Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quando 1 é 2



            O meu amigo Marcelo às vezes fica meio confuso. É que, durante uma boa parte da vida dele, os pais moraram na mesma casa.
            Eles dormiam e acordavam juntos, passeavam juntos, com ele e tudo. Aí os pais dele decidiram se separar.
            Hoje em dia, o Marcelo se enrola com isso de levar livros e brinquedos pra casa do pai. Depois, esquecer as coisas lá, coisas que ele quer enquanto está na casa da mãe...
            Tem também o contrário: ele vai pra casa do pai e esquece um caderno ou livro na casa da mãe. Isso, sabe?
            Meus pais também são separados e... Marcelo, eu andei pensando...
            Eu também fiquei bem chateado logo depois da separação deles.
            Acho que é porque, quando os pais da gente vivem na mesma casa, a gente nem pensa no que cada um é.
            Pra gente, eles estão ali que parecem um só. Hoje, eu não penso mais assim.
            Quando eles se separaram, o tempo foi passando, percebi como eles eram diferentes! Vontades, gostos, jeitos...
            E sabe o que eu senti nessa hora? Que eu perdi aquela situação boa de ver os dois juntos, mas ganhei duas novas pessoas na minha vida!
            Duas pessoas que gostam de mim. Não sei se isso vai diminuir sua confusão, mas achei ótimo de perceber. Além do mais, cá entre nós, Marcelão, agora eu tenho dois lugares pra comer coisas gostosas em vez de um! Não é legal?
                              Fernando Bonassi

Responda:
a-   O que o amigo de Marcelo descobriu de positivo com a separação dos pais?
b-   O narrador e seu amigo Marcelo passam por situações de família parecidas? Como você chegou a essa conclusão?

Relacione:
( 1 ) substantivo abstrato                                                        ( 2 ) substantivo concreto
(   ) livro             (   )brinquedos        (   )casa           (   )amizade
(   ) tristeza       (   ) cadernos          (   ) coração     (   ) medo
(   ) jornal                (   ) sobremesa

Conjugue os verbos:
  1. Acordar no presente:
Eu ______________________         Nós ______________________
Tu ______________________         Vós ______________________
Ele ______________________        Eles ______________________

  1. separar no pretérito perfeito:
Eu _________________                   Nós ______________________
Tu ______________________         Vós ______________________
Ele _____________________         Eles ______________________

  1. comer no futuro do presente:
Eu ______________________            Nós ______________________
Tu ______________________            Vós ______________________
Ele ______________________           Eles ______________________

  1. ganhar no presente:
Eu ______________________             Nós ______________________
Tu ______________________              Vós ______________________
Ele ______________________            Eles ______________________

e. pensar no futuro do pretérito:
Eu ______________________              Nós ______________________
Tu ______________________              Vós ______________________
Ele ______________________             Eles ______________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!