Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Minhoquinha Dorminhoca


A minhoquinha Larissa morava num belo jardim, cheio de flores.
Sua casa ficava no pé da roseira azul, e era muito arrumadinha.
No inverno fez tanto frio, mas tanto frio, que a minhoquinha fechou as portas e as janelas da casa e foi pra caminha.
Se cobriu com todos os cobertores que tinha, e ficou tão quentinha, mas tão quentinha, que acabou dormindo o inverno inteiro.
Foi-se o inverno e veio a primavera. As flores do jardim se abriram para o sol e a vida ficou mais feliz. As abelhas vieram colher o pólen das flores. As formigas saíram do formigueiro para pegar folhas verdinhas. Os passarinhos cantavam nas árvores e faziam seus ninhos.
Foi quando Titi, o beija-flor, sentiu falta da minhoquinha.
- Onde está a Larissa? – perguntou ele.
Mas ninguém tinha visto ainda a minhoquinha nessa primavera.
Titi foi até a casa dela e viu portas e janelas fechadas.
Então Titi teve uma idéia: fazer uma serenata para acordar a minhoquinha.
Combinou tudo com os amigos do jardim. O grilo trouxe o violino. A borboleta trouxe a trombeta. O castor trouxe o tambor. E o beija-flor cantou uma linda música.
A minhoquinha acordou, se espreguiçou, saiu da cama e foi ver o que era aquilo. Quando abriu a janela o sol entrou em sua casa e ela pode ouvir a linda cantoria da primavera.

                                                                                     Emílio Carlos


1-    QUAL É O NOME DA MINHOQUINHA?

2-    ONDE ELA MORAVA?

3-    O QUE ACONTECEU NO INVERNO?

4-    O QUE A MINHOQUINHA FEZ?

      5-    QUEM SENTIU A FALTA DA MINHOQUINHA?

6- O QUE ELE FEZ?

7-QUAL FOI SUA IDÉIA?

8- E O QUE FEZ O BEIJA –FLOR?

Atividade enviada por Valéria Morgana para Professores Solidários.

3 comentários:

  1. Pode estar certa de que este texto irá me ajudar muito em minha próxima aula. Parabéns pela iniciativa, professora.

    ResponderExcluir
  2. Vânia, fico feliz que o blog esteja sendo útil para você. Apareça sempre que precisar...beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. minha prof passo esse texto e meu ome e larissa ai tudos riran de mim ate eu ♥

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!