Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Amigos inseparáveis



Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora para passar as férias na praia. Montavam-se barracas, as crianças brincavam na areia e muita gente tomava banho.
Um dia, estava o Manuel a construir um castelo e eu a cavar um buraco, quando ouvimos uma voz de menina:
– Que lindo cão!
          Ajoelhou-se a fazer-me festas no pêlo e perguntou:
 – Como se chama o cão?
– Faísca. – respondeu o Manuel.
– Que nome engraçado! – exclamou ela.
          Realmente, nessa altura, o meu nome ainda soava bem, porque eu era novo e forte e corria ligeirinho.
– Chamo-me Luísa. – disse a menina.
Parecia estar encantada comigo. Afagava-me o pêlo, encostava a cabeça à minha e metia-me pedaços de bolo na boca. Foi a primeira vez que provei bolo e confesso que o achei logo uma maravilha. O que me entristecia era que a Luísa não desse um bocadinho ao Manuel. Eu bem lhe queria fazer ver isso. Mas ela não percebia os meus modos e sinais. Andei à volta do Manuel a ladrar e a ladrar! Ele compreendeu logo o que eu queria dizer, por isso acalmou-me:
– Deixa pra lá, Faísca...
                                                                                                                                       Ilse Rosa (adapt.)

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. Quais são as personagens deste texto?____________________________________
2. Quem é o narrador desta história?_____________________________________________
3. “Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora...” Qual o motivo que atraía as pessoas de fora?

4.  Como se chama a personagem que fez festas ao Faísca? _____________________________
5. Qual o produto alimentar que o Faísca provou pela primeira vez?__________________________
6.  O que entristecia o Faísca?_________________________________________________________­­­­­­­­
7.  “Deixa lá, Faísca...”
Quem pronunciou esta frase?________________________________________
O que queria dizer essa personagem com a frase?__________________________
8. O que sentia a Luísa pelo Faísca?________________________________________

9.  Enumera, de 1 a 6, pela ordem do texto, as frases que se seguem:
(    ) Deixa pra lá, Faísca...                                        
(    ) Que nome engraçado!
(    ) Chamo-me Luísa.                                              
(    ) Parecia estar encantada comigo.
(    ) Como se chama o cão? 
(    ) Que lindo cão!               

10. Complete as frases com o plural das palavras entre parênteses:
Marcelo atendia os _______________________. ( freguês)
Os _________________________ são ferozes. (leão)
A música foi cantada pelos___________________________. (cantor)

11. Reescreva as frases, usando os substantivos destacados no grau diminutivo:
a) Márcia mora em uma cidade do Brasil.
 ________________________________

b) André viu o leão no zoológico.
______________________________________

c) Marta tem dois irmãos e um amigo.
_____________________________________

Neiva Teixeira

3 comentários:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!