Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Por que as aves não têm dentes?

    
“Nem quando a galinha criar dentes!” Já ouviu esta frase? Ela é usada para expressar algo absurdo. Quando pronunciada, fica bem claro que o fato nunca vai acontecer. É uma frase bem bolada, porque as aves jamais criarão dentes. Sabe por quê?
Na verdade, as aves de hoje é que não têm dentes. Elas perderam os dentes ao longo da evolução, que é o processo de modificação das espécies ao longo do tempo. Mas seus ancestrais – pequenos dinossauros corredores, aparentados ao Tyrannosaurus rex, e grande parte das espécies de aves já extintas, como o Archaeopteryx lithographica, a ave mais antiga de que se tem notícia – tinham dentes.
E por que as aves perderam os dentes? Elas têm bicos que têm a função de capturar o alimento. Dependendo da ave e do seu cardápio, o bico tem diferentes formas. Nas aves comedoras de grãos, como os curiós, o bico é grosso para poder quebrar as sementes; nas comedoras de insetos, como os bem-te-vis, ele é chato e rodeado de grandes bigodes, que ajudam a encurralar os insetos; nas carnívoras, como os gaviões, os bicos são cortadores, para arrancar pedaços de carne de outros animais; finalmente, nas piscívoras, como as graças, os bicos têm forma de lança para capturar peixes.
Os mais curiosos devem estar se perguntando: e como as aves mastigam o alimento sem ter dentes? Anotem, então! Elas têm um estômago que substitui o trabalho dos dentes. Em geral, o estômago das aves é dividido em duas partes. A primeira é o estômago químico, onde a comida recebe uma grande quantidade de ácidos chamados de enzimas digestivas, que começam a dissolver os alimentos. De lá, o alimento passa para a moela, que é cheia de músculos fortes, capazes de triturar tudo o que a ave come, substituindo o mastigar dos dentes.
Assim, só nos resta uma conclusão: as aves não têm dentes porque elas têm a moela! Mas as perguntas nunca acabam: quer dizer que tudo o que é inútil desaparece ao longo da evolução? Ou tudo que desapareceu era inútil quando existia? As respostas, se é que elas existem, são temas para outro dia de conversa!


Marcos Raposo e Renata Stopiglia.
Setor de Ornitologia–
Museu Nacional/UFRJ

Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças - maio de 2004.

QUESTÕES:

1.    Releia o seguinte trecho do texto:

”Nem quando a galinha criar dentes!” Já ouviu esta frase? Ela é usada para expressar algo absurdo. Quando pronunciada, fica claro que o fato nunca vai acontecer. É uma frase bem bolada, porque as aves jamais criarão dentes”“.

A expressão “bem bolada” quer dizer:

a. (   ) como uma bola.
b. (   ) bem pensada.
c. (   ) embolada.
d. (   ) mal formulada.

2.    De acordo com o texto, o que significa “evolução”?
           
3.    As aves já tiveram dentes algum dia?  Assinale a opção que responde a esta questão:

a. (   ) Sim, seus ancestrais tinham dentes.
b. (   ) Não, as aves nunca tiveram dentes.

4.    De acordo com o texto, a forma do bico das aves depende do alimento do qual elas se alimentam. Complete o quadro a seguir, com a forma do bico das aves:

AVE
ALIMENTAÇÃO
FORMA DO BICO
curiós
grãos

bem-te-vis
insetos

gaviões
carnes

garças
peixes


5.    Releia esse trecho do texto: “Assim, só nos resta uma conclusão: as aves não têm dentes porque elas têm a moela!” e explique-o.

6.    Você indicaria esse texto para uma pessoa que:

a. (    ) gosta de ler histórias com animais.
b. (    ) quer saber notícias sobre as diferentes aves existentes no mundo.
c. (    ) está pesquisando sobre as características das aves.
d. (    ) quer conhecer uma lenda sobre os pássaros .

2 comentários:

  1. Muito bom !!!!!!!!!!!!!!! Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, muito obrigada pela a ajuda...Espero que você esteja sempre postando coisas interessantes como está...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!