— Ai...
— O que é que você tem, Tiago?
Quem falou ai fui eu. Quem me perguntou o que é que eu tinha foi o Renato, que fica sentado do meu lado e pode vigiar tudo o que faço. Ele deve ter pensado que alguma coisa estava doendo. Mas esse ai não era de dor.
Então, suspirei de novo, mas agora sem falar nada. Esse suspiro saiu como um sopro, que balançou as folhas do meu caderno. E pra dentro, baixinho, pra ninguém escutar, eu gemi: Ai, Adriana...
É que ela levantou para ir ao quadro. Logo hoje que ela soltou o cabelo comprido daquele rabo-de-cavalo que ela costuma usar. O cabelo dela é tão lindo... Parece de seda e tem um brilho que eu ia dizer que parece o Sol. Mas a Adriana tem cabelos pretos e Sol moreno fica meio esquisito.
7x5 =45...
— Tá errado, tia! Tá errado! — gritou toda esganiçada a Catarina.
A tia então mandou a Adriana sentar. A Catarina correu e meteu o apagador em cima daqueles números tão bem desenhados, corrigindo com um 35 tão sem graça quanto a sua voz.
Adriana voltou pro lugar dela e eu nem pude ver se ela estava com a cara muito vermelha. Ela ficou com a cabeça abaixada um tempão. Eu senti que ela estava triste e fiquei muito triste também. Aí, arranquei a beiradinha da última página do meu caderno e escrevi:
Não liga, Adriana. O 45 que você escreve é tão lindo quanto o seu cabelo.
Dobrei meu bilhete. Fiz bem depressa uma bolinha com o bilhete dobrado, mirei e joguei. Ela caiu no colo da Adriana.
Meu coração bateu depressa. Ai, ai, ai, meu coração martelando tantos ais no peito. A Adriana foi desamassando o bilhete bem devagar. Ela leu, depois guardou dentro do estojo. Nem olhou pro meu lado. De repente me lembrei de uma coisa terrível: EU NÃO TINHA POSTO O MEU NOME NO PAPEL!
Nisso, a tia me chamou. Eu só pensava naquela confusão.
—Tá errado! Tá errado! Deixa eu fazer, tia?
Eu olhei pro quadro e entendi... 8 x 6 = 36... A tia me mandou sentar. Fui, morrendo de sem graça.
Cheguei na minha carteira e vi uma bolinha de papel bem em cima do meu caderno. Quando ninguém estava mais olhando, eu disfarcei e abri:
Eu também me amarro no seu 36.
No cantinho do papel estava assinado: Adriana
Coração conta diferente.Lino de Albergaria São Paulo: Scipione, 1992.
1- Analise o texto lido e use V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O texto é uma narrativa.
( ) O texto pode ser considerado um poema porque está escrito em versos.
( ) O autor transcreve as falas das personagens, por meio do discurso direto.
( ) O narrador é personagem porque participa das ações da história contada.
( ) O narrador é observador, porque não participa da história contada.
2- Faça a correspondência, de acordo com o texto:
(A) Tiago ( ) Tem lindos cabelos pretos.
(B) Renato ( ) Narra a história.
(C) Adriana ( ) Senta-se próximo ao narrador.
(D) Catarina ( ) Tem a voz esganiçada.
3- No 2º parágrafo o narrador explica que o “ai” que ele disse não era de dor. De acordo com o texto, o que significa esse “ai”?
4- Como a professora da turma é tratada no texto?
_______________________
5- O narrador ia comparar o brilho dos cabelos de Adriana com o Sol, mas desiste. Retire do texto a frase que indica porque a comparação não era boa.
6- Qual personagem do texto descobre o erro de Adriana e corrige os números no quadro?
___________________________________
7- Adriana descobriu quem tinha escrito o bilhete para ela? Escreva como você chegou
a essa conclusão?
8- Enumere as ações de acordo com o texto:
( ) Tiago escreve um bilhete e o joga para Adriana.
( ) Catarina grita que a reposta de Adriana está errada.
( ) Tiago observa Adriana escrevendo no quadro e suspira.
( ) Adriana erra a resposta.
( ) Tiago vai ao quadro e também erra a resposta.
( ) Adriana retorna para sua carteira e fica de cabeça baixa.
( ) Adriana responde Tiago escrevendo um bilhete para ele.
9- A gíria é uma forma de expressão oral ou escrita, usada por determinados grupos em situação de intimidade. Ela faz parte da linguagem coloquial.
As gírias devem ser evitadas em situações formais ou cerimoniosas porque nessas ocasiões deve-se utilizar a linguagem padrão que obedece às regras da Língua Portuguesa.
Ø A partir das informações dadas acima, responda:
a)- Adriana usa uma gíria no bilhete que escreve para Tiago. Que expressão indica essa gíria?
___________________________________
b)- Por que foi possível o uso da linguagem coloquial no bilhete escrito por Adriana?
