir aqui e olhar suas atividades!
    Obrigada por compartilhar tantas riquezas!
    abç fraterno

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das atividades muito bem elaboradas.
    bj Kelli.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Qual a resposta da questão 1? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Qual a resposta da questão 1? Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá Helena,
    Você trabalhou o livro com alunos do 4º e 5º anos? Se sim, como foi a sua experiência? Estou pensando em trabalhar este ano.

    ResponderExcluir
  6. Érika, não trabalhei com este livro. Só postei a atividade que recebi. Creio que ainda não é o momento para alunos de 4º e 5º ano lerem este livro. Alguns alunos tem condições de fazê-lo, porém não são a maioria. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Achei difícil a primeira questão, já que o texto acima é uma resenha, sendo assim, um texto informativo. A maioria dos alunos definiria o texto como narrativo de forma equivocada. O livro de Anne Frank é uma narrativa, mas não o texto acima analisado.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Quais são as resposta? Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Quais são as resposta, preciso delas urgentes. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. OI. POR FAVOR ME ENVIE AS RESPOSTAS. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  11. OI. POR FAVOR ME ENVIE AS RESPOSTAS. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  12. QUAIS SÃO AS RESPOSTAS? PODERIA ME ENVIAR?

    ResponderExcluir
  13. Excelentes atividades. Parabéns! Utilizo muitas delas.

    ResponderExcluir
  14. Quais respostas poderia me enviar?

    ResponderExcluir
  15. Procurei e encontrei aqui uma atividade interessante sobre Anne Frank....... Parabéns!
    Pelas atividades boas neste blog

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!