Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Narrativa Enigmática


Você lerá dois textos. O primeiro é uma história em forma de narrativa enigmática que não apresenta a solução da trama em questão e o segundo texto trata-se de uma notícia. Leia-os com bastante atenção e, bom trabalho!

  Texto 1

  Título: ____________________________________________________

Situação:

   Um encontro para dicutir sobre novas formas para a lapidação de pedras preciosas, trouxe ao Rio de Janeiro, alguns dos maiores fabricantes e negociantes de jóias do mundo. Um forte esquema de segurança foi montado no Sheraton Hotel, onde estava sendo realizado o congresso e onde a maioria dos participantes estava hospedada. Isso porque muitas pedras preciosas brutas e também diversas jóias valiosas haviam sido trazidas, pois seriam mostradas durante o evento.
   Em cada andar, havia três guardas: um junto aos elevadores, outros junto à entrada de serviço das camareiras. A cada seis horas, os guardas eram trocados, sendo que os andares eram guardados 24 horas por dia.
   Mesmo com todo o esquema de segurança, um enorme diamante bruto, avaliado em R$ 1.000.000,00 foi roubado. O proprietário do diamante, o sr. Frygyes Krúdy, um conhecido negociante de jóias húngaro, aficionado por diamantes, chamou a polícia tão logo entrou no seu apartamento e deu com o armário aberto e desarrumado e o cofre arrombado. Isso aconteceu no final da tarde do primeiro dia do congresso, três dias após sua chegada ao hotel. O sr. Krúdy viajou ao Rio, em companhia de sua mulher, Elizabeth Krúdy, com quem estava casado há cinco anos. Antes do casamento, a sra. Krúdy era uma aspirante a atriz do teatro francês e havia trabalhado alguns anos como figurinista e maquiadora de uma companhia de teatro francesa.
O sr. Krúdy passava por uma grave crise financeira, por causa de alguns investimentos malsucedidos que havia feito nas bolsas de valores asiáticas. Estava endividado e já havia levantado alguns empréstimos em bancos europeus. Como um homem prevenido, o sr. Krúdy havia feito um seguro do diamante no valor de R$ 1.100.000,00, há aproximadamente três meses. Após dois dias de investigação, tudo que a polícia brasileira havia descoberto é que o roubo, possivelmente, aconteceu entre 12:30 e 18:00 do dia em que o dono do diamante fez a denúncia, pois a arrumadeira havia deixado o quarto às 12:30, e o armário no qual ficava o cofre se encontrava fechado. O sr. Krúdy havia deixado o quarto do hotel por volta das 7:30 e a sra. Krúdy por volta das 10:00, sendo que o senhor Krúdy passou o dia inteiro nos eventos do congresso, retornando ao quarto somente às 18:00, e sua mulher passou o dia fazendo compras, retornando somente às 19:00.
Os seguranças de plantão não viram ninguém estranho entrar e um deles relatou apenas que vira uma velha senhora, de quem não se recordava muito bem, tomar o elevador por volta das 14:00.
Um dos guardas da recepção também viu a velha senhora e afirmou ser a primeira e única vez que a vira. A polícia, embora considerasse a velha senhora uma suspeita, não conseguiu saber quem era ela, pois, apesar de terem sua descrição feita pelos dois homens, ninguém sabia informar a identidade da mulher e muito menos seu paradeiro.
A companhia de seguros, devido ao valor que teria de pagar ao sr. Krúdy, resolveu contratar um dos melhores detetives do mundo, o francês Hercule Holmes. Holmes veio ao Brasil, acompanhado de seu fiel assistente, o capitão Watson.
Bastou uma conversa com a polícia, para que Holmes resolvesse o caso.
Informado pela polícia de todos os fatos relativos ao roubo do diamante, Holmes volta com o capitão Watson para o hotel e, refestelando-se na poltrona, acende um charuto e põe-se a fazer considerações sobre o caso:
- Como é possível que a polícia ainda não tenha chegado ao criminoso?
- Como assim, Holmes?
- É porque as pessoas não dão a devida atenção aos detalhes...
- Não vá me dizer que você descobriu o culpado, sem ao menos investigar? – indagou Watson, incrédulo.
   - Meu caro, é elementar. Para que você possa também exercitar sua mente, vou lhe dar alguns elementos, que juntos levarão à resolução deste caso. Pense num motivo. Todo crime tem que ter um motivo. Pense que alguém que rouba um diamante precisa ter alguém para vendê-lo, pois do contrário ficará com uma preciosidade que não lhe valerá nada, ou será pego pela polícia, ao tentar vendê-lo para qualquer um. Isso provavelmente elimina as camareiras e os seguranças do andar. Neste caso, pode ser também que o interesse principal não seja vender, mas receber o prêmio do seguro. Agora, procure lembrar-se da antiga profissão da sra. Krúdy. Depois, pense no local do crime: com toda a vigilância existente, um estranho não poderia entrar, mas poderia sair... Juntou as partes do quebra-cabeça?
- Não. Algumas peças ainda estão soltas, Holmes. Consigo até entender o motivo, mas o que tem a ver a antiga profissão da mulher com isso e o fato de não se poder entrar, mas se poder sair do local do crime?
   - Watson, meu caro, você hoje está um tanto desatento. O motivo, como você já deve ter percebido, foi...

