Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Caderno Novo


Uma vez eu estava conversando com amigos e a conversa chegou naquele estágio em que só há duas opções: ou ir para casa dormir ou cair na bobagem.
Caímos na bobagem. Afinal é para isso que servem os amigos.
Depois de nos propormos vários desafios do tipo “quem era que melhor gritava de pavor no cinema?”, chegamos a uma daquelas questões definitivas e definidoras. Qual é a melhor sensação do mundo?
As respostas variaram, desde “banho quente” até “acordar cedo, começar a sair da cama e então lembrar que é feriado”, passando, claro, por outras menos publicáveis. Mas aí um amigo disse duas palavras que liquidaram a questão.
- Caderno novo.
Todos concordaram. Não foi preciso nem entrar em detalhe, dizer “a sensação de abrir um caderno novo, no primeiro dia da escola, e alisar com a ponta dos dedos a página vazia, sentindo o volume de todas as páginas vazias por trás dela, aquele mundo de coisas ainda não escritas... E o cheiro do caderno!” Não houve um que não concordasse que nenhuma sensação do mundo se igualava aquela.
O caderno novo também nos provocava uma certa solenidade, lembra? Diante de sua limpeza, fazíamos um juramento silencioso que aquele ano seríamos alunos perfeitos. E realmente caprichávamos ao preencher o caderno novo com cuidado respeitoso. Pelo menos até a quarta ou quinta página, quando então voltávamos a ser os mesmos relaxados do ano anterior.
Mesmo porque aí o caderno não era mais novo.
Luis Fernando Veríssimo.(Revista Veja. São Paulo, abril, 12 out. 1983. n. 788)

Como é bom começar tudo de novo, com tudo novo!
O texto nos conta uma interessante conversa.

1 - Marque com ( X ) as respostas certas :
a) Esta conversa acontece entre...
( ) A professora e o aluno.
( ) Entre amigos.
( ) Entre amigos e o caderno.

b) Releia o texto :

“ (...)mas aí um amigo disse duas palavras que liquidaram a questão:
- Caderno novo.”
O que significa a expressão destacada?
( ) A questão foi iniciada.
( ) Houve dúvida quanto a questão discutida.
( ) A questão foi encerrada, resolvida.

Responda de acordo com o texto:

a) Os amigos chegaram a um acordo sobre o assunto discutido. Para eles, qual é a melhor sensação do mundo ?

b) O caderno novo provocava uma sensação boa e diante dele, faziam um juramento de como seriam neste novo ano. Que juramento era este?

c) E você ? Do que você mais gosta quando as aulas recomeçam?


Um comentário:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!