Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Um sapato em cada pé


  Esta é a história de dois pezinhos.
  Um pé esquerdo e um direito. Quem olhava assim rápido nem via muita diferença entre eles. Podia achar que um fosse o reflexo do outro como num espelho, mas eram muito diferentes.
  O esquerdo tinha o dedão mais gordinho e gostava de futebol. O direito morria de cócegas e adorava balé.
  O esquerdo preferia usar tênis.  Já o direito, por ele vivia descalço.
  O esquerdo, muito vaidoso, ficava feliz de unhas cortadas. O direito, mais desleixado, às vezes cheirava chulé.
  Como os pezinhos dependiam de sua dona, viviam fazendo acordos:
  - Tá bom, eu vou para trás na hora do arabesque, lá na aula de balé – dizia o esquerdo. – Mas, no futebol, eu chuto a bola.
  - Legal. – concordava o direito. – Mas, quando a gente estiver dançando, não fique reclamando que a sapatilha aperta.
  Conversavam sempre à noite, quando Mariana, a dona deles, dormia. Assim, podiam se entender melhor.
  Uma noite, Mariana perdeu o sono. Enquanto contava carneirinhos, ouviu uma vozinha dizendo assim:
  - Tomara que amanhã ela ponha meia rosa.
  A menina levou um susto. Levantou a cabeça do travesseiro, a tempo de ouvir o pé direito responder:
  - Ah, não. Gosto mais daquelas de listrinhas azuis.
  Mariana não podia acreditar no que via e ouvia. Os pezinhos continuaram:
  - Esqueceu que amanhã tem aula de futebol? – lembrou o esquerdo. – Ela sempre põe meias cor-de-rosa quando vai jogar.
  - Droga, então vai vestir as chuteiras também. Depois você reclama se eu fico cheirando a chulé.
  - Vou marcar um golaço, duvida? – gabou o esquerdo.
  -  Não, sei que graça você vê em futebol! – suspirou o direito.
  Mariana fez uma cara de quem tinha descoberto a América:
  - Então é por isso que eu chuto melhor com a esquerda!
  Os pezinhos prosseguiram no papo:
  - Não ligue. À tarde, ela vai na aula de dança e ai você fica feliz.
  - Vou fazer a melhor pirueta da minha vida, espere só para ver.
  A menina se surpreendeu mais uma vez:
  - Por isso eu arraso quando fico na ponta do pé direito!
  Comovida, Mariana pensou no esforço que seus pezinhos faziam para se entenderem, apesar das diferenças. Pensou também como seria se todas as pessoas fizessem o mesmo.
  Afundou no travesseiro e dormiu.
  Na manhã seguinte, ela resolveu fazer uma surpresa para os seus pés. No esquerdo, vestiu a meia rosa e a chuteira. No direito, a meia listradinha de azul e a sapatilha. Foi para escola assim, com um pé de cada jeito.
  Quando pisou na sala de aula, seus colegas começaram a caçoar dela. Mariana tentou explicar que seus pés eram diferentes um do outro e que isso não tinha o menor problema. Mas a turma não parava de rir.
  Mariana descobriu como era difícil ser diferente. Só porque não usava sapatos iguais como todo mundo, tinha virado motivo de riso. Morrendo de raiva, ela foi chorar na biblioteca.
  Escondida atrás de uma estante, abaixou-se para ficar mais perto de seus pés. Acariciando ora o esquerdo, ora o direito, e disse:
  - Não liguem para esses bobos. Eu não vou deixar de gostar de vocês só porque são diferentes um do outro.
  Estava nisso quando alguém se aproximou. Mariana olhou pela fresta de uma prateleira e tudo que viu foi dois pés. Um estava calçado com tênis. O outro, com chinelo de praia.
  A menina levantou os olhos, maravilhada. Deu de cara com o Edgar, o novo colega de escola. Ele estendeu-lhe a mão dizendo:
  - Não chore, Mariana. Nenhum PÉ É IGUAL AO OUTRO.
  Foram os dois para o pátio. Ela já nem ligava mais para a zoada dos colegas. Mariana só ficava pensando num jeito de apresentar seus pés aos pés de Edgar.

