Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 7 de março de 2011

A flor e o passarinho


Nem a mais leve nuvem cobria o seu muito azul naquela manhã. Uma pequenina flor, mimosa e delicada, abria suas pétalas da mesma cor do céu. Exclamou admirada:
– Que lindo dia!
Tinha razão a florzinha. Era um belo dia de primavera. Os pássaros voavam e as abelhas zuniam por sobre as plantas floridas. A florzinha sentiu-se feliz por ter nascido em tão festiva época do ano. De repente arregalou os olhinhos espantada; piscou e tornou a olhar. Parecia-lhe que uma flor vinha voando como os passarinhos. Suas cores brilhavam ao Sol. Era um beija-flor que, de leve, beijava as flores. Rapidamente ele chegou até a florzinha azul, deu-lhe um beijo delicado com o seu longo bico e, antes que ela voltasse a si do espanto, o passarinho sumiu ao longe.
Nisto a Brisa Leve, que passava pelo campo, agitou suas pétalas e ela, por um instante, pensou que ia voar como o delicado colibri. Quis seguir a Brisa, mas sua haste prendeu-a.
A flor, que até aquele momento se sentia tão feliz, chorou a sorte que a obrigava a viver presa sempre no mesmo lugar.
“A Brisa e a Flor” – Isa R. Azevedo
Editora do Brasil S/A


ENTENDIMENTO DO TEXTO
1 – Marque a alternativa correta:
Naquela manhã, o céu estava:

(      ) nublado
(      ) muito claro
(      ) muito azul

2 – Marque com um X a alternativa correta:
a) A florzinha se espantou por que:
(      ) viu um passarinho voando.
(      ) o passarinho beijou-a.
(      ) pensou que uma flor voava.
b) A florzinha julgou que também voaria por que:
(      )  o vento agitou suas pétalas.
(      ) ela era da cor do pássaro.
(      ) ela desejava muito voar
3 – Que aconteceu, naquela manhã?
                                                                                                                                                                               
4 – De que cor era a florzinha?
                                                                                                                                                                               

5 – Responda:
a) Em que época do ano se passou o fato narrado?
                                                                                                                                                                               
b) Por que a autora denominou a época de festiva?
                                                                                                                                                                               
6 – Por que a flor se sentiu infeliz?
                                                                                                                                                                               
ATIVIDADES
1 – Marque com um X o sinônimo de cada palavra:
a)   mimosa
(        ) delicada
(        ) perfumada
(        ) dengosa
b)   delicada
(        ) suave
(        ) fina
(        ) educada
c)   sumiu
(        ) fugiu
(        ) saiu
(        ) desapareceu
d)   obrigava
(        ) forçava
(        ) mandava
(        ) exigia
e)   brisa
(        ) aroma
(        ) aragem
(        ) perfume
f)    longo
(        ) fino
(        )comprido
(        ) enorme

2 – Ao lado de cada palavra escreva um antônimo:

feliz –                                   
cobria –                                
longo –                                 
leve –                                   
muito –                                 
sumiu –                               
presa –                                 
abria –                                  
grande                              

3 – Observe:
Plantas floridas – com flores
Época festiva – de festa
Manha primaveril –                                               
Luz solar –                                                  
Azul celeste –                                                        
Tarde outonal –                                                     
Flor aquática –                                                       
Animal marinho –                                     
Manhã ensolarada –                                            
Veículo espacial–                                      
4 – Passe para o plural:
o colar azul –                                                         
o tambor vermelho –                                            
o cartaz amarelo –                                     
a luz brilhante –                                                    
o rapaz inteligente –                                             
a colher dura –                                                      
o lugar vazio –                                                       
a flor azul –                                                 
a noz macia –                                                        
5 – Observe: “Era um beija-flor”. O sinal que liga elementos de palavras compostas chama-se hífen (-). Coloque o hífen (-) nas palavras abaixo, se necessário.
para lama
para brisa
para quedas
super homem
super humano
para quedista
vice diretor
guarda roupa
arco íris
bem te vi
joao de barro
peixe espada
amor perfeito
recém nascido
vaga lume
mal educado
segunda feira
terça feira
quarta feira
quinta feira
sexta feira
6 – Observe: pétalas – pé é a sílaba pronunciada com mais força, é a sílaba tônica da palavra. Acentue e marque as sílabas tônicas das palavras abaixo:
silabas
lampada
palido
arvore
limpido
medico
passaro
pantano
eletrico
magico
quilometro
rapido
ginastica
perola
oculos
tonica
relampago
7 – Faça o que eu fiz:
Que dia lindo! - É um lindo dia.
a) Que flor mimosa! –                                                                                                                                         
b) Que pássaro bonito! –                                                                                                                        
c) Que jardim florido! –                                                                                                                           
d) Que tarde agradável! –                                                                                                                      

8 – Faça uma frase exclamativa com cada palavra:
primavera
                                                                                                                                                                               
brisa
                                                                                                         

2 comentários:

  1. Helena, que maravilha!!!!!!! Finalmente um blog voltado para terceiro e quarto ano. Parabéns!!! Muito obrigada. Adorei as atividades.]
    Maria Teresa / Itapira sp

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!