Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 1 de março de 2011

A tagarela


Cecília: simpática, alegre, inteligente. Mas como falava! Muito. O tempo todo.
Sem parar. Cecília, pra resumir, falava pelos cotovelos...
Deixava os pais tontos, de tantas coisas que tinha pra contar e pra perguntar. Cecília era um poço sem fundo.
___Mãe, você sabe da última lá da escola? A Júlia falou pra Ana, que contou pra Helena, que...
___Pai, o que é economia paralela? Eu li no jornal, mas não entendi direito. Tem alguma coisa com  duas retas paralelas? Por que isso eu sei o que é. É assim...
Na escola, a professora ficava maluca. Cecília perguntava sem parar, respondia sem parar, contava o tempo todo, falava, falava, falava.... Era uma torneirinha constantemente aberta.
As colegas a adoravam: era amiga, companheira, generosa... Mas como falava! Era difícil agüentar tanto falatório. Pra não magoar Cecília, resolveram: passaram a se revezar no recreio, pra lhe fazer companhia. (...)
Sua companheira preferida era a fiel boneca Suzi. Essa nunca reclamava, nunca pedia silêncio, nunca se revezava com ninguém. Ficava calada, escutando sempre, paradona.  Não se mexia, nem piscava. Era uma ótima ouvinte.
___Veja você, Suzi, o que me aprontaram na aula de Matemática. A professora pediu pra eu dizer a tabuada do 9. Aí eu disse. Aí eu sabia as outras tabuadas e fui falando, uma atrás da outra. Aí quando eu fui perguntar pra ela se estava tudo certo, ela nem estava prestando atenção. Aí eu comecei tudo de novo e ela ficou zangada e me mandou sentar. Só porque ela tinha pedido pra eu dizer a tabuada do 9 e...
Era mais ou menos assim o dia-a-dia de Cecília. O tempo passando, as coisas acontecendo e Cecília tagarela, tagarelando.
Um dia, porém, Cecília começou a ficar rouca. E ficou rouquinha da silva. Mas isso não a impedia de falar. E quanto mais falava, mais rouca ela ficava. A mãe pediu, implorou para que a filha se calasse um pouco. Claro, foi tudo em vão.
O médico receitou montes de remédios, mas sem resultado. Então, resolveram consultar um especialista em cordas vocais. Após o exame, ele explicou que a garota tinha um problema numa das cordas vocais e deveria ser operada:
- Operação simples – disse ele. É feita no consultório e a menina pode voltar para casa no mesmo dia. A única recomendação é a seguinte: ela não poderá falar, em hipótese alguma, durante uma semana. Depois disso o caso estará encerrado...
                     Alina Perlman


(0,5 cada-1,0) 1-Encontre o significado das palavras abaixo no dicionário:
a)Falatório:
B)Revezar:

(0,5) 2- Responda de acordo com o texto:
a) Cecília deixava os pais tontos. O que é que a menina fazia para deixar seus pais assim?


(0,5) 3-Releia a frase:

Na escola, a professora ficava maluca. 
     
a)    Por que a professora de Cecília ficava maluca?
 Marque com um X a resposta que indica a razão para a professora ficar assim:

(   ) A professora ficava maluca porque Cecília brigava com suas amigas no recreio todos os dias;
(   ) A professora ficava maluca porque Cecília era uma torneirinha aberta, isto é, chorava sem parar;
(   ) A professora ficava maluca porque Cecília perguntava, respondia, contava e falava sem parar;
(   ) A professora ficava maluca porque Cecília brincava com sua boneca Suzi durante as aulas.


(0,5 cada-2,0) 4-
a)As colegas de Cecília não se incomodavam com o falatório da menina.
 Essa afirmativa é falsa ou verdadeira? Copie  uma parte do texto que comprove a sua resposta.

b) A boneca Suzi era a companheira preferida de Cecília.

Por que Cecília preferia ficar em companhia da boneca? (Cite três motivos):

  “Um dia, porém, Cecília começou a ficar rouca.”

c) O que a mãe fez para tentar resolver esse problema de Cecília?
d) Após o exame com o especialista, o médico descobriu qual era o problema de Cecília.
Qual era o problema da menina?

(0,5 cada-1,0) 5-Reescreva as frases abaixo ,acrescentando aos substantivos destacados ,um adjetivo.

a)O médico receitou  um remédio para Cecília.

b)Na escola , a professora ficava maluca com tantas perguntas da menina.

(0,5 cada-1,5) 6-Complete as frases com substantivos derivados:
a)Encontrei lindos papéis de carta na ______________________

b)Cecília retirou  a chave do ________________________

c)Antes de colocar a porta,o pedreiro colocou o ______________

d)Quantas laranjas maduras!A ___________________,de tão carregada,curvou-se.


(1,5)7 -Leia  a frase abaixo  e copie todos  os adjetivos :
a)”Cecília: simpática, alegre, inteligente,legal. Mas como falava! Muito. As colegas a adoravam: era amiga, companheira, generosa”.


(0,5 cada-2,0) 8- Complete as frases abaixo com :por que,por quê,porque e porquê:

a)_______________Cecília falava tanto?

b)___________________tinha um problema ,numa das cordas vocais.

c)O médico soube explicar o _______________ de tanta falação.

d)A menina começou a ficar rouca______________?

                                                               Atividade de Rosania Rosa


5 comentários:

  1. muito leagal seu blog!!!!!!!!!!!!! parabéns me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  2. profª Helena sou professora do 4º ano e 3º ano,gostaria de algumas sugestões de avaliações.

    ResponderExcluir
  3. esqueci de passar meu email
    lizianekristine1@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adori o seu blog!!! Obrigada, me ajudou com a minha turminha.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!