Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DIÁRIO DE BILOCA

15 de fevereiro

            Ganhei este diário hoje.
            Mentirinha. Eu ganhei no ano passado, no dia da troca do presente de amigo secreto. Fiquei superfeliz de ter sido amiga da Dri.  Além do diário ganhei uma pulseira lindérrima. Adorei o diário... mas só estou começando a escrever hoje porque vieram as férias... o início das aulas... Na verdade, não tinha começado ainda por pura preguiça – gostar de escrever eu até gosto. E prometo, de pés juntos e dedos cruzados, que a partir de hoje não falho um dia sequer... Só se...
            Espero realmente que aconteçam boas coisas para contar. Se for como ano passado, cruz credo. Nem gosto de lembrar, mas como não consigo controlar a portinha da lembrança, acabo pensando tudo outra vez. A pior de todas foi mesmo a recuperação que ganhei em Português. Por pouco, muito pouco, não termino o ano com uma preciosa bomba que certamente iria explodir na minha casa. Ufa, ainda bem que passou, e o que passou, passou. Como diz minha vó: “águas passadas não movem moinhos”. Se movem ou não movem não quero saber, este ano não vou marcar bobeira. Recuperação nunquinha, nunquinha. Vou tirar tudo de letra. Bem... chega de falar de coisa chata. Acho que para começar um diário é preciso coisas alegres, senão dá azar.

Edson Gabriel Garcia. Diário de Biloca. São Paulo, 1989. p 1. Série Tirando de letra

ENTENDENDO O TEXTO

1.     O que você descobriu sobre Biloca ao ler esse trecho do diário?
2.     Esse diário é de verdade? Como você descobriu? 
3.     Por que você acha que as pessoas escrevem em um diário?
4.     Qual é a importância de se colocar a data quando se  escreve em um diário?
5.     Copie o trecho que mostra a razão de a personagem ter demorado para começar o diário.
6. Localize no texto “Diário de Biloca” as expressões que retratam a língua oral, ou seja, o modo mais parecido com a fala. Anote-as abaixo.

4 comentários:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!