Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Modo Imperativo

Complete com os verbos no modo imperativo:

Bolo de chocolate crocante
Rendimento: 20 porções

Ingredientes da massa
  6 ovos
  2 xícaras (chá) de açúcar
  1 colheres (sopa) de óleo de soja
  3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  1 colher (sopa) de amido de milho
  1 xícaras (chá) de água quente
  2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
  1 colher (café) de sal

Ingredientes do creme
  4 xícaras (chá) de leite
  1 lata de leite condensado
  3 unidade(s) de gema de ovo
  5 colheres (sobremesa) de chocolate em pó
  4 colheres (sopa) de amido de milho
  1 colher (sopa) de manteiga
 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
  1 lata de creme de leite gelado(s)

Ingredientes do recheio
  2 xícaras (chá) de açúcar
  2 colheres (sopa) de manteiga
  2 xícaras (chá) de nozes triturada(s)
  2 colheres (sopa) de leite em pó

Ingredientes da calda
  1/2 xícara (chá) de açúcar
  1 xícara (chá) de água
  1 unidade de canela em pau
  3 unidades de cravo-da-índia
  3 colheres(sopa) de rum

 
Modo de preparo

Massa
_____________ (bater) os ovos inteiros com o açúcar por 10 minutos. ___________ (diminuir) a velocidade da batedeira e _____________ (juntar) a água misturada ao óleo. ______________ (desligar) e _____________ (misturar) delicadamente a farinha peneirada juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó. ________________ (colocar) a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. _____________ (levar) ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para assar.

Creme
_______________ (bater) no liquidificador o leite, o leite condensado, as gemas, o chocolate em pó e o amido de milho. ____________ (levar) ao fogo juntamente com a manteiga. ______________ (mexer) até engrossar. _______________ (retirar) do fogo. ______________ (juntar) a baunilha e o creme de leite. ____________ (colocar) um pedaço de filme plástico sobre a superfície do creme para não criar película enquanto esfria.

Recheio
_______________ (levar) ao fogo o açúcar com a manteiga. ____________ (deixar) caramelizar. ___________ (juntar) a castanha de caju ou as nozes, e _______________ (despejar) sobre mármore untado. ____________ (deixar) esfriar e ____________ (quebrar) em pedaços. ________________ (colocar) em um saco plástico com o leite em pó e ______________ (bater) com um martelo de carne para triturar. ______________ (reservar).

Calda
Numa panela, _______________ (misturar) todos os ingrediente, exceto o rum, e __________ (levar) para ferver em fogo baixo, por 4 minutos. _____________ (retirar) do fogo e ______________ (juntar) o rum. _____________ (reservar).

Montagem do bolo

___________ (cortar) a massa do bolo ao meio, e __________ (regar) com a calda. ___________ (espalhar) uma camada farta de creme e metade do crocante. ____________ (colocar) a outra massa do bolo com a parte do corte virada para cima. ____________ (regar) com a calda, ______________ (espalhar) o creme por todo o bolo e _____________ (salpicar) o restante do crocante por cima. __________ (levar) à geladeira. __________ (servir) bem gelado. Dica: de preferência, ____________ (preparar) esse bolo de vé
spera, pois fica mais gostoso.




 


11 comentários:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!