Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A Centopeia que pensava

           
            A  Centopéia estava muito feliz com ela mesma. Gostava de suas perninhas. Afinal, aquelas pernas todas nunca faltariam e não sabia de ninguém no mundo com tanta perna junta. Além disso, tinha descoberto que não  era só pernas. Agora era muita cabeça.
            Podia pensar, sabia que podia. Só que não tinha prática e resolveu treinar. “Vou pensar”, disse ela, e começou. “Que coisa curiosa: a gente pode ter idéias, inventar histórias,
fazer as coisas acontecerem dentro de nossa cabeça antes que aconteçam fora.   A gente pode descobrir o segredo da vida, dos planetas, com um grande microscópio ou luneta. A gente pode fazer muito bem ou muito mal para os outros e pode até mudar o mundo. Tudo isso, apenas com o pensamento.”
            É preciso pensar. Será que a gente só pensa quando está na escola? Junto com a professora? Ou a gente pensa e aprende a todo instante, em todo lugar? Pensando, pensando, a centopéia decidiu ter uma idéia nova por dia e, aí, descobriu que pensar não é tão fácil, pensar dá trabalho, custa esforço, é preciso vontade firme. E foi em frente.
            “Vou experimentar durante uma semana.”
            Na segunda-feira resolveu pensar grande. Olhou para o céu e se perguntou o que eram aqueles pontinhos luminosos brilhando lá em cima. “Serão olhinhos a nos olhar? É uma festa lá longe, onde eu não posso ir? “ Resolveu conversar com Dona Girafa, que tinha o pescoço grande e devia ver mais perto aqueles pontinhos de luz.
            - Dona Girafa, me diga, o que é aquilo tão bonito lá em cima?
            - São estrelas, Dona Centopéia!
            - É o que é estrela?
            - Estrela são bolas de fogo imensas que giram lá no espaço há bilhões de anos-luz ou mais. Algumas estão tão longe que acabam, mas continuamos a ver sua luz  que ainda não acabou de chegar aqui.
            - Meu Deus! E eu que não sabia disso! Eu que achava minhas cem perninhas uma coisa espetacular! Que fantástico é viver nesse mundo ao lado de tantas estrelas! Mas por que o fogo delas não nos queima?
            - É que estão  muito longe, e aqui só chega esse pontinho de luz.
            Dona Centopéia gostou da experiência de pensar e descobriu que se aprende com os outros quando não se sabe pensar sozinha. Perguntar também é aprender. Ficou intrigada com o fato de que a gente já nasce sabendo umas coisas, e outras têm de aprender. A abelhinha, por exemplo, já nasce sabendo voar e fazer mel, mas não sabe o que é uma estrela.
            (...)
            “Pensar é um grande e belo mistério!”
                                                                                  Herbert de Souza ( Betinho)

                                            Interpretação de texto

Depois de ler o texto duas vezes responda as questões  abaixo com atenção e capricho. Qualquer dúvida volte ao texto quantas vezes achar necessário.

01) Complete a ficha abaixo com os dados do texto que você acabou de ler. (1,0)
a- Título do texto:__________________________
b- Autor:_________________________________
c- Personagens:_________________________
d- Número de parágrafos:__________________________

02) Responda:

a- A centopéia sabia que tinha muitas pernas. O que ela descobriu que tinha, além das pernas? (0,25)

b- A centopéia foi marcando o que pensava durante uma semana. Escreva o  que ela decidiu pensar na segunda-feira? (0,25)

c-  Finalmente, a centopéia concluiu que “Pensar é um grande e belo mistério!”. Você concorda com ela? Justifique sua resposta: (0,25)

d- Este é um texto de ficção, quer dizer, inventado por um autor. Na realidade,somente os seres humanos pensam. Em  que você costuma pensar quando vai iniciar um ano novo na escola? (0,25)

03) Marque  a alternativa que melhor representa a intenção do autor ao escrever o texto: (1,0)

(  ) As pessoas deveriam aprender a pensar sobre as coisas da vida e do mundo para poderem viver melhor.
(  ) As pessoas só aprendem a pensar na escola.
(  ) Os animais também aprendem a pensar.

04) Ordene as frases na ordem em que elas aparecem no texto: (1,0)

(   ) Dona Centopéia gostou da experiência de pensar.
(   ) A Centopéia estava muito feliz com ela mesma.
(   ) Pensar é um grande e belo mistério.
(  ) Resolveu pensar grande. Olhou para o céu e se perguntou o que eram aqueles pontinhos luminosos brilhantes lá em cima.

05) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna. (1,0)                                                  
      
            1- substantivos comuns        (    ) feliz – pequena      
            2-  Adjetivos                            (    ) estrela – professora

06) Reescreva as frases passando as palavras grifadas para o sentido oposto (antônimo). (1,0)

a- A estrela era grande e clara.
_____________________

b- A Centopéia abriu a porta e acendeu a luz.
________________________

07) Marque a opção onde todas as palavras estejam escritas corretamente: (1,0)

a-    (  ) cabesa – segredo – sentopéia
b-    (  ) lus- felis- professora
c-    (  ) espaço – escravo – exercício
d-    (  ) maxado – escola – esdrelas

08) Coloque as palavras do quadro  em ordem alfabética: (1,0)

GIRAFA – CENTOPÉIA – PERNAS – INVENTAR – FOGO - CEM

1ª-___________________                2ª-__________________
3ª-___________________                4ª-_________________
5ª-___________________                6ª-________________

09) Pontue corretamente o texto abaixo: (1,0)
          
O leão convocou todos os bichos e deu a seguinte ordem
                De hoje em diante ordeno que todos vivam em paz Ninguém pode destruir as plantas   animais  e rios  da  floresta

10- Coloque os artigos definidos mais adequados: (1,0)

a-    ______________ menina mora naquele apartamento.
b-    ______________ estudantes não fizeram a prova.
c-   
Agora utilize os artigos indefinidos:

d-    Peguei _______________ flores no jardim.
e-     ____________ gatinhos apareceram no quintal hoje.



2 comentários:

  1. Não entendi a questão 05 onde pede para o aluno identificar o substantivo próprio, nenhum dos ítens correspondem a substantivo próprios, mesmo aqueles escritos com letras maiúscula (Centopéia e Girafa). Na questão 06, ítem b, foi grifada a palavra luz que não tem antônimo. Essa é uma atividade ou é uma pegadinha?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!