_____________________________________
c)- Reescreva o bilhete de Adriana substituindo a gíria por uma expressão da linguagem padrão, sem alterar o sentido da mensagem.
Trabalhando a Gramática
1- Leia a frase abaixo e marque a alternativa correta:
Então, suspirei de novo, mas agora sem falar nada. Esse suspiro saiu como um sopro, que balançou as folhas do meu caderno.
A palavra destacada é um:
A – pronome oblíquo.
B – pronome pessoal do caso reto.
C – pronome possessivo.
D – pronome demonstrativo.
2- Retire do texto:
a) do 3º parágrafo um pronome pessoal do caso reto: ___________________
b) do 16º parágrafo, um pronome possessivo:______________________
3- Classifique os pronomes destacados na estrofe do poema abaixo:
Não passa sozinho.
Ele leva consigo
o que encontrar,
deslizando depressa
em busca do mar...
_________________________________
1- Analise o texto lido e use V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O texto é uma narrativa.
( ) O texto pode ser considerado um poema porque está escrito em versos.
( ) O autor transcreve as falas das personagens, por meio do discurso direto.
( ) O narrador é personagem porque participa das ações da história contada.
( ) O narrador é observador, porque não participa da história contada.
2- Faça a correspondência, de acordo com o texto:
(A) Tiago ( ) Tem lindos cabelos pretos.
(B) Renato ( ) Narra a história.
(C) Adriana ( ) Senta-se próximo ao narrador.
(D) Catarina ( ) Tem a voz esganiçada.
3- No 2º parágrafo o narrador explica que o “ai” que ele disse não era de dor. De acordo com o texto, o que significa esse “ai”?
4- Como a professora da turma é tratada no texto?
_________________________________________
5- O narrador ia comparar o brilho dos cabelos de Adriana com o Sol, mas desiste. Retire do texto a frase que indica porque a comparação não era boa.
6- Qual personagem do texto descobre o erro de Adriana e corrige os números no quadro?
________________________________
7- Adriana descobriu quem tinha escrito o bilhete para ela? Escreva como você chegou
a essa conclusão?
8- Enumere as ações de acordo com o texto:
( ) Tiago escreve um bilhete e o joga para Adriana.
( ) Catarina grita que a reposta de Adriana está errada.
( ) Tiago observa Adriana escrevendo no quadro e suspira.
( ) Adriana erra a resposta.
( ) Tiago vai ao quadro e também erra a resposta.
( ) Adriana retorna para sua carteira e fica de cabeça baixa.
( ) Adriana responde Tiago escrevendo um bilhete para ele.
PARABÉNS SEU TRABALHO É NOTA 10. TAMBÉM SOU PROFESSORA DE 5º ANO E MUITAS VEZES A INCERTEZA NOS FAZ BUSCAR NOVOS RECURSOS. MORO EM PIRATUBA PEQUENO MUNICIPIO DE SANTA CATARINA, PORÉM NOSSA EDUCAÇÃO É REFERENCIA EM TECNOLOGIAS, O QUE NOS FAZ VIAJAR POR NOVOS CAMINHOS E BUSCAR SEMPRE MELHORAR. VISITE O BLOGG DE NOSSA ESCOLA = ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL MARECHAL CÂMARA. Meu email é:
ResponderExcluirandreia_m_b@yahoo.com.br
Parabéns Professora Helena, pelo seu blog adorei! Sou professora do 4º ano e tudo que eu preciso de novidades para trabalhar com minha turma eu encontro aqui. Que DEUS continue iluminando sua vida e te abençoando cada vez mais!!! BJSSSS Angela professora em Canhotinho PE!
ResponderExcluirTrabalhei este texto em uma avaliação de Língua Portuguesa, fiz adaptações na interpretação, o resultado foi ótimo, sem contar que eu sou Adriana, os alunos amaram...
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Adorei seu blog! Suas atividades serão muito úteis para mim!
ResponderExcluirminha professora fez essa prova igualzinha,ate a questao 8.
ResponderExcluirminha professora fez essa prova igualzinha,ate a questao 8.
ResponderExcluirtem gabarito?
ResponderExcluirParabéns professora pelo belo trabalho. A professora do meu filho aplicou essa prova até a questão 4 (a qual vejo um equívoco e agora vou ter que provar para a Tia que o verbo "tratar" é polissêmico (assim como muitos verbos) e ele pode significar "comportamento, tratamento, forma de si portar diante de". Enfim, ela pode receber um tratamento adjetivado: Mandona (com base na leitura), Com educação, educadamente (com base nas falas dos alunos), Como Tia (forma como os alunos a chamam). Enfim, fica a informação para outros professores.
ResponderExcluirParabéns, professora!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirBem legal, esse texto caiu na minha prova,
ResponderExcluirmuito bonito.
onde está as respostas?
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