Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

As mil e uma noites

Houve uma vez um reino muito feliz, até que seu jovem sultão resolveu casar-se. Pediu ao pai que escolhesse a noiva, como era de costume naqueles tempos, e alguns meses depois o casamento foi celebrado com muitas festas e banquetes. O sultão era um belo jovem, mas a princesa já estava apaixonada por outro quando se casou. Logo após o matrimônio, ela fugiu para encontrar-se com o antigo namorado. O jovem sultão a seguiu e descobriu que fora traído. Louco de ciúmes, ele a matou, mergulhando então numa fase de profunda infelicidade. Passou a desconfiar de todas as mulheres e a vingar-se da traição nas várias jovens com quem se casou depois: ao nascer do dia seguinte à cerimônia, mandava executar a noiva. Quando os pais das moças ficaram sabendo de sua loucura, começaram a esconder as filhas ou a enviá-las para longe.
Acontece que naquele mesmo reino havia uma moça muito formosa e inteligente que não temia o perigo. Seu nome era Sherazade. Desde pequena ela se interessava por livros. O pai encomendava livros de países distantes aos mercadores, e a menina os lia sem parar. Um dia ela disse ao seu pai:
– Papai, quero me casar com o sultão. Sei que posso curá-lo de sua loucura.
No início, o pai tentou demovê-la de sua decisão, pois temia pela vida de Sherazade. Mas a jovem, que tinha um plano, insistiu e ele acabou concordando.
O sultão naturalmente aceitou a proposta, porque já ouvira falar da beleza e inteligência de Sherazade. Deu ordens para que a união se realizasse naquela mesma semana, com fartura e dança.
Assim que a festa terminou e Sherazade ficou sozinha com o sultão, disse-lhe que precisava despedir-se da irmãzinha caçula pela última vez.
O jovem concordou. A menina foi chamada ao aposento real e, logo que entrou, foi dizendo:
– Por favor, Sherazade, conte-me uma história para que eu durma bem.
Com voz suave, Sherazade começou a contar histórias saídas de sua rica imaginação. Deliciado com as aventuras que ela narrava, o sultão se esqueceu do tempo, de sua loucura, de seu ódio e rancor.
Ao raiar do dia, Sherazade interrompeu a história, justamente na melhor parte, deixando o sultão curioso. E foi isso que ela fez durante muitas e muitas noites.
Quando haviam passado mil e uma noites repletas de histórias, o sultão, completamente apaixonado, disse:
– Minha amada, você me curou. Deixei de ser um monstro. Agora iniciarei um longo reinado de paz e felicidade.
E ele cumpriu sua promessa.
Heloísa Pietro. Lá vem história. Companhia das Letrinhas,
 1. Responda às questões de acordo com texto.

A história é contada:
( ) por Sherazade
( ) pelo sultão
( ) por um narrador
( ) pelo pai de Sherazade

2.  Sherazade é uma das personagens mais conhecidas da literatura mundial. Quais características são atribuídas a ela?
( ) inteligente
( ) triste
( ) confiante
( ) teimosa
( ) criativa
3.  Como eram feitos os casamentos dos sultões daquele povo
4.  Qual foi o motivo de o sultão ter se tornado um homem rancoroso?
5. Por que se podia dizer que Sherazade era alguém muito especial?
6.  Qual era a estratégia de Sherazade para despertar a curiosidade do sultão?
7. Explique o significado do título: “As mil e uma noites”, segundo o conto que você leu
8.  Observe no conto, que as características do sultão vão mudando no decorrer da história. Como podemos caracterizá-lo:
no começo da história?

no meio da história?

no fim da história?





9.  Reescreva cada frase, substituindo as palavras destacadas pela palavra ou expressão dos retângulos, sem mudar o sentido. Atenção: Use apenas quatro retângulos e faça alterações, caso seja necessário.

Caixa de texto: casamento Caixa de texto: abundânciaCaixa de texto: grande quantidade Caixa de texto:  resolução



Caixa de texto: afastá-laCaixa de texto: oferta Caixa de texto: ligação



a) No início, o pai tentou demovê-la de sua decisão, pois tinha medo pela vida de Sherazade.

b) O sultão naturalmente aceitou a proposta, porque já ouvira falar da beleza e inteligência de Sherazade

c) Deu ordens para que sua união se realizasse naquela mesma semana, com muita fartura e dança.
10. Leia a seguinte informação:
QUARTA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO DE 2010
Contação de Histórias: Evento sobre a ONG Doutores da Alegria
 (...) A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA – propõe a formação integral e interdisciplinar de seus alunos. Assim dentro de seu ambiente acadêmico surgiu o projeto “Contação de histórias em ambiente hospitalar: a capacitação do profissional da saúde”. Criado pela professora Luciana B. Pinheiro, iniciou suas atividades no ano de 2009 e, desde então, ela conseguiu resultados surpreendentes: 150 participantes e 1 500 horas de visitas hospitalares.
O projeto chamado normalmente de “Contação de Histórias” organizou dois eventos para que a comunidade acadêmica e a comunidade externa conheçam o trabalho da ONG Doutores da Alegria. Essa organização, que existe desde 1991, não possui fins lucrativos e realiza por volta de 75 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Wellington Nogueira fundou a ONG que pretende levar alegria, por meio da arte do palhaço, para crianças hospitalizadas e seus pais e profissionais da saúde. Além disso, a organização compartilha a qualidade desse encontro com a sociedade, através da produção de conhecimento, formação e criações artísticas.
           Disponível em: leituraufcspa.blogspot.com/.../literatura-e-uma-forma-de-representacao.html

a)  Qual é a principal informação dessa notícia?

b) Segundo a informação esse projeto é desenvolvido pela Universidade de Porto Alegre e conta com o apoio de uma ONG. Como se chama essa ONG ?

c)  Qual o objetivo dessa Organização não governamental (ONG

d)  Qual a semelhança entre essa notícia e o conto: “As mil e uma noites?

11.  Algumas palavras foram retiradas dos textos. Separe as sílabas e classifique-as quanto à sílaba tônica escrevendo oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

a) última: _______________________________________________
b) sultão: ______________________________________________
c) crianças: ___________________________________________

Juliana Gaburro

5 comentários:

  1. Excelente os textos e a interpretação. Muito criativa, bem fácil para a compreensão dos alunos. Adorei o blog e as atividades. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. ? Não entendi nadas mas foi bom parece Aladim mas essa verção e legal tchal

    ResponderExcluir
  3. Porque sherazade aceitava correr o risco de ser executada

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!