Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

No princípio de tudo

Na Amazônia, explicar o mundo por meio de lendas e mitos é bastante comum, pois a influência da população indígena ainda é muito forte. Veja, por exemplo, a seguir, a lenda da “Cobra Grande” que explica o surgimento do dia e da noite e o aparecimento dos animais. Existem outras versões dessa lenda.
            No princípio não havia noite, apenas um dia sem fim. Não havia animais e todas as coisas falavam. A vida no planeta seguia seu fluxo normal, até que um índio enamorou-se e casou com a filha da Grande Cobra. Para permitir que o jovem dormisse com sua filha, entretanto, a Grande Cobra ordenou que alguém fosse buscar a noite, guardada dentro do coco Tucunã, que repousava no fundo de um enorme rio.
            O marido logo passou a incumbência a três fiéis amigos, junto com uma advertência: “Não abram o coco, pois nesse caso tudo o que se encontra em seu interior se perderá.”
            Assim foi feito. Porém, quando retornavam, os três índios tiveram sua curiosidade despertada por um intrigante barulhinho que saía do coco Tucumã. Resolveram então abri-lo. E todas as coisas espalhadas pela floresta transformaram-se em bichos e pássaros. Ao perceber a noite, a filha da Grande Cobra deu-se conta de que os três índios tinham aberto o coco. E, ao surgir à estrela d’alva, tratou-se de separar o dia da noite. Como castigo, os três amigos foram transformados em macacos quando chegaram.
            O nome dessa lenda deve-se à existência de grandes cobras na região. A sucuriju, por exemplo, pode ter vários metros de comprimento e costuma ficar à beira dos rios amazônicos, à espera de animais, e até de pessoas, para se alimentar.
Revista Sala de Aula, ano 12, jun. 1989.

Agora responda as questões marcando com X a resposta correta.
1.    Essa lenda explica
      (A)   Que nunca existiu o dia.
     (B) O surgimento do dia e da noite e o aparecimento dos animais.
     (C) Apenas o aparecimento dos animais.
     (D) Apenas o surgimento da noite

2.    A noite estava guardada num
(A) grande lago.
(B) pássaro encantado.
(C) bicho grande.
(D) coco Tucumã.

3.    Na palavra enamoro-se, a palavra se refere a quem
(A) Ao índio
(B) À índia
(C) À Cobra Grande
(D) Aos três índios

4.    Que repousava no fundo de um enorme rio. A palavra grifada significa:
(A) bagunçava
(B) fugia
(C) descansava
(D) gritava

5.    A história se passa
(A) Na cidade
(B) Na floresta
(C) Na rua
(D) Na escola

6.O motivo pelo qual todas as coisas espalhadas pela floresta transformaram-se em bichos e pássaros foi:
(A) a Cobra Grande que enfeitiçou todos na floresta.
(B) a filha da Grande Cobra que era uma grande feiticeira.
(C) os três índios curiosos que abriram o coco Tucumã.
(D) a estrela d’alva que separou o dia da noite.

7. Esse texto tem:
(A) 4 parágrafos.                                                 (C) 2 parágrafos.
(B) 5 parágrafos.                                                 (D) nenhum parágrafo.

8. Essa lenda recebeu esse nome por que?
(A) Os indígenas adoravam cobras
(B) Devido à existência de cobras na região.
(C) As moças solteiras temiam cobras.
(D) A filha da Cobra Grande ia se casar.

Rosimar Sabino Pinto

Um comentário:

  1. Oi Helena, visitei seu blog, muito planejado, retrata que você é dedicada a está linda missão, educadora.Que realmente com toda a realidade do período contemporâneo compensa para os "idealizadores".
    Sucesso....
    E que Deus te abençoe....

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