Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O tataravô do futebol


            Foram os chineses que inventaram o futebol há cerca de 4.500 anos. Se bem que o que eles jogavam naquele tempo era uma espécie de tataravô do futebol moderno. Nem era considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados. Os chineses antigos deram ao seu jogo o nome de Kerami. Cada time tinha oito jogadores e as balizas eram feitas com varas de bambu fincadas no chão. O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.
            O futebol continuou por muito tempo como treinamento para soldados. Foi assim na Grécia Antiga e também em Roma. Os jogadores gregos chutavam a bola feita com uma bexiga de boi cheia de areia. Coitados, seus pés deviam ficar doendo muito depois das partidas. Como eram soldados, não deviam ligar muito para isso.
            Foi apenas no século XVII que os ingleses conseguiram tirar o futebol dos militares, transformando-o em esporte. O campo media então 120 metros de largura por 180 de comprimento. Em cada uma de suas extremidades existiam dois postes de  madeira chamados goal (a palavra gol vem do inglês goal). A bola já era de couro cheia de ar. Mas era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
            Com o tempo, passou a ser praticado pelos alunos dos colégios internos. E era a maior confusão; cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava  para marcar partidas entre eles. O jeito era organizar a coisa. Na cidade de Cambridge, os alunos de várias escolas fizeram uma reunião para estabelecer um código único de regras que servisse para todos. Nascia assim o futebol moderno.

Folha de São Paulo – Folhinha

Marque (X) na resposta correta:                                                             

a) Quando e onde surgiu o futebol?
(   ) Em Roma no ano de 4.500.
(   ) Na China há cerca de 4.500.
(   ) No século XVII, na Inglaterra.
(   ) Em Kerami há cerca de 4.500 anos.

b) Qual era o nome que o jogo recebia e qual sua finalidade?
(   ) Kerami. Era apenas um treinamento para soldados.
(   ) Kerami. Era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
(   ) Kerami. Os chineses que inventaram o futebol
(   ) Nenhuma das alternativas anteriores.
c) Onde e quando ele se tornou um esporte?

d) Quais as inovações que os ingleses acrescentaram ao esporte?

e) Qual o objetivo da criação das regras?
(   ) Para ser considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados.
(   ) Por ser um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
(  ) Cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava para marcar           partidas entre eles.
(  ) O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.

f) Numere as frases na ordem em que aparecem no texto:

(   ) A bola era feita com uma bexiga de boi cheia de areia.
(   ) Os alunos fizeram uma reunião para estabelecer um código único.
(   ) O futebol surgiu como um treinamento de soldados.
(   ) Os chineses podem ser considerados os tataravós do futebol.

g) Observe a tirinha abaixo:



No jogo de futebol, os amigos do Cebolinha correm atrás dele por que:
(   ) eles querem pegar a bola que espetou no cabelo do Cebolinha.
(   ) eles querem brincar de pega-pega.
(   ) eles querem brincar de maratona.
(   ) eles querem brincar com o Cebolinha.

Sublinhe o sujeito das frases:

a) Uma fêmea caiu dos galhos de uma árvore e morreu na hora.

b) O jogador está machucado.

c) O macaco comeu todas as bananas.

d) A professora ensinou sujeito e predicado.

e) A Terra gira em torno do Sol.

f) Os lavradores preparam a terra.

Complete as frases com um sujeito adequado:

a) _____________ caiu do coqueiro.

b) ________________latiu a noite inteira!

c) ________________é uma mãe dedicada.

d) __________________foram ao circo.

e) _________________sabe toda a matéria da prova.

Sublinhe o predicado das frases:

a) As crianças estão abandonadas.

b) O cachorro é amigo do homem.

c) Meus primos estão morando longe da cidade.

d) O sol estava muito forte.

e) Raul gosta muito de sorvete.

f) Rafaela, Manuela e Roberta estão esperando a enfermeira.

Separe o sujeito do predicado:

a) Marcos é um aluno muito educado.
Sujeito __________________________
Predicado _____________________

b) O rei mandou pintar o palácio.
Sujeito _________________________
Predicado _________________________

c) Eduardo comemorou o aniversário na casa da praia.
Sujeito _________________________
Predicado _____________________

d) Nós almoçamos no restaurante.
Sujeito __________________________
Predicado _______________________

e) Meu cachorro está doente.
Sujeito _____________________________
Predicado __________________________

f) O jogo está empatado.
Sujeito _____________________
Predicado _____________________

Complete as frases com um predicado:

a) O goleiro __________________.

b) O computador _____________________.

c) A pobre menina _______________________.

d) A estrada ___________________________.

e) Meu colega __________________________.

f) O animal __________________________.

14 comentários:

  1. Qual é o tipo e o gênero textual deste texto?

    ResponderExcluir
  2. Profª. Helena, amo seu trabalho, sempre que estou em dificuldade corro no seu blog para encontrar uma inspiração. Obrigadaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Que blog legal, Profª Helena! Me ajuda muito na elaboração de minhas avaliações. Parabéns por esta ferramenta maravilhosa.Beijo e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu trabalho. Ensinar é uma arte. Ensinar é amar. Continue sempre amando.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Almir. Ensinar é uma arte. Uma arte que não existe se não tiver amor...

    ResponderExcluir
  6. QUAL O OBJETIVO DA REGRA,POIS NÃO ENTENDI?

    ResponderExcluir
  7. QUAL O OBJETIVO DA REGRA,POIS NÃO ENTENDI?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Belo texto instrucional, professora Helena. Estou sempre verificando sugestões das (os) colegas. Sua sugestão ajuda muito! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!