Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 20 de novembro de 2010

O menino e a onça - Como os kaiapós conquistaram o fogo

Há muito, muito os índios não conheciam o fogo, alimentando-se de polpa de madeira, frutos silvestres e carne, que preparavam sobre pedras aquecidas pelo sol.
Certo dia, dois meninos Kaiapós caminhavam pela floresta, quando um deles percebeu, sobre um rochedo, um ninho de araras-vermelhas. Pediu ajuda ao companheiro para encostar um tronco na rocha, conseguindo assim alcançar o ninho. Mas, ao subir, esbarrou numa pedra, que caiu e feriu o amigo. Com raiva, o menino atingido tirou dali o tronco deixando o outro sem meios para descer.
Após algumas horas, apareceu no local uma onça macho. Ao ver a sombra do menino, a onça pôde localiza-lo sobre o rochedo, ao lado do ninho das araras-vermelhas, pássaros que sabiam carregar o fogo. Em troca de ajuda, a onça pediu que o menino lhe jogasse os filhotes. Concordando com a proposta, o índio pôde finalmente descer.
Por haver permanecido muito tempo exposto ao calor, o menino ficou muito corado, fazendo a onça crer que se tratava do filho do sol.Convidou-o para conhecer sua toca, onde a onça fêmea passava o dia assando carne ao fogo e fiando algodão. Apresentou–o a ela, pedindo que tratasse muito bem, e saiu em seguida para caçar. A fêmea, entretanto, pôs-se a ameaça-lo, rugindo e lhe mostrando os dentes.
Ao tomar conhecimento disso, a onça macho resolveu ensinar o menino a usar o arco e a flecha para que pudesse se proteger. No dia seguinte, assim que o macho saiu, a fêmea tentou atacar o índio, que, com muita habilidade, matou a inimiga à primeira flechada.
Ao voltar, a onça macho soube o que ocorrera, aprovando e elogiando o menino, que facilmente tudo havia aprendido. Pedi-lhe que voltasse à sua aldeia, levando o fuso e um tocha, e cuidasse para que a tocha não se apagasse.
Regressando aos seus, o indiozinho os ensinou a usar o fogo e depois a fiar algodão.
Em comemoração, fizeram uma grande festa, na qual o biju, a mandioca, a carne e o peixe foram preparados ao fogo, que mantiveram acesso por muito tempo, alimentando-o com lenha seca.
Certo dia, porém, a chuva apagou a chama, deixando todos muito tristes. Então, Begorotire, o homem-chuva, desceu do céu para ensinar-lhes a produzir fogo com dois pedaços de madeira: segurando, com os pés, as extremidades de um deles, que deveria ter um orifício no centro, fariam girar entre as mãos o outro, encaixando no primeiro, até o fogo surgir.
Neste dia, voltou a alegria entre os índio Kaiapós.

Walde-Mar de Andrade e Silva,Lendas e mitos dos índio brasileiros. São Paulo, FTD


Identificação do foco narrativo

01.           O texto que você leu está narrado em

(   )            1ª pessoa
(   )            3ª pessoa
Justifique sua resposta:
.

Vocabulário – uso do dicionário


02.             Reescreva as frases, substituindo as palavras grifadas por outras de mesmo significado, de acordo com o texto:

a)     “...alimentando-se de polpa de madeira.”
b)      “...pediu-lhe que voltasse à sua aldeia, levando o fuso...”

Organização de fatos na ordem que aconteceram
Parágrafo

03.             a) Numere os parágrafos do texto.  Ele tem_______ parágrafos.

b) Releia o 3ºparágrafo e numere os fatos abaixo, na ordem em que aconteceram.

(   )            Em troca de ajuda, a onça pediu o menino lhe jogasse os filhotes de arara.
(   )            Após algumas horas, apareceu no local uma onça macho.
(   )            A onça localizou o menino ao ver sua sombra sobre o rochedo.
(   )            O índio concordou com a proposta e finalmente pôde descer.

Interpretação de texto


04.             A pedra caiu e feriu o amigo.
(   )       O índio percebeu que a pedra caiu por acidente.
(   )       O índio percebeu que a arara jogou a pedra.
(   )       Índio achou que o colega jogou a pedra de propósito.

05.             As lendas são histórias utilizadas para explicar algum fato ou acontecimento.
O que essa lenda tenta explicar?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!