RECEITA DE ESPANTAR A TRISTEZA.
Faça uma careta
E mande a tristeza.
Pra longe pro outro lado.
Do mar ou da lua,
Vá para o menino da rua.
E plante bananeira
Faça alguma besteira
Depois estique os braços
Apanhe a primeira estrela.
E procure o melhor amigo
Para um longo e apertado abraço.
1) Para espantar a tristeza manda-a para:
(A) o meio da rua
(B) longe
(C) em cima de bananeira
(D) as estrelas
Os micróbios – não há como negar – são responsáveis por uma série de aborrecimentos: gripe, sarampo, tifo, malaria, febre amarela, paralisia infantil e um bocado de coisas mais. Mas também há inúmeros de micróbios benéficos, que decompõe o corpo morto das plantas e animais, transformando suas moléculas complexas em moléculas pequenas, aproveitáveis na nutrição das plantas.
O vilão de nossa história,portanto, não é totalmente malvado. Se ele desaparecesse, nós também acabaríamos junto com ele.
2) No trecho “... Mas também há inúmeros micróbios benéficos que decompõem o corpo morto das plantas e animais...” a palavra grifada significa:
(A) que fazem mal
(B) que causam aborrecimentos
(C) que fazem bem
(D) que provocam doenças
A partir da próxima segunda-feira (16/08) a Secretária de Saúde (SMS) promoverá em São Paulo a campanha anual de vacinação contra raiva em cães e gatos. Dois mil postos de atendimento estarão espalhados pela cidade para atender a bicharada.
Pets acima de três meses de idade – inclusive fêmea no cio, grávidas ou que estejam amamentando – deverão ser vacinados. A doença é transmitida entre animais ou de animal para homem através de mordidas, arranhões ou lambeduras de mamíferos infectados.
No dia da vacinação recomenda-se levar os cães com coleiras ou focinheiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas para evitar fugas ou acidentes. Os bichinhos que estiverem com diarréia, secreção ocular, nasal ou sem apetite ficam de fora da campanha.
A iniciativa que termina no dia 29 de agosto, é gratuita e obrigatória com base em lei municipal.
3) Ao lermos o texto, percebemos que:
(A) Devemos ter cuidado para transportar os cães para vacinação.
(B) Apenas as fêmeas devem ser vacinadas.
(C) Todos os animais devem ser vacinados, independente do estado de saúde.
(D) A Secretaria Municipal de Saúde não está preocupada com a saúde dos animais.
Um livro
É uma beleza
É uma caixa mágica
Só de surpresa.
Um livro
Parece mudo
Mas nele a gente
Descobre tudo
Um livro tem asas
Longas e leves, que, de repente,
Levam a gente longe, longe.
Um livro é parque de diversão
Cheio de sonhos coloridos, cheio de doces sortidos.
Cheio de luzes e balões!
Um livro é uma floresta com folhas e flores
E bichos e cores.
É mesmo uma festa, um baú de feiticeiro,
Um navio pirata no mar, um foguete perdido no ar.
É amigo e companheiro.
4) O texto trata:
(A) Dos problemas em ser um livro
(B) Das cores dos livros
(C) Dos cuidados com os livros
(D) Das aventuras de ler um livro
SOBRE OS BOLINHOS DE CHUVA, PIPOCA E COMO OS SERES VIVOS SE TRANSFORMAM EM FOSSÉIS (Fragmento)
No final da tarde de hoje, após longos dias de muito calor, veio à chuva. De inicio apenas umas grandes gotas, que ao baterem no chão quente, viraram vapor. Em seguida, o barulho de pingos e mais pingos, que repentinamente, transformaram o céu numa grande cachoeira esbranquiçada. Como veio, a chuva se foi. A água escoou, infiltrou-se pela terra e tudo voltou devagarzinho a sua rotina. Gosto de chuva. Desta chuva que vem depressa, refrescar o ar, molha as plantas, e, quando nos pega no meio do caminho, deixa-nos encharcados. Ela traz lembranças de coisas boas, como uma casa acolhedora, bolinhos de chuva, pipoca e um passar mais lento do dia.
