Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

PARA QUE SERVEM AS LISTRAS DAS ZEBRAS?

 
As listras das zebras têm como principal utilidade camuflar os bichos de seus inimigos naturais. Você provavelmente irá se perguntar como esses mamíferos em preto e branco conseguem ser confundidos com qualquer outra coisa em meio às savanas africanas. A resposta é simples: seus principais inimigos, os leões, não distinguem cores. Portanto não importa se elas são brancas, pretas, verdes ou vermelhas; o importante é que haja contraste. O disfarce é ainda mais perfeito pelo fato delas andarem em bandos. Assim, ao andarem em velocidades e para lados diferentes, o leão não consegue perceber onde acaba um animal e começa outro, atrapalhando-se no momento de criar um método de ataque. Esse tipo de defesa privilegia mais ainda as zebras fracas que não conseguiriam escapar da ofensiva. Além disso, muitos pesquisadores acreditam que o padrão individual da "estampa" de cada uma sirva como uma impressão digital, facilitando o reconhecimento entre os membros de diferentes bandos.
                                    Fonte: http://www.terra.com.br/curiosidades/

QUESTÕES
1. Qual é a principal utilidade das listras das zebras?
2. No texto, o que significa “escapar da ofensiva”?
3. Qual é o local em que vivem as zebras e os leões?
4. O texto apresenta alguns dados que já foram constatados e são considerados fatos, como por exemplo, que as listras das zebras permitem confundir o leão e assim proteger as mais fracas, ou ainda, que os leões não distinguem cores. Mas, há no texto um dado que ainda não foi comprovado pelos pesquisadores. Que dado é esse?


7 comentários:

  1. Alguém me ajuda ai po..
    A 4 eu não sei 😓

    ResponderExcluir
  2. Além disso, muitos pesquisadores acreditam que o padrão individual da "estampa" de cada uma sirva como uma impressão digital, facilitando o reconhecimento entre os membros de diferentes bandos.
    Esta informação ainda não é totalmente comprovada pelos cientistas, é uma hipótese.

    ResponderExcluir
  3. Qual e a resposta da questão 2

    ResponderExcluir
  4. Alguém me ajuda ai
    4 eu não sei 😓

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!