Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Desperdício de alimentos



           Notícia publicada no site da ONG Apoio Fome Zero afirma que o Brasil lidera o ranking mundial de desperdício de alimentos. O país, que tem 44 milhões de pessoas passando fome, joga fora mais da metade do alimento que produz.
            Se o enorme desperdício fosse combatido e a comida mais bem distribuída, a quantidade de alimentos produzida seria suficiente para todos.
            É claro que o fim da tragédia da fome e da subnutrição só virá com profundas alterações na ordem social e econômica dos países, com a geração de mais empregos e com melhor distribuição de renda. No entanto, algumas ações  podem diminuir o problema e contribuir para que milhões de pessoas tenham o que comer. O combate do desperdício é uma delas.
            O jeito mais simples de combater o desperdício de alimentos é em casa, no dia-a-dia da cozinha. Se uma família de consumidores conscientes se alimenta com planejamento e equilíbrio, compondo o cardápio da semana e utilizando partes dos alimentos que antes não entravam nas receitas, ela reduzirá consideravelmente as perdas em frutas, verduras, legumes, grãos, carnes e laticínios.
            Se o Brasil combatesse o desperdício, haveria mais alimentos no mercado e, conseqüentemente  , o preço cairia, fazendo com que mais pessoas pudessem comprar comida.

                                                                          Retirado do site: www.akatu.org.br


Leia o texto e responda às perguntas abaixo:

  1. Onde está notícia foi publicada e qual é o assunto do texto lido?
  1. No Brasil, quantas pessoas passam fome? Qual a grande incoerência que podemos extrair da notícia?
  1. De que forma pode-se acabar com a tragédia da fome e da subnutrição?
  1. No dia-a-dia, se combatermos o desperdício de alimentos, o que aconteceria?
5.    Por que , no Brasil, na sua opinião, a quantidade de alimentos produzida não é suficiente para todos ?

  1. O que você pode fazer para mudar essa situação?

5 comentários:

  1. Que texto interessante. Vou passar para minha turma. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse tema. Vou trabalhar com a turma do 5º ano na disciplina de PLE ( Prática de Leitura e Escrita). Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. No Brasil contas pessoas passam fome ? Qual a grande incoerência que podemos extrair da noticia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!