Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Chinês e o Ladrão



         Eu li, não sei onde, a história de um velho chinês.
         No dia de seu aniversário, convidou seus parentes e amigos para uma festa.
         Terminada a festa, como vivia sozinho, começou a arrumar a sala.
         Quando estava guardando a comida e a bebida, viu uma sombra de uma cabeça refletida no soalho. Olhou para cima e viu um homem escondido entre as vigas do telhado. Sem perder a calma, falou:
         - Mil perdões por tirar a mesa enquanto um convidado ainda está na sala. Desça e sirva-se, por favor.
         O homem desceu e comeu o quanto quis, servido pelo chinês com toda a delicadeza.
         Confuso com tanta amabilidade, o ladrão falou em se retirar. O velho chinês o interrompeu:
         - Não tenha pressa. Antes de ir embora, o amigo vai me dar a honra de aceitar um presente. Toma e abra.
         E deu-lhe um de seus presentes, uma caixa embrulhada em papel de seda.
         Com as mãos tremendo, o homem desembrulhou e viu uma linda túnica azul, bordada com fios dourados.
         Foi o suficiente para comover o gatuno. Arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.

                                      D’Olim Morate


Copie no caderno as palavras grifadas no texto e classifique os encontros vocálicos existente em cada umas das palavras

Você entendeu o texto?
1 – Responda,  no caderno,com resposta completas.
a) Quais as personagens do texto?
b) A história acontece no dia do aniversário de quem?
c) O que o chinês fez no dia do seu aniversário?
d) Quem ele convidou para a festa?

2 – Complete as frases de acordo com o texto.
a) Terminada a festa, como vivia sozinho, ___________________________
_________________________________________________________  .
a)   Quando estava guardando a comida e a bebida, ___________________
___________________________________________________________

3 – Marque a frase que está de acordo com o texto:
[    ] O chinês perdeu a calma.
[    ] O chinês não perdeu a calma.

4 – Escreva:
a)   a frase em que o chinês se desculpa; ( não esqueça de usar as aspas “”.)
___________________________________________________________
___________________________________________________________
b) o convite que o chinês fez ao ladrão. ( não esqueça de usar as aspas “”.)
___________________________________________________________
___________________________________________________________

5 –Numere de acordo com a ordem em que os fatos aparecem no texto:
[      ] O gatuno, arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.
[      ] O chinês o interrompeu.
[      ] O homem desceu e comeu o quanto quis.
[      ] O chinês presenteou o ladrão com uma linda túnica azul.
[      ] O ladrão falou em se retirar.

6 –Dê sua opinião por escrito.
a)   Qual o ensinamento transmitido no texto?
___________________________________________________________
___________________________________________________________

b)   O que você achou da atitude do chinês?
_____________________________________________________________________________________________________________________

7- Separe em sílabas as palavras e classifique-as conforme o quadro.
Palavra        separação          quanto ao número      quanto a sílaba
                 de  sílabas                  tônica
chinês
amigos
papel
aniversário
parentes
festa
comida
bebida
homem
delicadeza.
ladrão
túnica
céu

7– Faça o que se pede:
a)   dê o feminino de chinês à ___________________________
b)   dê o plural do substantivo ladrão à ____________________
c)   dê o singular da palavra perdões à ____________________
d)   copie uma frase que tenha adjetivo e destaque-o à
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
e)   passe a frase para o plural:  “ O homem desceu e comeu o quanto quis.”
___________________________________________________________
___________________________________________________________
f)    retire  os verbos que estão na forma infinitiva e indique a conjugação a que pertence.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
g)   copie do texto cinco substantivos comuns:
___________________________________________________________
__________________________________________________________


Paula Camargo - Professores Solidários

11 comentários:

  1. Amiga se tiver mensagem de boas vindas e recursos textos... para a primeira semana de aula, posta pra gente ok?!!!bjim

    ResponderExcluir
  2. parabéns professora! pessoas como você fazem o mundo ficar diferente, melhor!Sucesso

    ResponderExcluir
  3. MAS parou pq?? Quero mais.....Estou indicando seu blog lá no meu,tá?abraços

    ResponderExcluir
  4. oi paula td bem?
    fico feliz em encontrar um blog de educadoras do 4 e 5 ano,eu num tenho um blog pedagogico,mas tenho um blog de scrapbook.mas se precisar de alguma coisa, pode me dar um toke pelo blog.
    http://scrapsunbyvanessagalao.blogspot.com/
    abç
    vanessa

    ResponderExcluir
  5. tive que fazer esse texto na escola perdi uma parte dele, e ainda bem que achei ganhei uma boa parte do meu tempo fazendo isso........e muito obrigado helena

    ResponderExcluir
  6. colega, que bom encontrar profissionais dedicados, é maravilhoso pesquisar e encontrar material de apoio , obriga da pelas dicas e sucesso...................

    ResponderExcluir
  7. Prof. Helena, cadê você?

    Visito seu blog todos os dias... estou sentindo falta de suas postagens... Se é que, tudo que está postado me ajuda muito...
    Por favor não deixe de postar... admiro muito o seu trabalho... Um grande abraço! Aline - Minas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Helena!
    Quantas atividades e tetxos diferentes para 4º e 5º anos!Gostei muito do texto o chinês e o ladrão! Seria possivel me enviar o gabarito? Ficarei imensamente grata. meu email é marislainematos@yahoo.com.br Mari- SP

    ResponderExcluir
  9. Poxa vida....eu nunca me esqueci dessa historia. Me lembro bem da pagina do livro onde continha a imagem do chinês e do ladrão no soalho da casa. E a historia rolava abaixo. Queria tanto rever essa cena que nao sai de minha mente. Obrigado professora Helena !!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!