Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Como é feito o soro antiofídico


Este é um bom exemplo de como podem ser obtidos anticorpos prontos, que servem para curar, e não para prevenir como fazem as vacinas.
Para produzir soro antiofídico, injeta-se num cavalo um pouco de veneno de jararaca, por exemplo, que é uma cobra peçonhenta. O cavalo não morre, pois a quantidade de veneno inoculada é muito pequena. Entretanto, seu organismo identifica o antígeno contido no veneno e produz lentamente anticorpos específicos contra ele.
Algum tempo depois, injetam-se no cavalo doses maiores do mesmo veneno. Seu organismo reage produzindo quantidades ainda maiores de anticorpos. Por fim, retira-se uma certa quantidade de seu sangue, do qual são separadas as células. Restara uma parte líquida, que contém anticorpos contra o veneno da jararaca produzido pelo cavalo.
Tais anticorpos podem, então ser injetadas numa pessoa que tenha sofrido uma picada.A cura se processará rapidamente.
Ciência hoje



1) Qual a diferença entre soro e vacina?
2) Qual o processo para produção do soro antiofídico?
3) Por que o cavalo não morre quando o veneno é injetado no seu organismo?
4) Caso você seja mordido(a) por uma cobra, qual o procedimento que deverá ser utilizado?
5) A produção do soro antiofídico foi um invento importante para a humanidade? Explique o porquê.

6 comentários:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!