Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Meu Pai


Meu pai é maior que o Frankenstein Júnior.
            Ele é mais forte que o Super-homem.
            Mais bonito que o Tarzan. Ele me defende quando minha mãe quer me bater.
                                                                                         Josiel Belo da Cruz.

            Meu pai é gordo e tem quase todos os cabelos brancos. Todos os mus problemas eu conto para ele e ele resolve com muita paciência e calma me ensinando a viver bem. É como o rádio. Sempre informando melhor.

                                                                                     Maria Gioconda Tonetti

            A professora perguntou:
-       Quem não tem pai nesta classe?
Aí um menino meu colega falou:
-       Eu não tenho pai.
Eu falei a ele:
-       Não fique triste, você tem também um pai.
-       Quem?
Eu respondi:
-       Deus.
Márcio do Nascimento Miele. 9 anos.

            No dia dos pais a gente pega e compra um presente para ele com o dinheiro dele mesmo. Não é engraçado?
            Zina Maciel. 10 anos.

            Meu pai é rormântico e é um homem de muita coragem que já matou uma barata bem grande. A doença do meu pai é que quando ele bebe fica com os olhos vermelhos. Meu pai tem 42 anos. Ele é muito engraçado, é um homem que nos dá alegria. Meu pai gosta de todos os filhos, mas gosta mais da minha irmã menor, não sei por quê. Mas eu gosto dele, afinal é o meu amigo. O meu amigão.
Maria Teresa Cunha. 10 anos.

            Meu pai saía todo dia, ele estava desempregado, e nada de arranjar emprego. Aí um amigo chegou e falou para ele que no Paraná estava cheio de serviço. Para não nos faltar nada, ele foi embora. Até receber uma carta da minha mãe que dizia: estamos com muitos problemas, sofrendo e com saudades. Então meu pai voltou e nunca mais vai nos deixar. É melhor a gente ficar sem dinheiro mas não se separar.
Adriana do Prado. 11 anos.


Vamos entender o texto

1)    Em qual dos textos, o pai é apresentado como um herói?

2)    Em que texto, o autor afirma que a presença do pai é a coisa mais importante? Transcreva o trecho do texto que comprove sua resposta.

3)    Maria Teresa Cunha fala das qualidades positivas e negativas do pai. Cite-as.
Qualidades positivas : _____________________________
Qualidades negativas: ____________________________

4)    Há um texto em que o autor mostra que o pai é ao mesmo tempo um confidente e um orientador. Que texto é esse? Justifique com passagens do texto.

5)    Se você fosse o Márcio do Nascimento Miele, o que diria para o menino que não tem pai?

6)    Você concorda com Adriana do Prado: “È melhor a gente ficar sem dinheiro mas não se separar? Por quê?

Atividade enviada por Susana Felix para Professores Solidários.

4 comentários:

  1. Oi, Helena!
    Gostei muito do texto Meu pai. Trabalharei com minha turma.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Oi. Achei muito interessante esses textos. Vou trabalhar todos. Obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!