Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Notícia


D4     esporte      QUARTA-FEIRA, 3 DE OUTUBRO DE 2007             FOLHA DE S.PAULO

Morre aos 75, pioneiro da natação
Tetsuo Okamoto foi o 1º nadador brasileiro a conquistar o pódio olímpico, com bronze em 1952


Especialista na prova mais longa da modalidade se inspirou em ídolos do Japão para subir bruscamente seu volume de treinamento

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

     Tetsuo Okamoto costumava “cantar” enquanto nadava para evitar o tédio dos treinos na piscina do Yara Clube de Marília, no interior de São Paulo.

Como nadava muito, cerca de 10 mil [metros] por dia, ficaria cansado de contar os azulejos da piscina”.
Tetsuo Okamoto
Primeiro nadador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica.

     E foi preciso muita “cantoria” para que ele conquistasse a primeira medalha olímpica do Brasil nas piscinas. Especialista na prova mais longa da natação, Okamoto foi bronze nos 1.500m livre em Helsinque-52.
     Agora a piscina do Yara, onde ele costumava nadar nos finais de semana, vai ficar mais “silenciosa”. Okamoto morreu na madrugada de ontem, aos 75 anos, de insuficiência respiratória e cardíaca. Com problemas nos rins, ele fazia hemodiálise freqüentemente.
     Nascido em Marília (SP), Okamoto começou a nadar como tratamento da asma e logo viu que os campeonatos poderiam proporcionar viagens. Nessa época, seus treinos se resumiam, a 2.000 metros diários.
     Em 1949, sua preparação sofreu uma transformação.
     Uma equipe japonesa fez uma excursão pelo Brasil e passou por Marília. Com resultados excelentes, inclusive com vitórias sobre os norte-americanos, eles eram conhecidos como “peixes-voadores”.
     Okamoto ficou fascinado com aqueles nadadores e recebeu uma recomendação: se quisesse bons resultados, teria que treinar muito mais.
     Foi o que fez. Numa época em que a piscina não tinha aquecimento e ele não contava com óculos de natação, Okamoto enfrentava o frio e saía com os olhos ardendo por causa do cloro, mas cumpria a rotina de nadar 10 mil metros diariamente. “Era fanático”, dizia.
     Os resultados apareceram. No Pan de Buenos Aires-51, Okamoto foi campeão nos 400m e 1.500m livre e vice no revezamento 4x200m livre.
     Com o Brasil ainda de ressaca pela inesperada derrota na final da Copa de futebol no ano anterior, houve festa em Marília, com desfile em carro aberto e feriado municipal, para o primeiro brasileiro campeão panamericano da história.
     Mas a glória maior viria no ano seguinte. Okamoto conquistou o bronze na batida de mão contra o americano James McLane e formou um pódio totalmente “japonês”: o norte-americano Ford Konno, também com ascendência nipônica, foi o campeão, e Shiro Hashizume, medalha de prata.
     Na volta para Marília, mais festa e um novo feriado. A comunidade japonesa comprou um carro para ele, que não aceitou por ser atleta amador.
     A ligação de Okamoto com as raízes era forte. Dono de uma empresa de perfuração de poços artesianos em São Paulo, ele viajava aos finais de semana para o sítio e aproveitava para nadar na piscina que leva seu nome em Marília. Ele também doou todo seu acervo esportivo, incluindo a medalha olímpica, para o clube onde começou.
     A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) decretou luto de três dias.
QUESTÕES

1.    Qual é o assunto da notícia?
2.    Qual o significado do termo “peixes-voadores” utilizado na notícia para caracterizar a equipe japonesa:

a. (   ) uma espécie de peixe que voa.
b. (   ) nome dado a um nadador.
c. (   ) nadadores rápidos.
d. (   ) nome dado ao mascote do “Yara”.

3.    Quais foram os prêmios ganhos pelo nadador Okamoto?
4.    Releia o seguinte trecho da notícia:

“Agora a piscina do Yara, onde ele costumava nadar nos finais de semana, vai ficar mais ‘silenciosa’”

O que este trecho quer dizer:

a. (   ) que as pessoas não vão mais falar perto da piscina.
b. (   ) o nadador não estará lá nadando e cantando.
c. (   ) ninguém irá mais nadar na piscina.
d. (   ) que é proibido cantar na piscina.

5.    Por que o nadador Okamoto começou a nadar?

6.    Releia o seguinte trecho do texto:


E foi preciso muita “cantoria” para que ele conquistasse a primeira medalha olímpica do Brasil nas piscinas.


A quem se refere a palavra grifada? 

Um comentário:

  1. QUERIDOS:
    Vocês tem ideia do quanto nos auxiliam com essas atividades maravilhosas, diferentes e interessantes, e que muito acrescenta ás exigências atuais. PARABÉNS . PARABÉNS. PARABÉNS
    Abraços
    Adriana Cassia Simoes
    dricassia87@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!