Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

domingo, 4 de setembro de 2011

Gabriela na escola


             Um dia, na escola, a professora perguntou a Gabriela:
            _ Gabriela, quem foi que descobriu o Brasil?
            _ Ah! Professora, isso é fácil, eu gostaria de saber que foi que cobriu.
            Gabriela não deixava a professora em paz.
            _ Professora, céu da boca tem estrelas?
            _ Professora, barriga da perna tem umbigo?
            _ Professora, pé de alface tem calos?
            Gabriela era quem inventava as brincadeiras.
            _Vamos brincar de amarelinha?
            Todo mundo ia.
            _ Vamos brincar de pegador?
            Todos concordavam.
            Todos queriam brincar com Gabriela.
Ruth Rocha




INTERPRETAÇÃO ESCRITA

1-    Numere os parágrafos do texto.

2-    Quantos parágrafos há no texto?

3-    Quais são os parágrafos que mostram a fala de Gabriela? 

4-    Em que parágrafo mostra a fala da professora?

5-    Numa história sempre há trechos que mostram que alguém está contando os fatos para o leitor. Quem conta história é o narrador.           
                 
        Copie dois trechos em que aparece o narrador dessa história.
6-    De acordo com as falas de Gabriela, o texto mostra que ela era calada, tagarela ou briguenta?

7-    Por que em sua opinião todos queriam brincar com Gabriela?

8-    Observe que ao final das falas de Gabriela, aparece o ponto de interrogação. Isso indica que ela falava muito, que fazia muitas perguntas ou que ficava espantada com tudo?

9-    O ponto de interrogação indica: uma declaração, uma pergunta ou uma surpresa?

10- O ponto de exclamação indica uma afirmação, uma pergunta ou espanto, surpresa?

11- Copie do texto nomes de uma profissão, de uma pessoa e de um país.

12-  Escreva porque algumas palavras foram escritas com letra maiúscula.

Márcia Alexandra - Educando e aprendendo
 

26 comentários:

  1. Olá Professora Helena!
    Sou a professora Marcirene da escola Fundação Bradesco de Macapá, amei sua ideia, até porque não somos conhecedores de tudo e as vezes precizamos de uma luz no fim do túnel...
    Gostaria muito que você postasse algum texto com atividade sobre o gênero textual adivinha, fico muito grata ABRAÇOS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi porque não tem respostas e preciso das respostas da 6 cópia Dois trechos em que aparece o narrador dessa história?

      Excluir
  2. Este texto deveria ter as respostas!!!

    ResponderExcluir
  3. Porque esse texto não tem as respostas?

    ResponderExcluir
  4. Presizou da resposta da interpretação do texto.

    ResponderExcluir
  5. podia ter as resposta nas pergunta

    ResponderExcluir
  6. Oi EU QUERIA saber a resposta da 6 de acordo com as falas de Gabriela, o texto mostra que ela era calada, tagarela ou briguinha??

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. O ponto de exclamação do texto da gabriela na escola indica uma afirmação, pergunta, espanto ou surpresa

      Excluir
  8. Muuito válido o seu Blog muito obriga
    da!!

    ResponderExcluir
  9. Por favor eu quero as respostas alguém pode me ajudar respondendo essas questões desse texto

    ResponderExcluir
  10. Preciso de duas respostas aqui, alguém pode me ajudar?
    Primeira pergunta, quantas vezes o subistantivo comum professora aparece no texto.
    Segunda pergunta,quantas vezes o subistantivo próprio Gabriela aparece no texto

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!