Eu li, não sei onde, a história de um velho chinês.
No dia de seu aniversário, convidou seus parentes e amigos para uma festa.
Terminada a festa, como vivia sozinho, começou a arrumar a sala.
Quando estava guardando a comida e a bebida, viu uma sombra de uma cabeça refletida no soalho. Olhou para cima e viu um homem escondido entre as vigas do telhado. Sem perder a calma, falou:
- Mil perdões por tirar a mesa enquanto um convidado ainda está na sala. Desça e sirva-se, por favor.
O homem desceu e comeu o quanto quis, servido pelo chinês com toda a delicadeza.
Confuso com tanta amabilidade, o ladrão falou em se retirar. O velho chinês o interrompeu:
- Não tenha pressa. Antes de ir embora, o amigo vai me dar a honra de aceitar um presente. Toma e abra.
E deu-lhe um de seus presentes, uma caixa embrulhada em papel de seda.
Com as mãos tremendo, o homem desembrulhou e viu uma linda túnica azul, bordada com fios dourados.
Foi o suficiente para comover o gatuno. Arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.
D’Olim Morate
Copie no caderno as palavras grifadas no texto e classifique os encontros vocálicos existente em cada umas das palavras
Você entendeu o texto?
1 – Responda, no caderno,com resposta completas.
a) Quais as personagens do texto?
b) A história acontece no dia do aniversário de quem?
c) O que o chinês fez no dia do seu aniversário?
d) Quem ele convidou para a festa?
2 – Complete as frases de acordo com o texto.
a) Terminada a festa, como vivia sozinho, ___________________________
_________________________________________________________ .
a) Quando estava guardando a comida e a bebida, ___________________
___________________________________________________________
3 – Marque a frase que está de acordo com o texto:
[ ] O chinês perdeu a calma.
[ ] O chinês não perdeu a calma.
4 – Escreva:
a) a frase em que o chinês se desculpa; ( não esqueça de usar as aspas “”.)
___________________________________________________________
___________________________________________________________
b) o convite que o chinês fez ao ladrão. ( não esqueça de usar as aspas “”.)
___________________________________________________________
___________________________________________________________
5 –Numere de acordo com a ordem em que os fatos aparecem no texto:
[ ] O gatuno, arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.
[ ] O chinês o interrompeu.
[ ] O homem desceu e comeu o quanto quis.
[ ] O chinês presenteou o ladrão com uma linda túnica azul.
[ ] O ladrão falou em se retirar.
6 –Dê sua opinião por escrito.
a) Qual o ensinamento transmitido no texto?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
b) O que você achou da atitude do chinês?
_____________________________________________________________________________________________________________________
7- Separe em sílabas as palavras e classifique-as conforme o quadro.
Palavra separação quanto ao número quanto a sílaba
de sílabas tônica
chinês
amigos
papel
aniversário
parentes
festa
comida
bebida
homem
delicadeza.
ladrão
túnica
céu
7– Faça o que se pede:
a) dê o feminino de chinês à ___________________________
b) dê o plural do substantivo ladrão à ____________________
c) dê o singular da palavra perdões à ____________________
d) copie uma frase que tenha adjetivo e destaque-o à
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
e) passe a frase para o plural: “ O homem desceu e comeu o quanto quis.”
___________________________________________________________
___________________________________________________________
f) retire os verbos que estão na forma infinitiva e indique a conjugação a que pertence.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
g) copie do texto cinco substantivos comuns:
___________________________________________________________
__________________________________________________________Paula Camargo - Professores Solidários
Amiga se tiver mensagem de boas vindas e recursos textos... para a primeira semana de aula, posta pra gente ok?!!!bjim
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirparabéns professora! pessoas como você fazem o mundo ficar diferente, melhor!Sucesso
ResponderExcluirMAS parou pq?? Quero mais.....Estou indicando seu blog lá no meu,tá?abraços
ResponderExcluiroi paula td bem?
ResponderExcluirfico feliz em encontrar um blog de educadoras do 4 e 5 ano,eu num tenho um blog pedagogico,mas tenho um blog de scrapbook.mas se precisar de alguma coisa, pode me dar um toke pelo blog.
http://scrapsunbyvanessagalao.blogspot.com/
abç
vanessa
tive que fazer esse texto na escola perdi uma parte dele, e ainda bem que achei ganhei uma boa parte do meu tempo fazendo isso........e muito obrigado helena
ResponderExcluircolega, que bom encontrar profissionais dedicados, é maravilhoso pesquisar e encontrar material de apoio , obriga da pelas dicas e sucesso...................
ResponderExcluirProf. Helena, cadê você?
ResponderExcluirVisito seu blog todos os dias... estou sentindo falta de suas postagens... Se é que, tudo que está postado me ajuda muito...
Por favor não deixe de postar... admiro muito o seu trabalho... Um grande abraço! Aline - Minas
Oi, Helena!
ResponderExcluirQuantas atividades e tetxos diferentes para 4º e 5º anos!Gostei muito do texto o chinês e o ladrão! Seria possivel me enviar o gabarito? Ficarei imensamente grata. meu email é marislainematos@yahoo.com.br Mari- SP
Poxa vida....eu nunca me esqueci dessa historia. Me lembro bem da pagina do livro onde continha a imagem do chinês e do ladrão no soalho da casa. E a historia rolava abaixo. Queria tanto rever essa cena que nao sai de minha mente. Obrigado professora Helena !!!
ResponderExcluirLembro de ler esta história era num livro didático onde tinham outras tão boas quanto. O problema é não lembrar mais o nome do livro. Adoraria saber pra ver se encontro pra comprar.
ResponderExcluir