Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


Chega de caçar baleias!

A caça comercial de baleias dizimou as populações de baleias em todo o mundo. A caça ainda  existe, apesar destes animais estarem protegidos por dois acordos internacionais. O Japão e a Noruega continuam caçando-as em pequena escala e pressionando pela liberação da caça e do comércio dos produtos. O Japão
caça cerca de 440 baleias minke todos os anos nas águas do Santuário de Baleias Antártico, desobedecendo acordos internacionais sob a alegação de que está realizando 'caça científica'.

Mais de 2 milhões de baleias foram mortas neste século pela caça comercial. Em 1985, a Comissão Baleeira Internacional proibiu a caça comercial de baleias, mas nações como o Japão e Noruega continuam cometendo este crime.

O Greenpeace defende a continuidade da proibição da caça e do comércio de produtos derivados de baleias e, para isto, pressiona pela criação do Santuário Global para todas as espécies de baleias do Planeta. Esta grande área de proteção pode ser conseguida através da criação de santuários regionais, como o Santuário de Baleias no Atlântico Sul, uma proposta do governo brasileiro, que já tem o apoio de países como a Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos.

                                                                          Copyright © 1998 - 2007 Greenpeace Brasil.


Interpretando:

1)    Que ONG publicou este texto na internet?
2)    Existe algum tipo de acordo internacional que proteja as baleias?
3)    Você acha isso importante?
4)    Você já viu uma baleia? Escreva o que sabe ou o que viu.
5)    Você sabe o que significa Internacional? Escreva se sabe.
6)    Por volta de quantas baleias foram mortas no século XX?
7)    Quais os países que teimam em não acatar decisões sobre a preservação das baleias?
8)    Qual o país continua caçando baleias sob a alegação de “caça científica”?
9)    O que você entende por “caça científica”?
10)  Retire do texto seis substantivos próprios.
11)  Reescreva o último parágrafo na primeira pessoa do singular.

Profª Márcia Alexandra

3 comentários:

  1. Querida Helena, depois de muito tempo sem olhar seu blog, estou aqui agora encantada! Em 2011 eu o olhava diariamente pois estava trabalhando com uma turma de quinto ano que faria a Prova Brasil. Seu blog foi um intrumento valiosíssimo pra mim. Tivemos um resultado muito positivo. Minha turma superou a meta do Ideb, que para minha escola era de 4,3 e alcançamos 7,0... ficamos entre as melhores escolas públicas de Goiás que oferece quinto ano. Foi uma satisfação indescritível, impagável! E devo muito à você pois seu blog foi meu companheiro durante todo o ano. Trabalhei muitas e muitas atividades sugeridas nele e valeu a pena. Meu muito obrigado e que Deus continue te abençoando imensamente.

    Renata.

    ResponderExcluir
  2. Querida Renata
    Puxa!!!! Que coisa boa de ler!!! Fiquei muito feliz com seu comentário. Parabéns pelo trabalho de sua escola. Isto é muito gratificante. Venha visitar o blog sempre que precisar. Abraços!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!