Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Chuva


      
A primeira meia dúzia de pingos de chuva caiu de manso, apesar do escuro que o céu prometia desabar sobre o pedaço da cidade.
            À saída da escola, nos portões abertos para a pequena multidão de alunos alegres com o final das aulas, misturavam-se chuva, gritos, guarda-chuvas, mais gritos, buzinas, olhares, corre-corre.
            Dali, de onde eu estava, escondido sob a laje do pavimento de cima, podia vê-la mexendo na mala escolar, à procura de alguma coisa. Um guarda-chuva, certamente.
            Quando ela viu que ele a olhava, desviou o verde de seus olhos e continuou, embaraçada, procurando o guarda-chuva. Até encontrá-lo.
            Ele foi aproximando dela. Parecia pouco à vontade, mas decidido. Havia tempo ele a paquerava, de longe. Até achava ser correspondido.
            Ela, desajeitada, abriu o guarda-chuva e preparou-se para enfrentar a água que agora caía bem mais forte.
- Vou lá perto de sua casa, me dá uma carona no guarda-chuva?
            O preto dos olhos dele fazendo a pergunta corajosa para os olhos verdes dela, quase vermelhos de vergonha.
            - Se você quiser...
            - Claro que quero. Não trouxe guarda-chuva, e se entrar nessa, molho-me todo.
             - Então vamos.
            O guarda-chuva aberto acolheu os dois. Próximos, emparelhados roçando roupa com roupa, o coração dando pulos de contentamento.
            - Que chuva, né?
            - Inda mais sem esperar!
            Um passo mal dado, uma poça d’água recém-nascida, e os ombros se tocaram num primeiro encontro, quase ingênuo.
             - Desculpe.
             - Não foi nada!
            A chuva aumentou a intensidade. Caía mais forte e escorria, danada e zombeteira, pelas abas do guarda-chuva.
             - Você está se molhando.
             - Você também.
             - Não faz mal. Me dê sua mala, deixe que eu levo. Assim você fica livre para segurar o guarda-chuva.
             - Obrigada.
            Na passagem da mala, dela para ele, as mãos molhadas se tocaram levemente. O coração acelerou o ritmo e o rosto avermelhou-se.
            A chuva ficou mais forte.
             - Estamos nos molhando muito, vamos  parar?
             - Não, chuva é gostoso. Faz bem. É  banho diferente. Lava tudo!
             - Por minha culpa você  está se molhando...
             - Que nada, de qualquer jeito, nessa chuva, eu ficaria molhada... o guarda-chuva é pequeno.
             - É...
            Instintivamente, ele passou o material para a mão direita e pôs seu braço esquerdo sobre o ombro dela.
            - Se a gente se aperta um pouquinho debaixo do guarda-chuva, se molha menos.
             - Acho que sim...
             - O braço puxou o corpo dela para junto do corpo dele. O coração bateu mais depressa, o rosto queimava fogo, os corpos molhados vibravam.
            - Já estou quase chegando. Minha casa é aquela de muro vermelho...
             - Poxa, foi tão rápido...
             Ele estreitou ainda mais o braço molhado. Não sentiu resistência. Ela  soltava sua emoção, esparramada pelo corpo, para o braço do parceiro.
            Apenas o cabo do guarda-chuva separava os dois. Que engraçado!
Em cima, embaixo, por todos os lados, a chuva forte derramava água farta, festejando o encontro juvenil.
             - Posso falar com você outra vez?
              - Na escola?
             - Também.
             Ela tingiu de brilho novo o verde dos olhos e respondeu com voz úmida, porém firme:
            - Pode...
             - Amanhã?
             - Pode...
            Eles selaram o acordo.
            - Faz tempo que eu queria falar com você.
            Ela sorriu e deixou escapar.
             - Eu também.
            A casa de muro vermelho chegou perto deles.
            - Cheguei.
            - Que pena!
             - Você quer ficar com meu guarda-chuva?
             - Não, já estou todo molhado.
            - Leva...
            - Não...
              - ...
             - ...
            O coração a mil, bateria louca de escola de samba em dia de desfile, o corpo molhado, a boca seca, o rosto pegando fogo. Estavam um em frente ao outro, debaixo da chuva forte.
            De onde eu estava protegido pela chuva, vi o guarda-chuva inclinar-se levemente para trás, cobrindo minha visão. Imaginei que essa manobra acidental me impediu de ver um beijo, tamanha foi a pressa com que ela entrou em casa e tamanha a alegria com que enfrentou a chuva, atirando para cima alguns cadernos, pulando poças e esticando braços e pernas numa sintonia encharcada.
            Foi mais ou menos assim que eu vi esse primeiro encontro dos dois. Foi mais ou menos assim que ele me contou.
            Foi assim, sem dúvida, que perdi minha primeira namorada. 
Edson Gabriel Garcia 

Vocabulário 
bateria – conjunto de instrumento de percussão de uma banda ou orquestra.
embaraçar – complicar, atrapalhar, perturbar.
emparelhar – unir, ombrear (ombro a ombro).
instintivo – natural, espontâneo.
juvenil - moço, próprio de jovem, rapaz adolescente.
manobra – executar movimento, dirigir.
paquerar – passear com intenção de namorar, namoricar.
sinfonia – reunião de vozes, de sons, ópera, cantada.
zombeteiro – que faz zombaria, gracejos, chacota, deboche, gozação.

 CONVERSANDO SOBRE O TEXTO

1 - Cite as características psicológicas das personagens do texto.

2 -  O texto não diz claramente, mas podemos perceber que o narrador é narrador-personagem. Comprove isso, copiando uma frase do texto.


3- Assinale as opções onde ocorrem os fatos.
a) (   ) saída da escola;
 b) (   ) na sala de aula;
 c) (   ) na rua indo para a casa dela;
 d) (   ) no portão da casa dela;
 e) (   ) no shopping. 

4 - Observe: “Ela tingiu de brilho novo o verde dos olhos e respondeu com voz tímida, porém firme.” A opção que melhor explica esse sentimento é:
a) (   ) amor;
b) (   ) tristeza;
c) (   ) indiferença, sem prestar atenção a ele. 

5 - No início do texto o autor  diz “A primeira meia dúzia de pingos de chuva caiu de manso”. Com isso, ele afirma:
a. (    ) que contou os pingos da chuva;
b. (    ) que a chuva  ainda estava fraca;
c)  (    ) que a chuva estava muito forte. 

6 -  Em que fase da vida das personagens acontecem os fatos?

7 - Qual é o assunto do texto?

8 - Você acha que já existia alguma coisa ente o menino e a menina? Justifique.

9 - O que ficamos sabendo sobre o narrador, no final da história?

10 - Vamos dar outro título à história. Abaixo apresentamos algumas sugestões. Assinale uma delas e crie outro, diferente desses sugeridos.
a) (   ) A primeira paixão
b) (   ) O flagrante de um encontro
c) (   ) A primeira desilusão amorosa
d) (   ) Aquele guarda-chuva
e) (   ) Um dia inesquecível
f) (   ) ________________________ 



Um comentário:

  1. Tenho 30 anos e li esse texto quando estava na 4ª - 5ª serie já não lembro... Acho que esse foi o primeiro texto realmente surpreendente e emocionante que eu li... Nunca esqueci e principalmente a frase fical... "Foi assim que perdi minha primeira namorada"
    Durante anos busquei esse texto na net... e o mais engraçado a minha professora da 1ª ate a 4ª série chamava Helena... foi uma dupla alegria, achar o texto e ainda postado por uma doce professora Helena.
    OBRIGADA!!!
    nelidamcv@yahoo.com.br

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