Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Os Carneirinhos

Todos querem ser pastores,
Quando encontram, de manhã,
Os carneirinhos, enroladinhos
Como carretéis de lã.
Todos querem ser pastores
E ter coroas de flores
E um cajadinho na mão
E tocar uma flautinha
E soprar uma palhinha
Qualquer canção.
Todos querem ser cantores
Quando a Estrela da Manhã
Brilha só, no céu sombrio,
e, pela margem do rio,
vão descendo os carneirinhos
como carretéis de lã.
                                                                    Cecília Meireles
1.    Procure no texto os substantivos no diminutivo e escreva-os no caderno.

2.    Reescreva o poema, passando os substantivos encontrados na atividade 1 para o aumentativo. Faça as alterações necessárias.

3.    O que você achou do poema depois que passou as palavras para o aumentativo?

4.    Encontre no poema as palavras que rimam com: manhã, flores, flautinha, mão e sombrio. Depois crie outras rimas com elas.

5.    Copie as frases no caderno completando-as.
a)    Um gato pequeno é um
b)    Um cachorro pequeno é um
c)    Uma casa grande é um
d)    O sapato do bebê é um
e)    A miniatura de um carro é um
f)     Um grande amigo é um
g)    O garfo do cozinheiro é um
h)   A pequena macaca do circo é uma
i)     O livro pequeno é um
j)     Um bicho grande é um

6.    Há outras maneiras de indicar o grau diminutivo. Descubra as palavras que indicam tamanho normal no quadro a seguir.

Caixote – chuvisco – farolete – filhote – vareta – velhote
Vilarejo – lugarejo – riacho – ruela – saleta – serrote - soneca


Escolha três palavras no diminutivo e forme uma frase com cada um.

7.    O diminutivo e o aumentativo também expressam carinho e desprezo ou elogio. Veja as seguintes frases e escreva no caderno que sentimentos o diminutivo e o aumentativo indicam:
a)    O namorado de Clea é um gatão.
b)    Que mulherzinha chata!
c)    filhinha, atenda ao telefone para mamãe.
d)    João é o “burrinho” da classe.
e)    – nota baixa na prova de Matemática? Que papelão!
Atividade enviada por Rejane Plinski para Professores Solidários.

9 comentários:

  1. Lembro de ler esse poema na terceira série em 1979. Hoje utilizo seu trabalho como complemento para as atividades escolares da minha filha e ela adora.
    De coração, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, fico feliz em estar sendo útil para você e sua filha. Utilize o blog sempre que precisar. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente atividade, criativa, completa, show!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá professora Helena, parabéns pelo acervo de atividades em seu blog, é um material excelente. Adoooro!!!

    ResponderExcluir
  5. Me ajude estou com dificuldades na 6 e 7

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!