Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Limpeza Geral

                   Dona Celeste morava na Tijuca quando, certo dia, um menino da vizinhança a viu muito triste a janela e perguntou:
                 - Que é que tu tem?
- Hoje as coisas estão pretas. Não tenho cozinheira, nem arrumadeira. Dá vontade de sumir.
O menino olha a senhora com pena e diz:
- Não faz mal, dona Celeste. A gente faz. A gente ajuda.
E sumiu.
Daí a pouco aparece com uma turma de meninos da vizinhança e distribui as tarefas: um vai lavar cozinha, o outro vai cuidar dos pratos, o terceiro se encarrega de descascar cenouras e para si o menino reservou a tarefa de lavar a varanda.
Só que , para lavar a varanda, ele ia molhar o pano no tanque do quintal e cruzava a sala encerada, deixando-a imunda.
Para não magoar a meninada dona Celeste foi engolindo tudo.
Quando a colaboração terminou estava ela com o seguinte resultado: cinco pratos quebrados, duas xícaras estilhaçadas, oito copos rachados, a sala imunda, duas estatuetas raras partidas e o cuco do relógio estrangulado, pois o menino quisera arrematar o serviço dando corda.
O pirralhinho, ao fim de tudo, convidou:
- A senhora que ver a varanda como ficou?
De fato estava um brinco, se não reparasse, inadvertidamente, nas jarras de plantas derrubadas e no lixo escondido por detrás das portas.
- Agora a senhora está contente?
Tinha que estar. Dona Celeste adora crianças e não ia dar esse desgosto ao Claudinho.
E, ao sair, o menino tem um rasgo final de generosidade:
-  Amanhã a gente vem limpar o resto.
Pedro Bloch


Interpretação do texto

1) Numere os fatos na ordem dos acontecimentos:

(      ) O menino disse que ia ajudar dona Celeste.
(      ) Dona Celeste disse que as coisas estavam pretas.
(      ) O menino levou uma turma de crianças da vizinhança para ajudar dona Celeste.
(      ) O menino se preocupou com a aparência triste de dona Celeste.
(      ) As crianças foram fazendo o que podiam.

2)  Retire do texto a frase usada por dona Celeste para dizer ao menino que as coisas não iam bem. Use aspas.
__________________________________________________


3) Por que as coisas não iam bem para dona Celeste? ________________________________
_____________________________________

4) Complete o quadro com o porquê dos acontecimentos abaixo:

FATO
CAUSA

O menino deixou a sala encerada imunda.



Dona Celeste ia engolindo tudo.



5) Consequência é o resultado de uma ação. Marque o que for consequência da colaboração das crianças:

(      ) Jarras de plantas derrubadas.
(      ) Lavar a cozinha.
(      ) Objetos quebrados.
(      ) Descascar cenouras.
(      ) O cuco do relógio estrangulado.
(      ) Lixo escondido atrás da porta.

6) Por que dona Celeste tinha que estar contente, apesar de tudo? _____________________
__________________________________________

7) Observe a frase abaixo e depois faça o que se pede:

                                  ”A varanda estava um brinco.”

a) Qual o significado da palavra destacada?_________________________________________

b) Que outros significados há para a mesma palavra:

significado 1:__________________________________
frase:_______________________________________

significado 2:_________________________________
frase:_______________________________________

8) Retire do texto o que se pede:
a) A frase que tenha o mesmo significado que a frase abaixo:

O menino, entusiasmado com o que tinha feito, teve o impulso de querer ajudar mais ainda a dona Celeste.
__________________________________________________


b) A frase dita por uma das crianças, onde foi usada uma linguagem informal:
_______________________________________

9) Escreva o nome do personagem relacionado a palavra destacada:
”... e para si o menino reservou a tarefa de lavar a varanda.”______________

10) Observe as frases e complete:
a) Os meninos agiram bem.
o contrário da palavra destacada é_____________

Essas palavras indicam:
(      ) o modo como os meninos agiram.
(      ) as características dos meninos.

b) Claudinho era um mau menino.
O contrário da palavra destacada é______________________

Essas palavras indicam:
(      ) o modo como os meninos agiram.
(      ) as características dos meninos.

c) Então, bem é o contrário de ______________________
                 bom é o contrário de ______________________


PROPOSTA DE REDAÇÃO

Observe as gravuras a seguir e crie uma história, dando um início, meio e fim para elas, seguindo a sequencia das gravuras.Não esqueça de:

·        Apresentar os personagens;
·        Contar detalhadamente o que aconteceu;
·        Dar uma conclusão para a história. Lembre-se, conclusão é o desfecho para todos os acontecimentos.

Use uma folha separada para realizar a redação. Não esqueça do título, pontuação e parágrafos. Ao receber sua história corrigida você deve reescreve-la no lugar determinado.

 Karina Araújo - Professores Solidários

3 comentários:

  1. Gosto muito do seu Blog,já utilizei varias atividades postadas nele. Obrigada por você existir!!! No meu Blog eu coloquei seu link.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helena!!
    Muito obrigada pela sua dica sobre seu blog.
    Selecionei vários textos para leitura de fruição.
    Com certeza serão muito úteis.
    Um abraço.

    Marli.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!