Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A primeira reunião dos Esqueletos

            O Pedro tirou o nosso diário secreto da sacola e passou pra mim, dentro do caderno de Ciências.
            Assim que o professor Dino virou de costas e começou a desenhar o APARELHO DIGESTÓRIO com giz colorido na lousa, eu escrevi um bilhete que dizia assim:
            A primeira reunião da turma vai ser no quarto tempo, no segundo espaço, onde o quinto esqueleto perdeu o óculos.
            Assinado Esqueleto 2

            Daí eu dobrei o papel e passei pra Camila por baixo da carteira, sem nem tirar o olho da mão do professor, que estava falando em voz alta:
            - Isto é a BOCA; por aqui a comida entra e desce depois de bem mastigadinha...
            A Camila leu o recado, dobrou o papel depressinha antes que ele visse e passou adiante.
            A parceira da Camila era xereta e abriu o bilhete, mas não entendeu nada porque estava escrito em código.
            Enquanto o Dino desenhava o ESTÔMAGO na lousa, o bilhete foi andando de mão em mão até chegar no Luís, que logo compreendeu. Ele era o quinto esqueleto e tinha perdido os óculos na biblioteca, que fica no segundo andar.
            A Camila sabia disso e o Daniel também.
            Os três olharam para mim e fizeram o “sinal da caveira” (dois dedos da mão esquerda estendidos formando um V) respondendo que sim, que tinham entendido.
            O quarto tempo era o intervalo da penúltima aula, que ia ser grande porque a professora de Geografia do terceiro ano – a dona Lalá – estava com catapora e ainda estava se coçando toda.
            O professora Dino (Dinossauro para os íntimos) já tinha misturado o BOLO ALIMENTAR com o SUCO GÁSTRICO e estava levando aquela estrumela toda para o INTESTINO DELGADO, quando o bilhete chegou finalmente na mão do Pedrinho.
            Foi aí que o INTESTINO engrossou e o sino bateu.
            O Dino pegou as coisas dele e falou:
            - Continuamos na próxima aula.
- E o que a gente faz com  o BOLO ALIMENTAR até a semana que vem, hein, professor? – o Luís perguntou e a classe caiu na risada.
            O Dino fingiu que não tinha ouvido e saiu depressinha!
            Lá fora estava ameaçando uma tremenda tempestade com raios e relâmpagos e tinha gente ali dentro que morria de medo de trovão. Mas ninguém sabia ainda que aquele dia ia ser diferente dos outros; pelo menos para o nosso grupo, que esperava ansiosamente a primeira reunião do Clube do Esqueleto.
            É que uma nova e arrepiante aventura estava para acontecer.

Stella Carr. Clube do Esqueleto.
São Paulo, Editora Melhoramentos

1. Este é um texto completo (com começo,meio e fim).
(         ) certo             (       ) errado

2. O fato se passa em plena aula de:
(         ) História                   (        ) Português
(         ) Geografia               (         ) Educação Física
(         ) Ciências                 (         ) Matemática

3. A aula do professor Dino explicava o aparelho  digestório. Por que a turma riu quando o Luís perguntou o que fazer com o bolo alimentar até a semana seguinte?


2 comentários:

  1. que legal esse blog!!!!!!!!!!!!!!adorei!

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  2. adorei o seu blog muito útil para mim que leciono com as turmas do 4° e 5° anos. Obrigada adorei tudo.

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