       Cláudio Fragata. In: Recreio Especial: Era uma vez..., n. 1. São Paulo, Abril


Vocabulário:

arabesque: constitui uma das poses básicas do Ballet Clássico.
gabou: orgulhou-se     
1) “Esta história é sobre dois pezinhos. Um pé esquerdo e um direito. Quem olhava assim rápido nem via muita diferença entre eles. Podia achar que um fosse o reflexo do outro como num espelho, mas eram muito diferentes.”
a) Complete o quadro escrevendo as diferenças que existiam entre os dois pezinhos:

Pé direito
Pé esquerdo












2) “A menina perdeu o sono e levou um susto.”
a) Que fato ocorreu que surpreendeu a menina?
3) “Mariana fez uma cara de quem tinha descoberto a América.”
a) Que grande descoberta ela teve?
b) Esta descoberta deixou Mariana comovida. O que causou este sentimento?
c) Que atitude Mariana tomou no dia seguinte após acordar?
4) O texto mostra que os colegas de Mariana reagiram de maneira errada.
a) Que reação foi essa?
b) Que atitude Mariana tomou diante a reação da turma?
c) Dos itens a seguir, marque com ( x ) aquela que resume melhor a reação dos colegas de Mariana:
(   ) medo
(   ) preconceito
(   ) raiva
(   ) simpatia
5) “ Mariana descobriu como era difícil ser diferente.”
a) O que a fez se sentir diferente de todo mundo?
b) Qual foi sua reação diante desta descoberta?
6) “Mariana olhou pela fresta de uma prateleira e tudo que viu foi dois pés.”
a) O que havia de diferente nesses dois pés vistos por ela?
b) Neste momento o sentimento que invadia Mariana era de:
(   ) tristeza
(   ) alegria
(   ) indignação
7) Edgar, que era o dono dos pés, disse a Mariana:
- Não chore, Mariana. Nenhum PÉ É IGUAL AO OUTRO.

a) Após ouvir esta frase de Edgar, o que fez Mariana?
b) A partir deste momento qual era a preocupação dela?
8) Releia estes trechos do texto:
Tá bom, eu vou para trás na hora do arabesque, lá na aula de balé.”
“Ela já nem ligava mais para a zoada dos colegas.”
Como você redigiria (escreveria) novamente os trechos acima, caso precisasse passá-lo para a língua padrão?
9) “Quando pisou na sala de aula, seus colegas começaram a caçoar dela.”

Esta frase está de acordo com linguagem padrão. Se o autor quisesse usar uma variedade lingüística diferente da língua padrão, que gíria ele poderia usar para substituir a palavra grifada? ___________

10) Marque com ( x ) a sequência correta de diminutivos:
(   ) dedinhos – cozinha – listrinha – blusinha
(   ) listrinha – meiinha – vizinha – cozinha
(   ) listrinhas – dedinhos – carneirinhos – listradinhas
11) “Vou marcar um golaço, duvida? – gabou o esquerdo.”
a) A palavra destacada está no aumentativo ou no diminutivo?
b) Ela apresenta o sentido de:
(    ) orgulho              (   ) raiva                    (    ) afeto

12) O autor deste texto é Cláudio Fragata. Ele
nasceu na cidade de São Paulo.
O adjetivo pátrio que se refere a quem nasce na cidade
de  São Paulo é _____________.

13) Escreva em que tempo estão os verbos destacados nas frases abaixo:
a) A menina levou um susto. Levantou a cabeça do travesseiro.
b) Não chore, Mariana. Nenhum pé é igual ao outro.
14) Retire do texto  2 adjetivos que caracterizam o:
a) pé direito:
b) pé esquerdo:

20 comentários:

  1. n ta a mesma materia de minha escolaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. Que legal agora eu vou poder tira 10 na minha prova por que esse testo ta igual da minha prova . vou falar pro meu amigo acessar isso.

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse testo ainda bem que meu amigo meu falou disso Há o comentário do meu amigo ta alli em sima do meu Hehe ;) Tchau galera

    ResponderExcluir
  4. Uhuu vou tira 10 na minha prova por que meu amigo me aviso desse testo valeu Dani ´-´ =D Tchau galera.

    ResponderExcluir
  5. ai que legal eu trabalhei ess txto

    ResponderExcluir
  6. meu nome e yasmin e minhas amigas sao eduarda e nicole

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom ninguem ta interessado em saber disso

      Excluir
    2. Gostaria que me mandasse as respostas da interpretação de texto.Obrigada. meu email é nini_nininha @yahoo.com.br. 22/8/2014

      Excluir
  7. lincn 23 de abril de 2013, 15:00 horas
    Atuo com o componente curricular de Língua Portuguesa nos anos finais e médio.Gostei demais do blog, principalmente dos textos, que podem ser adaptados, conforme a necessidades dos alunos.
    Muito legal.

    ResponderExcluir
  8. que legal a minha prof tava passando esse texto e nao conseguiu acabar posso copiar aqui ! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. também não deu tempo já tava quase no final da aula !!!!!1 parabéns prof helena

    ResponderExcluir
  10. gostei muito vou tirar 10 na prova

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS GOSTEI MUITO !!

    ResponderExcluir
  12. nossa achei muita coisa legal

    ResponderExcluir
  13. Gostei agora vou poder responder a tarefa de casa

    ResponderExcluir
  14. quantos paragrafos tem e quantas linhas?

    ResponderExcluir
  15. Onde tá a resposta não consigo encontrar

    ResponderExcluir
  16. Eu tou querendo saber a resposta

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!