Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Raposa e o Corvo


            Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com essa ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
            _ Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza? Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado o rei dos pássaros.
            Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro ”Cróóó!”. O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia dizendo:
            _ Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!

            Moral: Cuidado com quem elogia.

Fábulas de Esopo

Responda:

1) Quem são os personagens da história?

2) Onde a história acontece?

3) Qual dos animais foi o mais esperto?

Escreva as palavras no plural:
a) senhor _______________
b)garagem ______________
c) bombom _______________
d) talher_________________

Escreva as palavras no diminutivo:
a) amigo ___________________
b) menina __________________
c) cadeira __________________
d) gato ____________________
e) caderno _________________
f) medo ___________________

Se a palavra estiver no feminino, reescreva-a no masculino. Se a palavra estiver no masculino, reescreva-a no feminino:
a) homem ________________
b) carneiro _______________
c) príncipe________________
d) cão ___________________
e) bruxa _________________
f) padrasto _______________

Separe as sílabas e classifique:
galho _________________
matutar ___________________
voz _____________________
pássaro __________________
mar ________________________
árvore ______________________
raposa ______________________
corvo ___________________

Escreva adjetivos para:
árvore _____________________
pássaro ____________________
queijo _____________________
raposa _____________________
corvo ______________________
chapéu _____________________

Escreva:
a) Dois substantivos próprios ___________________
b) Dois substantivos comuns ___________________

5 comentários:

  1. Vc me ajudou muito..parabens pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. tem alguma palavra com o nome olisse


    ResponderExcluir
  3. Em qual ano foi a produção desse texto ?

    ResponderExcluir
  4. The value of the merchandise is also acceptable.

    The firm has two automotive diagnostic computer software plans and
    one include on functions deal.

    Feel free to visit my blog - obd2 scanner

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!