1)    Responda às questões:

a)    Qual o enigma a ser resolvido?

b)    Quem são os prováveis suspeitos do crime? Justifique a sua resposta.

c)    Qual seria um motivo provável para o crime? Justifique a sua resposta.

d)    Levando-se em conta as circunstâncias do crime, como você acha que o roubo pode ter sido realizado? Elabore a sua resposta, baseando-se nas circunstâncias do crime que foram apresentadas.


2)    Invente e escreva um título para a história.
   Depois de retomar ao texto, continue a escrever a história, a partir do último parágrafo, elaborando um desfecho bem criativo e diferente para o caso apresentado. Mas lembre-se: a resolução do caso deve ser coerente com os dados previamente apresentados.

Sua história não pode deixar de ter:

-Coerência com o texto inicial.
-Descrição de quem era(m) o(s) bandido(s),
-No desfecho: Como ele(s) é(são) preso(s) ou surpreendido(s).
-Qual o fim do(s) bandido(s) na história.

     “- Watson, meu caro, você hoje está um pouco desatento. O motivo, como você já deve ter percebido, foi...”


Texto 2

Leia o segundo texto publicado em 11/08/09:                                                                                                                     

Polícia busca ladrões após roubo milionário de jóias em Londres
Homens levaram cerca de R$ 120 milhões em pulseiras, colares e relógios.
Para mídia local, ação foi o maior roubo de jóias da Grã-Bretanha.

Imagem divulgada pela Polícia Metropolitana de Londres mostra os dois homens entrando na loja.

         A polícia da Grã-Bretanha divulgou nesta terça-feira (11) as imagens de dois homens procurados por um dos maiores roubos de jóias do país -um assalto de 40 milhões de libras (cerca de R$ 120 milhões) a uma joalheria de luxo de Londres. A dupla bem vestida entrou na joalheria Graff Jewellers, no sofisticado distrito de Mayfair, na tarde da última quinta-feira, ameaçando funcionários com revólveres e chegando até a fazer uma funcionária refém.
Eles levaram 43 itens entre anéis, pulseiras, colares e relógios estimados no total em 65 milhões de dólares e dispararam um tiro ao deixar o local. A funcionária foi deixada diante da joalheria e ninguém ficou ferido. 
                      http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1263119-5602,00.htmle

1)    As notícias são relatos de fatos. Outros textos, como os textos de suspense, enigma, também nos contam fatos.
Qual seria a diferença entre os fatos e histórias narrados em notícias e em textos  de suspense e/ou enigma?

2)    Observe a pontuação, nos dois textos:

a)    Que sinais de pontuação aparecem na notícia?


b)    Que sinais de pontuação aparecem no texto de enigma?

c)    Explique por que alguns sinais de pontuação que aparecem no texto literário não aparecem no texto de notícia.

3)    Responda:
a)   Em que meio de divulgação os textos foram publicados?

Ø Texto 1
Ø ____________________________        
Ø Texto 2
Ø ____________________________

b)    Observando o meio de divulgação em que cada texto foi publicado e o assunto retratado em cada um deles, é possível imaginar quem seriam os leitores para esses textos.
Quem poderia ser considerado leitor para cada um dos textos? Justifique a sua resposta.

Ø  Textos 1
Ø  Texto 2

4)    Observe o trecho a seguir:

“Um forte esquema de segurança foi montado no Sheraton Hotel, onde estava sendo realizado o congresso e onde a maioria dos participantes estava hospedada. Isso porque muitas pedras preciosas brutas e também diversas jóias valiosas haviam sido trazidas, pois seriam mostradas durante o evento.”

a)    Marque as palavras que são advérbios no trecho.
b)    Que efeito de sentido esses advérbios produz no texto?

17 comentários:

  1. ONDE EU ENCONTRO O FINAL DESSE CASO DO DIAMANTE

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  2. Recebi do grupo e não sei onde você poderá encontrar. Tentei achar no Google e não consegui. Abraços!

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  3. Olá Profª Helena, tudo bem?
    Seu blog é simplesmente excepcional! Parabéns!
    Amei suas atividades e gostaria de pedir sua autorização para postar no meu blog algumas atividades muito interessantes que achei aqui, com os devidos créditos naturalmente.Aproveito para convidá-la para conhecer o meu blog.Aguardo sua resposta.
    Laura Helena

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  4. Laura, fique à vontade para utilizar as atividades. Minha intenção é auxiliar os professores. Qual é o seu blog?
    Beijos

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  5. mt bom ajudou muito!!!

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  6. professora helena eu adorei...
    isabella.

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  7. Foi otimo ter encontrdo seu blog, vai me ajudar muito na sala de aula!!!

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  8. Cadê as respostas???????????????

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  9. Afinal...oqe é narrativa enigmatica???

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