5) O trecho que expressa a opinião do narrador é:
(A) “Como veio, a chuva se foi”
(B) “O barulho forte dos pingos”
(C) “Gosto de chuva”
(D) “Viram vapor”
O leão e o ratinho
Um leão foi acordado por um rato que passou correndo sobre seu rosto. Com um salto ágil ele capturou e estava pronto para mata-lo quando o rato suplicou:
- Se o senhor poupasse minha vida, tenho certeza que um dia posso retribuir sua bondade.
O leão deu uma gargalhada de desprezo e o soltou.
Aconteceu que pouco depois disso o leão foi capturado por caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão.
O rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:
- O senhor achou ridícula a idéia de que jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer compensação pelo seu favor; mas agora sabe que é possível, mesmo a um rato, conceber um favor a um poderoso leão.
6) Este texto é:
(A) uma fábula
(B) um poema
(C) uma adivinha
(D) uma carta
A criança deve beneficiar da segurança social. Tem direito a crescer e desenvolver-se com boa saúde; para esse fim, deverão proporcionar-se quer à criança, quer sua mãe cuidados especiais, designadamente, tratamento pré e pós-natal. A criança tem direito a uma adequada alimentação, recreio e cuidados médicos.
Toda criança tem direito a educação gratuita e ao lazer infantil. Nesse ponto acho que muitas crianças já estão na escola, mas é preciso que sejam escolas boas e não as que a gente vê por ai, algumas de barro cheias de buracos, outras de lata, já pensou que calor? Juliana estuda numa escola de lata em São Paulo, no verão alguns de seus colegas chegaram a desmaiar por causa do calor. E quando faz frio é de gelar. Por isso, não é preciso só escola, tem que ser adequada e o ensino tem que ser bom.
7) Com relação aos textos I e II, é correto afirmar que:
(A) Nenhum dos textos trata da saúde da criança.
(B) Os dois textos defendem o direito á alimentação
(C) Somente o texto II defende um bom ensino
(D) Somente o texto II expressa o direito ao recreio e a cuidados médicos
Toda criança poderia escrever uma lista com o que considera importante para uma vida. Entre os itens, estariam: brincar, ter casa, receber atenção e carinho. Também não poderíamos esquecer: ter uma boa alimentação e assistência médica, se divertir, estudar, ser tratada com respeito e até ter um nome e uma nacionalidade.
Mais do que vontades ou necessidades, nesta lista estão os direitos que toda criança possui. Infelizmente nem sempre eles são cumpridos, até porque muitas pessoas não sabem que eles existem. Mas estes direitos não apenas existe como estão documentados a mais de 40 anos.
A Declaração dos Direitos da Criança foi adotado no dia 20 de novembro de 1959 pela ONU ( Organização das Nações Unidas, que foi criada em 1945 e uni diversos países com o objetivo de melhorar a condição de vida das pessoas). A garantia de proteção á criança é ainda mais antiga e já estava na Declaração de Genebra de 1924 sobre os Direitos da Criança.
8) No trecho “Infelizmente, nem sempre eles são cumpridos”, a palavra em destaque refere-se:
(A) ás crianças
(B) ao nome e nacionalidade
(C) aos direitos da criança
(D) aos documentos
Será que você já gostou tanto de uma coisa que parecia não viver sem ela? Quem sabe um brinquedinho, um bichinho (sem fala nas pessoas)? A menina Silvia, mãe da gata Maria Preta gostava assim de seu ursinho de pelúcia Zuza. Ela não sabia fazer nada sem ele. Dormia com o Zuza, ia para escola com o Zuza, saia para passear com o Zuza. Daí um dia Zuza desapareceu. Ela foi tomar banho e quando voltou não encontrou mais o Zuza. Sumiu bem sumido do quarto da menina Silvia. A menina abriu o maior berreiro:
- Eu quero meu ursinho. O meu Zuzinha! Ele foi seqüestrado!
A mãe dizia para ela deixar de falar bobeira, onde já se viu sequestrar bicho de pelúcia, que ela deve ter deixado o ursinho em algum lugar.
