Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 11 de dezembro de 2010

A Porta

 
Sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão

Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Eu fecho tudo no mundo
Só vivo aberta no céu!

Fonte: Vinícius de Moraes. “A Arca de Noé” - Companhia das Letras.

 

QUESTÕES:

1. Releia o trecho abaixo:

Sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta

 

No texto, a porta é considerada como uma coisa viva por que:

a. (   ) é feita de madeira.

b. (   )  fecha tudo no mundo.

c. (   ) está sempre se abrindo para passar tudo no mundo.

d. (   ) fecha a frente da casa.

 

1.    Leia novamente  o trecho abaixo:

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho.

 

A porta abre-se devagarinho para passar o menininho por que:

a. (   ) quer que ele passe rápido.

b. (   ) tem cuidado com ele que é pequeno.

c. (   ) quer que ele passe de supetão.

d. (   ) quer que ele passe sempre por ela.


3.  No trecho abaixo:
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira

A palavra em negrito significa que a porta abre-se com:

a. (   ) prazer.

b. (   ) medo.

c. (   ) raiva.

d. (   ) sono.

 

11 comentários:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!