A professora era gorducha; a maleta também. A Professora era jovem; a maleta era velha, meio estragada, e de um lado tinha o desenho de um garoto e uma garota de mãos dadas, vestindo igual, cabelo igual, risada igual.
A professora gostava de ver a classe contente, mal entrava na aula e já ia contando uma coisa engraçada. Depois abria a maleta e escolhia o pacote do dia. Tinha pacote pequenininho, médio, grande, tinha pacote embrulhado em papel de seda, metido em saquinho de plástico, tinha pacote tudo quanto é cor; não era à toa que a maleta ficava gorda daquele jeito.
Só pela cor do pacote as crianças já sabiam o que ia acontecer. Pacote azul era dia de inventar brincadeira de juntar menino e menina; não ficava mais valendo aquela história mofada de menino só brinca disso, menina só brinca daquilo, meninos do lado de cá, meninas do lado de lá. Pacote cor-de-rosa era dia de aprender a cozinhar. A professora remexia no pacote, entrava e saia da classe e, de repente, pronto! Montava um fogão com bujãozinho de gás e tudo. Era um tal de experimentar receita que só vendo.
Pacote vermelho era dia de viajar: saía retrato do mundo inteiro de lá do fundo do pacote; espalhavam aquilo tudo pela classe; enfileiravam as carteiras pra fingir de avião e de trem; quando chegavam nos retratos um ia contando pro outro tudo que sabia do lugar.
Tinha um pacote cor-de-burro-quando-foge que a Professora nunca chegou a abrir. Todo dia ela botava o pacote em cima da mesa. Mas na hora de abrir ficava pensando se abria ou não, e acabava guardando o pacote de novo.
Pacote verde era dia de aprender a pregar botão, botar fecho, fazer bainha na calça e na saia. Se o verde era bem forte, era dia de aprender a cortar unha e cabelo. Verde bem clarinho era dia de consertar sapato. E tinha um verde, que não era forte nem claro, era um verde amarelado, que as crianças adoravam: era dia da professora abrir pacote de história. Cada história ótima.
E tinha um pacote branco que só servia pra Professora esconder e pra turma brincar de achar. Quem achava ia pro quadro-negro dar aula. No princípio ninguém procurava direito: coisa mais chata dar aula! E aula de quê?
__ Conta a tua vida, ué, mostra o que você sabe fazer.
Lygia Bojunga Nunes – A Casa da Madrinha.
O texto A Professora e a maleta é parte de uma história. Nele o narrador apresenta ao leitor as características da personagem.
1- No primeiro parágrafo o narrador apresenta duas características da personagem.
a- Quais são elas?
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b- Essas características são físicas ou interiores?
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2- O narrador apresenta a maleta como fazendo parte da própria personagem.
a- Em que a maleta e a Professora são iguais?
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b- Em que elas são diferentes?
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3- No segundo parágrafo, com base nas atitudes da personagem, é possível identificar uma característica interior. Qual é essa característica?
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4- As crianças sabiam a atividades que a professora daria na aula pela cor do pacote.
Relacione a cor do pacote com a atividade do dia:
1 – pacote azul ( ) dia de aprender a cozinhar;
2 – pacote vermelho ( ) dia de aprender a pregar botão;
3- pacote verde ( ) dia de consertar sapato;
4- pacote cor-de-rosa ( ) dia de contar história
5- pacote verde-amarelo ( )dia de inventar brincadeira de juntar menino e menina:
6- pacote verde-escuro ( ) dia de viajar;
7- pacote verde-claro ( ) dia de esconde-esconde;
8- pacote branco ( )dia de aprender cortar unha e cabelo.
5- Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque
por antônimos:
a- “A Professora era gorducha”
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b- “Todo dia ela botava o pacote em cima da mesa”.
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c- “Depois abria a maleta e escolhia o pacote do dia”.
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6- Agora, invente um pacote. Conte:
a- de que cor era? b- o que ele continha? c- o que a classe fazia?
7- “Tinha um pacote cor-de-burro-quando-foge que a Professora nunca chegou a abrir.”
Imagine que um dia a professora abriu esse pacote. O que aconteceu?
Montagem e Remontagem de Textos, 4ª Série, de Hermínio Sargentim - IBEP - 2001 - ps. 58 a 62.
Esta atividade foi uma contribuição de Hebe Gomes Dorado.
amei! que belo projeto de leitura.
ResponderExcluirisso como aprendizagem para os professores e acabar com essa historia de dizer que não tem material pedagógico
ResponderExcluirIsso mostra que o professor preparado, prepara também seus alunos de acordo com suas experiências vivenciadas no dia a dia.
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