Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sopa de Macarrão


            O filho olha emburrado o prato vazio, o pai pergunta se não está com fome. Com fome eu tô, não to é com vontade de comer comida de velho.
            Lá da cozinha a mãe diz que decretou De-cre-tei! que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
            Não quero filho meu engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer batata frita e carne, carne e batata frita!
            Ela vem com a travessa de bifes, o pai tira um, ela senta e tira o outro, o filho continua com o prato vazio.
            Nos Estados Unidos continua ela um jornalista passou um mês comendo só fastfood, engordou mais de seis quilos!
            E como é que ele agüentou um mês só comendo isso?! perguntou o pai, o filho responde:
Porque é gostoso! E pega com nojo uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se fosse um bicho.
            A mãe diz que é preciso ao menos experimentar para saber o que é ou não gostoso, e o pai diz que, quando era da idade dele, comia cenoura crua, pepino, manga verde com sal, comia até milho verde cru.
            E devorava o cozido de legumes da sua avó! E essa alface? Pra comer, é preciso botar na boca...
            O filho enfia a alface na boca, mastiga fazendo careta, pega um bife, a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta:
            Não-senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo!
            Ele continua olhando o prato vazio, até que resmunga:
            Se vocês sempre comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?
            O pai diz que isso é da idade, o importante é ter saúde.
            E você, se continuar comendo só fritura, carne, doce e refrigerante, na nossa idade vai pesar mais de cem quilos!
            No Japão resmunga ele podia ser lutador de sumo e ganhar uma nota.
            E no Natal cantarola a mãe vai ser Papai Noel né? E Rei Momo no carnaval... Não tripudie diz o pai. Ele ainda vai comer de de tudo. Quando eu era menino, detestava sopa. Aí um dia minha mãe fez sopa com macarrão de letrinhas, passei a gostar de sopa!
            O filho pergunta o que é macarrão de letrinhas, o pai explica. Ele poê na boca uma rodela de tomate, o pai e a mãe trocam um vitorioso olhar. O pai faz uma voz doce:
            Está descobrindo que salada é gostoso, não está?
            Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.
            Mas catchup você come não é? Pois é feito de tomate!
            E ele também não come ovo emenda a mãe mas come maionese, que é feita de ovo!
            O filho continua olhando o prato vazio.
            Coma ao menos feijão com arroz diz o pai.
            Ele pega uma colher de feijão, outra de arroz dizendo que viu um filme onde num campo de concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver... Mastiga tristemente, até que o pai lhe bota o bife no prato de novo, mas a mãe retira novamente:
            Ou salada ou nada! Sem chantagem sentimental!
            O pai come dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato tristemente.
            Depois a mãe retira a comida, ele continua olhando a mesa vazia. Na cozinha, o pai sussura para ela:
            Mas ele comeu duas folhas de alface, não pode comer dois pedaços de bife?!...
            Ela diz que de jeito nenhum, desta vez é pra valer; então o pai vai ler o jornal, mas de passagem pelo filho, pergunta se ele não quer um sanduíche de bife com salada, claro. Não, diz o filho, só quer saber de uma coisa da tal sopa de letras. O pai se anima:
            Pergunte, pergunte!
            Você podia escrever o que quisesse com as letras no prato?
            Claro! Por que, o que você quer escrever?
            Hambúrguer, maionese e catchup.
            É teimoso que nem o pai, diz a mãe. Teimoso é quem teima comigo, diz o pai. O filho vai para o quarto, só sai na hora da janta: sopa de macarrão. Então, vai escrevendo, e engolindo as palavras: escravidão, carrascos, nojo, e enfim escreve amor, o pai e mãe lacrimejam, mas ele explica :
            Ainda não acabei, tá faltando letra pra escrever: amo rosbife com batata frita...
Domingos Pellegrini
Antologia de crônicas: crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Moderna, 2005.

1)  Assinale o fato narrado nessa crônica.
(   ) Pai, mãe e filho discutem na mesa de almoço e jantar sobre a alimentação do filho.
(   ) Pai e filho querem comer bife com batatas todos os dias.

2)  Que personagens participam dessa crônica?


3) Assinale o tipo de narrador dessa história.

(   ) Narrador-personagem, pois é a personagem principal que conta o que aconteceu com ela.

( ) Narrador-observador, porque é alguém que não participa da história, e que narra o acontecimento.
4) Em que momentos do dia acontecem esses diálogos?

5) Por que o pai e a mãe lacrimejam ao ver a palavra amor escrita na sopa?

6) Releia a última fala.
- Ainda não acabei, tá faltando letra para escrever: amo rosbife com batata frita...

a) Que efeito essa fala causa no leitor?
(    ) tristeza         (    ) suspense                (    ) humor

7) Releia os trechos.
- Com fome eu tô, não tô é com vontade de comer comida de velho.

- E devorava o cozido de legumes da sua avó! E essa alface? Pra comer, é preciso botar na boca.

a)  A linguagem dos diálogos é sofisticada ou simples? Explique:

8) Identifique quem está falando em cada uma das falas.

a) __ Não quero meu filho engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só que batata frita e carne, carne e batata frita.

b) __ Coma ao menos feijão com arroz.

c) __ Você podia escrever o que quisesse com as letras no prato?

9)  A história lida poderia ter acontecido na vida real? Por quê?

10) Leia o trecho e reescreva-o no futuro: ( 5 acertos)

O filho enfia a alface na boca, mastiga fazendo careta, pega um bife, a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta.

 11) Relacione corretamente de acordo com os significados corretos das palavras:
(  1  ) peão                                  (       ) rabo de animal
(  2  ) pião                                   (      ) anular o mandato de um candidato
(  3  ) cauda                                (      ) brinquedo que roda
(  4  ) calda                                 (      ) apanhar aves ou animais
(  5  ) caçar                                  (     ) homem que monta em cavalos e touros
(  6  ) cassar                                (      ) xarope doce colocado em pudins

Adriana Carvalho

6 comentários:

  1. Adoreeei essa crônica! Me diverti muito e sei que meus alunos também vão adorar. Muito obrigada. Seus trabalhos são riquissimos e nos auxiliam muito.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. a senhora e muito boa em escoler cronicas essas sao uma da minha preferidas

      Excluir
  3. Minha professora,Anésia Lara,acabou de trabalhar esta crônica com minha sala e adorei o texto!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog, parceira!
    (sou professora, também)

    ResponderExcluir
  5. minha prof de portugues deu o comeco desse texto para a gente continuar e depois lemos o texto verdadeiro e comparamos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!