Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A ROUPA NOVA DO REI


Um bandido, se fazendo passar por um alfaiate de terras distantes, diz a um determinado rei que poderia fazer uma roupa muito bonita e cara, mas que apenas as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la. O rei, muito vaidoso, gostou da proposta e pediu ao bandido que fizesse uma roupa dessas para ele.
O bandido recebeu vários baús cheios de riquezas, rolos de linha de ouro, seda e outros materiais raros e exóticos, exigidos por ele para a confecção das roupas. Ele guardou todos os tesouros e ficou em seu tear, fingindo tecer fios invisíveis, que todas as pessoas alegavam ver, para não parecerem estúpidas.
Até que um dia, o rei se cansou de esperar, e ele e seus ministros quiseram ver o progresso do suposto "alfaiate". Quando o falso tecelão mostrou a mesa de trabalho vazia, o rei exclamou: "Que lindas vestes! Você fez um trabalho magnífico!", embora não visse nada além de uma simples mesa, pois dizer que nada via seria admitir na frente de seus súditos que não tinha a capacidade necessária para ser rei. Os nobres ao redor soltaram falsos suspiros de admiração pelo trabalho do bandido, nenhum deles querendo que achassem que era incompetente ou incapaz. O bandido garantiu que as roupas logo estariam completas, e o rei resolveu marcar uma grande parada na cidade para que ele exibisse as vestes especiais. A única pessoa a desmascarar a farsa foi uma criança O grito é absorvido por todos. O Imperador se encolhe, suspeitando a afirmação é verdadeira, mas se mantém-se orgulhosamente e continua a procissão.

INTERPRETANDO O TEXTO

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
QUEM SE FEZ PASSAR POR UM ALFAIATE?
(     ) OS MINISTROS
(     ) OS SÚDITOS
(     ) O BANDIDO

QUEM PODIA VER A ROUPA DO REI?
(    ) PESSOAS INTELIGENTES E ASTUTAS
(    ) PESSOAS ALEGRES E ASTUTAS
(     ) PESSOAS FELIZES E INTELIGENTES

QUEM DESCOBRIU A FARSA?
(     ) A MENINA
(     ) O MENINO
(     ) A CRIANÇA

COMPLETE AS PALAVRAS COM (S) OU (SS).

A)   DISCUR_____O                G)  A ___ALTANTE
B)   A____ADO                         H)  A ___ALTO
C)   CON___ULTÓRIO              I)  CONDEN__AR
D)   PER___ISTENTE                J )  A___INAR
E)   INTEN__O                         K)  RECUR___O
F)   CONDEN__A                     L)  CON___ISTÊNCIA

LEIA A FÁBULA “O LEÃO E O RATINHO” E COMPLETE AS LACUNAS COM AS PALAVRAS INDICADAS.
O LEÃO E O RATINHO

UM LEÃO, CANSADO DE TANTO CAÇAR, DORMIA ESPICHADO DEBAIXO DA SOMBRA DE UMA ÁRVORE.  VIERAM UNS RATINHOS PASSEAR EM CIMA DELE E ELE__________ (ACORDAR).
TODOS CONSEGUIRAM FUGIR, MENOS UM, QUE O LEÃO__________ (PRENDER) DEBAIXO DA PATA. TANTO O RATINHO____________ (PEDIR) E __________ (IMPLORAR) QUE O LEÃO ____________ (DESISTIR) DE ESMAGÁ-LO E _____________ (DEIXAR) QUE FOSSE EMBORA.
ALGUM TEMPO DEPOIS O LEÃO___________ (FICAR) PRESO NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO CONSEGUINDO SE SOLTAR, FAZIA A FLORESTA INTEIRA TREMER COM SEUS URROS DE RAIVA.  NISSO__________________ (APARECER) O RATINHO, E COM SEUS DENTES AFIADOS ______________ (ROER) AS CORDAS E O SOLTOU.

MORAL: UMA BOA AÇÃO GANHA OUTRA.    

  1. COMPLETE CORRETAMENTE  AS FRASES COM OS SINAIS DE  PONTUAÇÃO:
    1. Mamãe, a que horas você volta do mercado ___
    2. Viva __ Ganhei uma bola nova.
    3. Eu gosto de comer banana __ morango __ abacaxi e uva.
    4. ___Vá agora tomar seu banho, disse a mamãe.
    5. Na minha festa vai ter bolo __ salgadinho ___ doces ___ vai ser divertido.

2.    REESCREVA E UTILIZE  CORRETAMENTE AS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS.

a.    Nestas Férias viajei para cascavel.


b.    O pneu do Carro do vizinho furou e ele o levou na Borracharia.


c.    o caderno de matemática da joana está sempre em ordem.

Professores Solidários - Nadia Maria Rossi Piteri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!