Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Feira do livro de Ribeirão Preto é a maior do estado


Feira do livro de Ribeirão Preto é a maior do estado

A 5ª feira nacional do livro de Ribeirão Preto, que começa hoje e vai até o dia 18, deverá reunir cerca de 300 escritores no centro do município do interior paulista. O evento é um dos maiores do país e a meta da organização é repetir os números de 2004: cerca de 290 mil visitantes e venda de 342 mil livros. Como neste ano São Paulo não teve a sua bienal internacional, a feira de Ribeirão Preto, uma das maiores do mundo a céu aberto, torna-se a maior do estado. Um dos destaques deste ano é a presença da escritora Nélida Piñon, a primeira brasileira a ganhar o prêmio Príncipe das Astúrias das Letras. Ela estará no salão de idéias no domingo, dia 11, às 19 horas, no anfiteatro da biblioteca Padre Euclides.
A feira começa oficialmente hoje, às 19 horas, e estará aberta nos demais dias das 9 às 21 horas, nas praças xv de novembro e Carlos Gomes. A patrona deste ano é Lucília Junqueira de Almeida prado e as homenagens serão para o estado de Pernambuco e para a Espanha. A escritora Clarice Lispector, que completaria 85 anos de nascimento este ano, também será homenageada.
O Estado de S. Paulo, São Paulo, 9 set. 2005. Caderno 2, p. D4.

1-  O patrono da 5ª  Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é:
(a) Clarice Lispector.
(b) Carlos Gomes.
(c) Lucília Junqueira de Almeida Prado.
(d) Padre Euclides.

2-  No trecho “o evento é um dos maiores do país”, o termo destacado refere-se:
(a) à Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
(b) à 5ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
(c) ao estado de Pernambuco e à Espanha.
(d) ao prêmio Príncipe das Astúrias das Letras.
 
3- A notícia jornalística apresenta as informações na seguinte ordem:
(a) a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje; a meta da organização é repetir os números de 2004; serão homenageados o estado de Pernambuco e a Espanha.
(b) a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje; serão homenageados o estado de Pernambuco e a Espanha; a meta da organização é repetir os números de 2004.
(c) a meta da organização é repetir os números de 2004; a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje; serão homenageados o estado de Pernambuco e a Espanha.

(d) a meta da organização é repetir os números de 2004; serão homenageados o estado de Pernambuco e a Espanha; a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje.
 
4-  Das alternativas abaixo aquela que indica uma opinião é:
(a) “a feira começa oficialmente hoje, às 19 horas”.
(b) “a 5a Feira deverá reunir cerca de 300 escritores”.
(c) “a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto vai até o dia 18”.
(d) “Nélida Piñon estará no salão de idéias no domingo”. 

5-  Esta notícia foi retirada do jornal:
 (a) Vale Paraibano
(b) Folha de S. Paulo
(c) O Estado de S. Paulo
(d) Gazeta Mercantil




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!