A menina, naquele dia, não foi para escola e não almoçou, não quis brincar à tarde. Esse caso de amor ficou um caso sério.
Na hora de dormir a menina resolveu visitar a gata Maria Preta que tinha uma ninhada de filhotes e dormia dentro do banheirinho debaixo da escada.
Maria Preta recebeu a menina com um lindo miado de boa noite e a menina foi tirando os gatinhos um a um do cesto. E quando tirou o ultimo sabe quem encontrou? Encontrou o ursinho Zuza dormindo junto da barriga da gata Maria Preta. Nem precisa dizer a felicidade que a menina Silvia ficou, precisa? O que precisa ser esclarecido (que não foi até hoje) é o seguinte: como o ursinho Zuza foi parar no meio da ninhada da gata?
9) O problema da menina Silvia acabou quando ela:
(A) Foi dormir
(B) Visitou a gata Maria Preta
(C) Perdeu o ursinho Zuza
(D) Não foi para a escola.
Um asno, de passo tardo, mal podendo suportar o pesadíssimo fardo que tinha de carregar, pediu ao cavalo:
- Amigo, podes dividir comigo a carga que mal suporto?
Se assim continuar, muito em breve estarei morto. O cavalo respondeu:
- Com isso pouco me importo.
Sem demora, o asno morreu. Então o dono dos dois transferiu para o cavalo todos os sacos de arroz.
E foi assim que um esperto acabou bancado o otário e pagou um alto preço por que não foi solidário.
10) O asno pediu ajuda porque:
(A) Bancou o otário
(B) Não foi solidário
(C) Não suportou a carga
(D) Era esperto
Mimi chegou primeiro e logo conquistou a dona com seu jeito meigo e delicado. Já Chiquinho foi encontrado algum tempo depois, quando ela saía de uma pet shop.
“Foi amor á primeira vista: ele me olhou, do meio da rua e correu para debaixo das minhas pernas. Tremendo, não saiu mais de lá. E eu também não tive mais coragem de me separar daqueles lindos olhos azuis”, conta Cláudia.
Desde então, os dois são grudados e fazem tudo junto, “comem na mesma tigelinha, bebem da mesma água, brincam e dormem juntos”.
11) No trecho “Tremendo não saiu mais de lá...” a palavra destacada faz referencia a:
(A) Tempo
(B) Causa
(C) Conseqüência
(D) Lugar
Essas nossas amiguinhas são bem velhas!
Como a gente sabe? Pedras preciosas em formato de bolinha foram encontradas num túmulo de uma criança que viveu a 5000 anos Egito! Dá para acreditar? E não para por aí!
O jogo de bolinhas de gude era tão popular no Império Romano que o próprio imperador Augusto parava na rua para assistir as disputas. E você sabe de onde vem o nome “gude”? Gude era o nome dado pelos romanos às pedrinhas lisas e redondinhas encontradas nos rios.
12) No trecho “Dá para acreditar?” O ponto de interrogação é usado com a intenção de:
(A) provocar dúvida
(B) desafiar
(C) negar
(D) informar
MOTIVO
Eu canto porque o instante existe e minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste: sou poeta.
Irmão das coisas fugidas, não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias no vento.
Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço – não sei, não sei. Não sei se fico ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que ficarei mudo:
- Mais nada.
13) No trecho “irmão das coisas”, percebe-se que o narrador é:
(A) do gênero masculino
(B) do gênero feminino
(C) um adolescente
(D) uma criança
ahhh quem dera a receitas das crianças servissem para alguns adultos tbm não é? bjs
ResponderExcluiradorei esses simulados mas gostaria de saber se tem o gabarito de respostas?
ResponderExcluirOlá! Fiquei muito feliz ao ver que vc retornou e com todo pique. Excelentes os simulados! Aliás, tudo que vc posta aqui é maravilhoso. Que Deus esteja sempre com vc!
ResponderExcluirRenata.
Qual a resposta sobre o bolinho de chuva
ResponderExcluirPró
ResponderExcluirAchei ótima a forma como você apresentou os textos.
Gostaria de saber a autoria.