Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Macaco e os Óculos


Um macaco, que se achava muito esperto e inteligente, estava ficando velho e já não enxergava muito bem.
            Preocupado com isso, resolveu usar sua esperteza e saber o que os homens fazem quando ficam velhos e já não enxergam bem.
            Conversando com alguns, descobriu que era preciso usar óculos.
            Arranjou seis pares de óculos para não correr o risco de um só não dar certo.
            Pendurou um no pescoço, outro no rabo, um na cabeça, outro na nuca, um num pé, outro na mão... mas nada! Continuava sem enxergar.
Cheirou, lambeu, mudou as posições e não conseguiu nenhum resultado.
            Continuava enxergando mal.
            O macaco, então, pensou que estava sendo enganado pelos homens. Ficou furioso!
            Pegou os seus pares de óculos, jogou-os no chão e pisou em cima.
            Coitado! Continuou sem enxergar!

Agora, resolva as questões a seguir, lembrando-se que cada questão só tem uma resposta certa e que você deve marcar um X na resposta certa:

1) Podemos afirmar que essa história é:
a) um diálogo.
b) uma fábula.
c) um texto informativo.
d) uma carta.

2) O personagem da história é:
a) um macaco que se achava muito esperto.
b) um macaco amigo dos homens.
c) um macaco muito jovem.
d) um macaco cego.

3) O motivo pelo qual o macaco não enxergava bem era porque...
a) estava doente.
b) estava  ficando velho.
c) estava com os olhos machucados
d) estava ficando maluco.

4) Para descobrir como enxergar melhor, o macaco resolveu conversar com:
a) alguns meninos
b) alguns macacos
c) alguns animais
d) alguns homens

5) Em qual das partes do corpo que o macaco não pendurou os óculos?
a) pescoço             b) joelho           c) rabo                  d) mão

6) O que o sinal em destaque da frase “um num pé, outro na mão ... mas nada!” tinha a intenção de demonstrar:

a) que a frase é uma pergunta.
b) que a  frase pertence a um diálogo.
c) que a seqüência continua.
d) que a seqüência teve fim.

7) Qual das opções dá ao termo em destaque o mesmo sentido?


O macaco pensou que estava sendo enganado pelo homem.
 
 



a) sendo amado
b) sendo traído
c) sendo acarinhado
d) sendo ajudado.

8) Qual das opções dá ao termo em destaque o sentido contrário?

                 O macaco ficou furioso!
 
 


a) calmo
b) nervoso
c) irritado
d) estressado

9) Marque a opção em que todas as palavras estão escritas corretamente:

a) sossegado, felisidade, engrachado, cruzeiro.
b) espetáculo, gorjeta, espressão, xocolate.
c) pájina, expetáculo, mejera, chácara.
d) gelatina, experiência, dinossauro, chaminé.

10) Numere as ações do macaco de acordo com a ordem que elas aparecem no texto.
(     ) lambeu os óculos.
(     ) cheirou os óculos.
(     ) jogou os óculos no chão.
(     ) conversou com os homens.
(     ) pensou estar sendo enganado.
(     ) pendurou os óculos por todo o corpo.



3 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar suas atividades com a gente! Parabens pelo blog, adorei... peguei a indicação la no grupo dos professores solidarios1
    Com carinho
    Profª Barbara

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Helena, seu blog tem ótimas atividades. Eu vi seu e-mail no grupo de professores solidarios e passei pra conferir. A-do-rei.
    Professora Elenice

    ResponderExcluir
  3. Adorei o teu blog espero que coloques outras sugestóes tão boas como estas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!