Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Pau-Brasil

Árvores por todo o BRASIL: Pau-brasil
Pau-brasil (Caesalpinia echinata)

Após o descobrimento do Brasil, esta árvore foi muito derrubada e vendida para os países da Europa. Isso gerou riqueza, o que estimulou a adoção do nome "Brasil" para o nosso país. A madeira avermelhada do pau-brasil era usada para fazer móveis, casas e embarcações, enquanto sua casca servia para produzir um colorante chamado brasileína, usado para tingir tecidos e fazer tintas para escrever. Hoje a madeira é apenas empregada na confecção de arcos de violino. Abundante no litoral brasileiro , sobretudo entre Pernambuco e Rio de Janeiro, na época da descoberta
do país, o pau-brasil está quase extinto atualmente. Ele apresenta flores perfumadas, que florescem entre setembro a dezembro. A árvore pode atingir 30 metros de altura e tem vários nomes populares, como ibirapitanga, orabutã, brasileto e pau-de-pernambuco. Uma árvore de 30 metros!!! Dá pra acreditar!!!
(Adaptado de Revista Ciência Hoje das Crianças. Ano 15 n. 126. julho de 2002)



1. No texto acima, o pau-brasil é:
(A) um personagem de um conto.
(B) o assunto de um texto informativo-científico.
(C) o personagem de uma história em quadrinhos.
(D) o garoto-propaganda de um anúncio publicitário.

2. A madeira do pau-brasil é:
(A) acastanhada.
(B) amarelada.
(C) avermelhada.
(D) amarronzada.

3. O corante do pau-brasil era utilizado para
(A) fazer tintas para pintura e tingir tecidos.
(B) tingir tecidos e fazer corante alimentício.
(C) fazer tintas cosméticas e tingir tecidos.
(D) tingir tecidos e fazer tintas para escrever.

4. A madeira do pau-brasil era utilizada na fabricação de
(A) casas, móveis e barcos.
(B) móveis, carroças e casas.
(C) barcos, arcos de violino e casas.
(D) embarcações, arcos de violino e casas.

5. O autor do texto demonstra sua opinião pela frase:
(A) "Ele apresenta flores perfumadas".
(B) "Isso gerou riqueza, o que estimulou a adoção do nome "Brasil" para nosso país".
(C) "Dá para acreditar!!!"
(D) "tem vários nomes populares como ibirapitanga, orabutã, brasileto e pau-de-pernambuco".

6. Na frase “Abundante no litoral brasileiro...”, a palavra grifada significa:
(A) em grande quantidade.
(B) esgotado.                   
(C) desaparecido.
(D) pouco comum.

                                                 Atividade enviada por Márcia Alexandra para Professores Solidários

29 comentários:

  1. acho muito interessante e gratificante ter pessoas que gostam de compartilhar suas experiências, isso só faz melhorar a educaçao no país. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Professora, amei o seu Blog! Os textos e atividades contidas nele estão de acordo com as metodológias e os descritores em uso. Um abraço!
    Maria do Carmo Gonçalves

    ResponderExcluir
  3. eu adorei isso ou sempre pesquisar aqui

    ResponderExcluir
  4. Professora, adorei seu blog!!!

    ResponderExcluir
  5. Olha estou gostando muito dos conteúdos apresentados. Tem muito do que estou procurando. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. NOSSA ESSE TEXTO ME SALVOU DO RESUMO QUE EU TINHA Q FAZER PARA A ESCOLA

    ResponderExcluir
  7. GOSTEI MUITO DE TEU BLOG, TRABALHO NUMA ESCOLA RURAL NO RS E TENHO O QUARTO E QUINTO ANOS NA MESMA SALA. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  8. esse rsumo me salvou do resumo que eu tinha que fazer para a escola

    ResponderExcluir
  9. que bonita redação isso me ajudou a fazer uma redação sobre o pau-brasil e a minha redação ficou muito bonita. eu estou no 5 ano

    ...OBRIGADO MUITO MESMO...

    ResponderExcluir
  10. e lindo a redacaçao um pouco deficio mais e muito bom eu amo redaçao

    ResponderExcluir
  11. valeu professora vc me ajudou muito com essa tarefa.beijos.prof.Sandra Pontes

    ResponderExcluir
  12. obrigado professora helena seu conteúdo me ajudou bastante .obrigado!!!

    ResponderExcluir
  13. Amei seu blog parabéns

    ResponderExcluir
  14. Muito bom,me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  15. Grata pela partilha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttttttooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooobbbbbbbbbbbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaaadddddddddddddddddddddddddddaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  17. parabéns ótima atividade vou passa para meus alunos

    ResponderExcluir
  18. Gratidão infinita... Pró Helena
    Deus te abençoe
    Amém...

    ResponderExcluir
  19. Ótimo texto e excelentes atividades. Fico muito agradecida por ter alguém que pensa nos outros sem pedir nada em troca como você.

    ResponderExcluir
  20. MARAVILHA ORGANIZANDO MELHOR AS ATIVIDADE DAS CRIANÇAS ... MUITO EXPLICATIVO ..

    ResponderExcluir
  21. Resposta dessa ativida do pau Brasil

    ResponderExcluir
  22. gostaria de que me enviasse o gabarito pois, estou em duvida de duas questões.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!