Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Você já imaginou uma festa de casamento no fundo do mar?



 “Miss Fundo do Mar”, linda “Tainha das Ondas” que vencera um concurso de beleza, ia se casar com Sr. Badejo, e milhares de peixes foram cumprimentá-la.
Como era bonito o palácio da noiva no fundo do mar! Todo feito de conchas, cada qual de uma cor e com uma perola dentro. Os peixes iam e vinham, admirandos os tesouros lá guardados: diamantes, ouro, esmeraldas, espelhos, mil coisas lindas que haviam caído no mar. Até uma porção de aparelhos de televisão eles encontraram em navio afundado, imaginem! O Espadarte, que era muito amigo de “Miss Fundo do Mar”, lá estava com o seu bico fino e comprido, que tanto medo fazia aos outros peixes. Ema comissão de camarões vermelhinhos conversava alegremente com algumas ostras.
– Então, minha senhora – dizia um deles – Como vamos de saúde? Tem fabricado muitas perolas?
– Só uma cor de rosa, senhor camarãozinho.
– Que linda concha a sua, senhorita ostra – dizia outro.
– Bondade sua. O senhor é que está muito charmoso assim com as barbinhas frisadas.
O peixe elétrico dava choque para divertiras as sardinhas, que quase morriam de tanto rir.
“Histórias do Fundo do Mar”!
Lúcia Machado de Almeida – Editora Melhoramentos

Entendimento do texto

1)Responda:
a) Quem ia casar-se?
b) Que qualidade ela possuía?
c) Com que ela ia casar-se?       
d) Onde ficava o palácio da noiva?
e) Descreva o palácio.       

2) Marque com um X a alternativa correta:
a) Os peixes mostravam-se admirados diante:
(    ) da beleza de “Tainha das ondas”
(     ) da riqueza guardada no palácio.
(     ) dos objetos caídos no mar.

3) Marque V para verdadeiro ou F para falso :
a) Os tesouros acumulados no palácio eram:
(      ) presentes oferecidos à noiva.
(      ) objetos caídos no mar.
(      ) retirados de navios afundados.
(      ) riquezas próprias do mar.

4) O que possuía o Espadarte que fazia medo aos outros peixes?

5) Como o peixe elétrico divertia as sardinhas?


6) No texto aparecem algumas palavra destacadas. Copie-as na ordem alfabética:

7) Separe as sílabas das palavras abaixo e classifique-as quanto ao número de sílabas:

8) Circule as palavras que têm encontros consonantais.
a) Tem uma pedra no meu sapato.
b) Este bolo tem muito glacê.
c) Meu pai usa gravata todos os dias.
d) Pluto é um cão esperto.
e) Traga o seu garfo.
f) Não devemos ignorar o efeito estufa.
g) Vou fazer um novo corte de cabelo.
h) Ele é um advogado importante.

9) Separe as palavras que circulou nas colunas adequadas:


Amanda Cangussu

2 comentários:

  1. ESSE BLOG É SENSACIONAL!!!!!!! É DISSO QUE ESTAMOS PRECISANDO TRABALHAR COM NOSSA CRIANÇAS... MUITA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!