Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Daniela


Daniela tem pouco mais de quatro anos de idade e pergunta muito — pergunta sempre. E às vezes também responde.
Vou tentar reproduzir perguntas, considerações e respostas de Daniela.
— Pensar? Disse ela para a madrinha que é estudante universitária. O que é pensar? Por que se pensa?Mas por que não se pensa? Pausa.
— Por que é preciso que se pense? Porque o Moacir Franco canta na música assim: "não, não posso parar, se eu paro eu penso, se eu penso eu choro...".
A madrinha levou Daniela até a Faculdade onde estudava, mostrou-lhe a estátua de "O Pensador" e disse-lhe":
— Daniela, aquele ali é o "O Pensador".
A menina olhou atentamente e nada falou. Bem mais tarde disse:
— Pensador... pensa-a-dor?  Então por que dizemos pensa-a-dor?  Gozado tudo isso!
Passado algum tempo a madrinha resolveu fazer perguntas na esperança de receber respostas:
— Daniela, o que é pensar?
— Pensar é que nem aquele homem do teu colégio.
A madrinha insistiu:
—O que é pensar?
— Bem, então pensar é fechar os olhos.
Pela última vez a madrinha insistiu:
— Daniela, o que é pensar?
— Bem, disse muito categoricamente, pensar é colocar um monte de coisas na cabeça, fazer mistério e depois dar a surpresa.
                                                                                                                            Clarice Lispector

Atividades

1. Porque Daniela perguntou para sua madrinha o que era pensar?
a) porque não tinha ninguém por perto
b) porque ela era universitária e como estudava deveria saber
c) porque ela sabia de tudo
d) nenhuma das anteriores

2. Quando Daniela diz: “_ Pensador... pensa-a-dor?  Então por que dizemos pensa-a-dor?” o que está sugerindo?
a) nada
b) está só repetindo a palavra
c) está sugerindo que o ato de pensar dá dor de pensar porque o pensador está com a mão na cabeça e de olhos fechados
d) uma criança de quatro anos não sugere nada

3. Para Daniela o que é pensar?
a) é ter dor de cabeça
b) colocar a mão no queixo
c) pensar é colocar um monte de coisas na cabeça, fazer mistério e depois dar a surpresa.
d) nenhuma das anteriores

4. Esta história sugere:
a)    que todos pensamos, mesmo sendo criança
b)    que só os universitários sabem o que é pensar
c)    que pensar é só fechar os olhos
d)    nenhuma das anteriores

5. Esta história trata especialmente da:
a) esperteza e amizade
b) ingratidão e desconfiança
c) violência e paz
d) nenhuma das anteriores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!