Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mas que mula ...

 

Na barbearia do Nô qualquer coisa nova que se visse era motivo pra começar a fofocaiada , como por exemplo aquela beleza de mula com a qual o Terêncio chegara até a cidade.
- É muito boa a mula - falou o Inacinho , para em seguida acrescentar com desdém - mas nem se compara mula que tive quando moço .
- Ara , larga mão de falá bobage . Mula iguá essa aí eu nunca por aqui - falou em tom de chacota o Terto.
E os outros também caíram matando em cima do despeito do Inacinho.
O Inacinho embrabeceu e começô a contá:
- Só pa oceis tê uma idéia de como minha mula era boa : dispois que ela morreu eu me desiludí e nem tive mais nenhum animar . Uma vez tava vindo de lá das banda de Patrocínio e percisava pagá uma conta na cidade antes das seis da tarde . Oiei no meu relógio e fartava meia hora pras seis . Além disso tava formano um chuvão , desses que vem vindo e eu num queria me moiá . Intonce esporiei a mula bem por debaxo das costela e ela desembestô corrê , tanto que o chuvão só moiô o rabo dela . Quando entrei na praça da cidade o relógio da matriz batia cinco pras seis . Puxei a rédea e ela se estatelô no chão , com a língua de fora . Como tinha que pagá a conta nem mexi com ela na hora , mas logo depois procurei um veteínário pra vê o que que tinha acontecido com ela . Contei pro veteínário que a mula tinha feito muito esforço pra eu chegá na cidade em tempo . Ele intão oiô bem a mula estendida ali , examinô , examinô e me disse : “Essa mula , Inacinho , já morreu faz mais de meia hora, é que no imbalo que ela tava num deu pra pará .”

                                                                              Eurico Anastácio - Ponta Porã /MS  


QUESTÕES:

a.    (  )  Uma reportagem.
b.    (  )  Um causo.
c.    (  )  Uma poesia.
d.    (  )  Uma biografia.

2.    Na barbearia do Nô qualquer coisa nova que se visse era motivo para:
a. (  )  Fofocaiada.
b. (  )  Admiração.
c. (  )  Inveja.
d. (  )  Tristeza.

3.    De acordo com o texto, a novidade comentada na barbearia era:
a. (  )  A beleza do Terêncio.
b. (  )  O carro novo do Terêncio.
c. (  )  A mula com a qual o Terêncio chegara até a cidade.
d. (  )  O novo corte de cabelo do Terêncio.

4.    Leia o trecho:

É muito boa a mula - falou o Inacinho , para em seguida acrescentar com desdém  - mas nem se compara ca mula que tive quando moço.

A palavra grifada significa:
a. (  )  Vaidade.
b. (  )  Inveja.
c. (  )  Orgulho.
d. (  )  Desprezo.

5.    Leia o trecho:
 - Ara , larga mão de falá bobage . Mula iguá essa aí eu nunca por aqui - falou em tom de chacota o Terto .

A palavra chacota significa:
a. (  )  Bronca, reprimenda.
b. (  )  Brincadeira, zombaria.
c. (  )  Fúria, raiva.
d. (  ) Assombro, espanto.

6.    Leia o trecho:
O Inacinho embrabeceu e começô a contá:
As palavras grifadas no trecho foram ditas pelo:
a.    (  )  Inacinho.
b.    (  ) Narrador.
c.    (  ) Terto.
d.    (  ) Barbeiro.

7.    Releia O trecho:

“Essa mula ,Inacinho,  já morreu faz mais de meia hora, é que no imbalo que ela tava num deu pra pará .”

Repare que há uma frase que se encontra entre duas aspas (“ ”). Quem disse essas palavras foi:
a.    (  )  O narrador.
b.    (  )  O veterinário.
c.    (  )  O Inacinho.
d.    (  )  O Terto.

8. Pela história contada por Inacinho podemos concluir que ele:

a. (  )  Contou um fato verdadeiro.
b. (  )  Aumentou um fato verdadeiro para se gabar.
c. (  )  Inventou um fato para se gabar.
d. (  )  Contou um fato que aconteceu com o irmão dele.

9. Releia o trecho e observe que seis palavras estão grifadas:

- Só pa oceis uma idéia de como minha mula era boa : dispois que ela morreu eu me desiludí e nem tive mais nenhum animar .

a. Escreva abaixo o que o autor quis dizer com cada uma delas:
1- pa  ____________________
2- oceis  __________________
3- tê ______________________
4-  dispois___________________
5-  desiludi ________________
6- animar ________________
b.- Por que você acha que elas foram escritas desta forma?

2 comentários:

  1. Obrigada.. Faltei na aula de portugues e me falara que a prof passou esse texto e essa atividade.!
    Obrigada mesmo.
    Ass: Kamylly

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!