Era uma vez um cão, que ia atravessando um rio. Levava na boca um suculento pedaço de carne. Porém, viu na água do rio a sombra da carne, que era muito maior.
Prontamente ele largou seu pedaço de carne e mergulhou no rio para pegar o maior.
Nadou, nadou e não achou nada, e ainda perdeu o pedaço que levava.
Moral da história: Nunca deixes o certo pelo duvidoso. De todas as fraquezas humanas, a cobiça é a mais comum, e é todavia a mais castigada.
Fábula de Esopo
01- O personagem principal da história é:
A) o cão;
B) a carne;
C) o rio;
D) a cobiça.
02 - Há uma marca temporal que nos indica
quando o fato aconteceu. Assinale essa
marca.
A) porém;
B) era uma vez;
C) todavia;
D) prontamente.
03 – Podemos afirmar, observando os verbos,
que a história está escrita no:
A) presente;
B) passado;
C) futuro;
D) nenhuma das alternativas.
04 – Que motivo levou o cão a deixar seu
pedaço de carne e se jogar na água em busca
de outro pedaço?
A) queria dar um mergulho;
B) achou que sua carne estava grande e quis
pegar uma menor;
C) viu na água o retrato de um cão amigo;
D) a gula e a cobiça.
05 – Assinale a alternativa onde todos os
verbos estejam no passado.
A) mergulhou, nadou, achou;
B) pedaço, carne, rio;
C) cão, ele, fraquezas;
D) duvidoso, história, suculento.
06 – Há no texto adjetivos, ou seja, palavras
que exercem a função de atribuir qualidades
boas ou ruins. Assinale a alternativa que
contém apenas qualidades.
A) pedaço, cobiça, fraqueza;
B) suculento, maior, duvidoso;
C) cão, levava, atravessando;
D) duvidoso, história, rio.
deixes o certo pelo duvidoso.” Que outro
ditado popular poderia substituir o da
história? Assinale a alternativa correta.
A) Mais vale um pássaro na mão do que dois
voando;
B) Antes pingar do que secar;
C) Quem tudo quer tudo perde;
D) Todas as alternativas estão corretas.
08 – O texto lido possui:
A) personagem;
B) espaço (lugar onde acontece o fato);
C) conflito (motivo que desencadeia a história,
caracterizando-a como narrativa);
D) Todas as alternativas estão corretas.
09 – Podemos afirmar que o conflito, o
problema que desencadeia toda a narrativa é:
A) a carne suculenta que o cão tinha;
B) a gulodice, o desejo de conseguir um pedaço
maior de carne;
C) o cão estava com calor e quis dar um
mergulho;
D) o desejo de perder tudo que tinha.
10 – Observe os pares de antônimos que há no
texto. Assinale a alternativa correta.
A) perdeu – achou;
B) maior – menor;
C) certo – duvidoso;
D) Todas as alternativas estão corretas.
11 – “... Nadou, nadou e não achou nada, e
ainda perdeu o pedaço que levava...” Esse
trecho do texto expressa:
A) desânimo;
B) alegria;
C) fracasso;
D) As alternativas A e C estão corretas.
12 – “Cobiça” significa:
A) desejar;
B) mentir;
C) enganar;
D) respeitar.
Atividade enviada por Amanda Cangussu para Profesosores Solidários.
Amei essa atividade, porque ela ajuda a preparar nosso aluno para as avaliações diagnósticas do estado,para a prova do SAEGO e para a prova Brasil.
ResponderExcluirHelena, você é uma luz no meu caminho de educadora! Pessoa generosa como você serve de exemplo para todos nós. Obrigada!!
ResponderExcluirEstou em dúvida sobre a questão número 2, Qual é a resposta correta?
ResponderExcluirSou professora do 5º ano e hoje Coordenadora. Sempre gostei deste texto. Estava procurando para repassar às colegas o e encontrei-o com as atividades. Achei ótimo. Parabéns, professora.
ResponderExcluirQuero saber a resposta da número 3
ResponderExcluirQuantos paragrafo tem esse texto
ResponderExcluirQue palavra utiliza para indicar quantidade
ResponderExcluirOs símbolos da história
Excluir