Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vira – lata, sim senhor!

            Meu nome é Pitoco. Depois desse nome também tive outros : Tostão e Cascau,mas sempre me lembro com saudade do tempo em que meus amigos eram pequenos e me chamavam assim.
            Sou pequeno, vira-lata legítimo, sem pedigree, sem raça definida. Sou vira-lata mesmo, muito mais pela vida errante de cão sem dono que levei do que pelo fato de não ter procedência nobre.
            Sei latir e abanar o rabo, além de brincar e correr atrás de uma bola tão bem como qualquer outro cão. Sei também rosnar só de mentirinha, e é disso que as crianças gostam.
            Sou inteirinho branco, um branco amarelado, que parece sujo. Tenho pêlo curto, focinho comprido e duas grandes orelhas caídas. [...]
            Minha história começou num bairro sossegado, com poucos carros e muitas crianças brincando pelas calçadas. As árvores eram muitas grandes; enchiam o ar com o seu cheiro fresco, além de sombrear e refrescar as ruas quando o sol ficava mais quente.
            Eu vivia numa casa grande, cujos moradores adultos eram: Eufrasina, uma mulher [...] que cozinhava, fazia os serviços domésticos e estava sempre com um lenço amarrado na cabeça; a mãe dos meus amigos, dona Idelma, que era muito bondosa; seu Artur, o pai, que falava grosso e alto, mas gostava muito de mim e sempre me dava uns pedacinhos de cartilagem de frango ou um osso bem gostoso. Eu só não gostava muito quando ele proibia as crianças de me darem doces:
            _ Vai estragar os dentes do cachorro, menino!
            As crianças, meus maiores amigos, eram a Sílvia, de dez anos, e o Carlinhos, de oito. Eram felizes, alegres e irrequietas como todas as crianças. Quando não estavam na escola, os dias passavam muito depressa. Elas brincavam o tempo todo comigo: jogavam bola, escondiam-se e corriam para que eu as perseguisse.
            Embora gostasse muito dos adultos daquela casa, pois eles não se importavam que eu circulasse e dormisse no tapete da sala, além de nunca se esquecerem de mim, as crianças eram toda a minha vida, toda a minha alegria. Acordava pensando nelas e, em alguns raros momentos, tinha vontade de também ser gente para ir à escola e não precisar separar-me dos meus melhores amigos.

                                   Vira-lata,sim senhor! de V.J. Palaoro,Scipione.

Vocabulário

Legítimo : autêntico;genuíno.
Pedigree: registro dos pais e avós dos animais.
Errante: sem destino fixo.
Procedência: origem.
Nobre: ilustre.
Cartilagem: tecido que reveste as articulações do corpo.
Irrequietas: inquietas; agitadas.  


Estudando o texto.

1) Quem conta a história do texto Vira-lata, sim senhor! ? Marque com um X a resposta correta:

(   ) Uma criança.
(   ) Um adulto.
(   ) Um cachorro.

2) Copie do texto o que Pitoco sabia fazer:

3) Descreva a aparência física de Pitoco:

4) Quantas pessoas viviam na casa em que Pitoco morava? Como eles se chamavam?

5) Relacione os personagens do texto às suas características :

Eufrasina                             Mulher muito bondosa; mãe das crianças.
Dona Idelma                         Menina alegre de 10 anos.
Seu Artur                              Cozinhava e fazia os serviços domésticos.
Sílvia                                     Menino irrequieto de 8 anos.
Carlinhos                             Falava grosso e alto; pai das crianças.

6) Por que seu Artur proibia as crianças de darem doces a Pitoco?

7) Que brincadeiras as crianças faziam com Pitoco?

8) Pitoco queria ser gente para poder ir à escola e não precisar se separar de seus amigos. Você já quis ser outra pessoa ou algum animal? Por qual motivo?

                                   Entendendo as palavras

1) Escreva uma frase com cada uma das palavras abaixo:

Legítimo ________________________________
Pedigree ________________________________
Errante ________________________________

2) Complete as frases com o sinônimo das palavras destacadas:

a)    O colecionador não comprou o quadro porque não sabia qual era sua procedência. Ele não quer obras com ________________ desconhecida.
b)    Sou de família nobre. Meu bisavô era um ________________marquês.
c)    Como essas meninas são irrequietas! São mais _____________que os meninos.

3) Encontre no texto o antônimo das palavras abaixo e escreva:

Maldosa __________________________
Fino _____________________________
Devagar __________________________
Inimigos __________________________


3 comentários:

  1. me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra min não ta tudo desorganizado que paragrafo esquisitos não sabe se e um capitulo ou um paragrafo

      Excluir
  2. Obrigado me ajudo com minha prova

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!