Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Avaliação


01. No segundo quadrinho, Cebolinha diz: ... vou dar um jeito nisso! Qual foi o jeito dado?
 (A) Tirou com as mãos as pulgas do Floquinho.
(B) Levou Floquinho ao veterinário.
(C) Passou inseticida no Floquinho.
(D) Deu banho no Floquinho.


02. O que aconteceu com as pulgas de Floquinho?

(A) Se esconderam do Cebolinha.
(B) Foram parar no corpo do Cebolinha.
(C) Morreram com o uso do secador.
(D) Continuaram no Floquinho.


03. No nono quadrinho, a expressão do Cebolinha indica que ficou

(A) bravo com o Floquinho.
(B) feliz por ter acabado com as pulgas.
(C) irritado porque sentiu as picadas das pulgas.
(D) amedrontado com tantas pulgas.


04. No sétimo quadrinho Cebolinha diz .
A expressão AHA! indica

(A) surpresa.
(B) dor.
(C) dúvida.
(D) certeza.


 A formiga e a Pomba

Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
Autor: Esopo


Moral da História: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.
(A formiga e pomba www.contandohistoria.com/formiga.html)

05. Este texto é uma fábula porque apresenta características como

(A) humor e seres encantados.
(B) instruções e imagens.
(C) tabelas e informações científicas.
(D) animais como personagens e moral da história.

06. O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra sublinhada refere-se a

(A) grama.
(B) água.
(C) folha.
(D) formiga.
07. A formiga se salvou da correnteza porque

(A) o rio parou de correr.
(B) o caçador a tirou de dentro do rio.
(C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
(D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
08. A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que

(A) se debatia na correnteza.
(B) alcançou a terra.
(C) se escondia atrás de uma árvore.
(D) foi presa pela rede do caçador.
09. No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com

(A) fome.
(B) frio.
(C) sede.
(D) calor.
10. "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica

(A) a moral da história.
(B) que a história acabou.
(C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.
(D) que foi o caçador de pássaros quem falou.


Profª. Winnie Vanessa Pereira Araújo

2 comentários:

  1. Adorei seu blog.
    Parabéns
    Dalva

    ResponderExcluir
  2. Adorei as atividades, mas não entendi a questão nº 2 do texto " A formiga e a Pomba".

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!