“Miss Fundo do Mar”, linda “Tainha das Ondas” que vencera um concurso de beleza, ia se casar com Sr. Badejo, e milhares de peixes foram cumprimentá-la.
Como era bonito o palácio da noiva no fundo do mar! Todo feito de conchas, cada qual de uma cor e com uma perola dentro. Os peixes iam e vinham, admirandos os tesouros lá guardados: diamantes, ouro, esmeraldas, espelhos, mil coisas lindas que haviam caído no mar. Até uma porção de aparelhos de televisão eles encontraram em navio afundado, imaginem! O Espadarte, que era muito amigo de “Miss Fundo do Mar”, lá estava com o seu bico fino e comprido, que tanto medo fazia aos outros peixes. Ema comissão de camarões vermelhinhos conversava alegremente com algumas ostras.
– Então, minha senhora – dizia um deles – Como vamos de saúde? Tem fabricado muitas perolas?
– Só uma cor de rosa, senhor camarãozinho.
– Que linda concha a sua, senhorita ostra – dizia outro.
– Bondade sua. O senhor é que está muito charmoso assim com as barbinhas frisadas.
O peixe elétrico dava choque para divertiras as sardinhas, que quase morriam de tanto rir.
“Histórias do Fundo do Mar”!
Lúcia Machado de Almeida – Editora Melhoramentos
Entendimento do texto
1)Responda:
a) Quem ia casar-se?
b) Que qualidade ela possuía?
c) Com que ela ia casar-se?
d) Onde ficava o palácio da noiva?
e) Descreva o palácio.
2) Marque com um X a alternativa correta:
a) Os peixes mostravam-se admirados diante:
( ) da beleza de “Tainha das ondas”
( ) da riqueza guardada no palácio.
( ) dos objetos caídos no mar.
3) Marque V para verdadeiro ou F para falso :
a) Os tesouros acumulados no palácio eram:
( ) presentes oferecidos à noiva.
( ) objetos caídos no mar.
( ) retirados de navios afundados.
( ) riquezas próprias do mar.
4) O que possuía o Espadarte que fazia medo aos outros peixes?
5) Como o peixe elétrico divertia as sardinhas?
6) No texto aparecem algumas palavra destacadas. Copie-as na ordem alfabética:
7) Separe as sílabas das palavras abaixo e classifique-as quanto ao número de sílabas:
8) Circule as palavras que têm encontros consonantais.
a) Tem uma pedra no meu sapato.
b) Este bolo tem muito glacê.
c) Meu pai usa gravata todos os dias.
d) Pluto é um cão esperto.
e) Traga o seu garfo.
f) Não devemos ignorar o efeito estufa.
g) Vou fazer um novo corte de cabelo.
h) Ele é um advogado importante.
9) Separe as palavras que circulou nas colunas adequadas:
Amanda Cangussu
ESSE BLOG É SENSACIONAL!!!!!!! É DISSO QUE ESTAMOS PRECISANDO TRABALHAR COM NOSSA CRIANÇAS... MUITA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS!!!
ResponderExcluirObrigada pelo seu incentivo!!!!!!
ResponderExcluirAbraços